Educação Ambiental e Participação: a necessária atuação nos fóruns de gestão ambientalEducación Ambiental y Participación: la necesaria actuación en los foros de gestión ambientalEnvironmental Education and Participation: the necessary action in the environmental management forums

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Joel Costa de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bomfim, Alexandre Maia do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7747
Resumo: O trabalho teve como objetivo diagnosticar a percepção socioambiental e o conhecimento de formas de participação política de alunos de uma Escola Estadual localizada na Baixada Fluminense. Também apresenta reflexões sobre a Educação Ambiental no processo de estímulo à participação social nos fóruns de gestão ambiental. A partir de dois questionários (aberto e semiaberto) foi identificado que os discentes, apesar de serem capazes de apontar problemas em sua localidade, desconhecem tais espaços de participação, havendo certo distanciamento em relação as políticas públicas ambientais. O caminho para a mudança social e ambiental pode não ser tão claro, porém certamente passará pela Crítica (o conhecimento de causa), passo inicial para reverter a situação, e passará pela Participação (início da ação) da sociedade, exatamente nos espaços de tomada de decisão política. El trabajo tuvo como objetivo diagnosticar la percepción socioambiental y el conocimiento de formas de participación política de alumnos de una Escuela Estatal ubicada en la Baixada Fluminense. También presenta reflexiones sobre la Educación Ambiental en el proceso de estímulo a la participación social en los foros de gestión ambiental. A partir de dos cuestionarios (abierto y semiabierto) fue identificado que los discentes, a pesar de ser capaces de apuntar problemas en su localidad, desconocen tales espacios de participación, habiendo cierto distanciamiento con relación a las políticas públicas ambientales. El camino para el cambio social y ambiental puede no ser tan claro, pero ciertamente pasará por la Crítica (el conocimiento de causa), paso inicial para revertir la situación, y pasará por la participación (inicio de la acción) de la sociedad, exactamente en los espacios de toma de decisión política. The objective of this study was to diagnose the socioenvironmental perception and the knowledge of forms of political participation of students of a State School located in the Baixada Fluminense. It also presents reflections on Environmental Education in the process of stimulating social participation in environmental management forums. From two questionnaires (open and semi-open) it was identified that, although they are able to point out problems in their locality, they do not know about such spaces of participation, with some distance from public environmental policies. The path to social and environmental change may not be so clear, but it will certainly go through Criticism (the knowledge of the cause), an initial step to reverse the situation, and will go through Participation (beginning of action) decision-making.
id FURG-9_1b00d9c77c10fca7cad0ea767edab0de
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7747
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental e Participação: a necessária atuação nos fóruns de gestão ambientalEducación Ambiental y Participación: la necesaria actuación en los foros de gestión ambientalEnvironmental Education and Participation: the necessary action in the environmental management forumsEducação AmbientalParticipação e CidadaniaCidadania AmbientalDemocracia e Ambiente.O trabalho teve como objetivo diagnosticar a percepção socioambiental e o conhecimento de formas de participação política de alunos de uma Escola Estadual localizada na Baixada Fluminense. Também apresenta reflexões sobre a Educação Ambiental no processo de estímulo à participação social nos fóruns de gestão ambiental. A partir de dois questionários (aberto e semiaberto) foi identificado que os discentes, apesar de serem capazes de apontar problemas em sua localidade, desconhecem tais espaços de participação, havendo certo distanciamento em relação as políticas públicas ambientais. O caminho para a mudança social e ambiental pode não ser tão claro, porém certamente passará pela Crítica (o conhecimento de causa), passo inicial para reverter a situação, e passará pela Participação (início da ação) da sociedade, exatamente nos espaços de tomada de decisão política. El trabajo tuvo como objetivo diagnosticar la percepción socioambiental y el conocimiento de formas de participación política de alumnos de una Escuela Estatal ubicada en la Baixada Fluminense. También presenta reflexiones sobre la Educación Ambiental en el proceso de estímulo a la participación social en los foros de gestión ambiental. A partir de dos cuestionarios (abierto y semiabierto) fue identificado que los discentes, a pesar de ser capaces de apuntar problemas en su localidad, desconocen tales espacios de participación, habiendo cierto distanciamiento con relación a las políticas públicas ambientales. El camino para el cambio social y ambiental puede no ser tan claro, pero ciertamente pasará por la Crítica (el conocimiento de causa), paso inicial para revertir la situación, y pasará por la participación (inicio de la acción) de la sociedad, exactamente en los espacios de toma de decisión política. The objective of this study was to diagnose the socioenvironmental perception and the knowledge of forms of political participation of students of a State School located in the Baixada Fluminense. It also presents reflections on Environmental Education in the process of stimulating social participation in environmental management forums. From two questionnaires (open and semi-open) it was identified that, although they are able to point out problems in their locality, they do not know about such spaces of participation, with some distance from public environmental policies. The path to social and environmental change may not be so clear, but it will certainly go through Criticism (the knowledge of the cause), an initial step to reverse the situation, and will go through Participation (beginning of action) decision-making.Lepidus2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/774710.14295/remea.v35i2.7747REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 228-2471517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7747/5384Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Joel Costa deBomfim, Alexandre Maia do2018-08-31T17:53:15Zoai:periodicos.furg.br:article/7747Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-08-31T17:53:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e Participação: a necessária atuação nos fóruns de gestão ambientalEducación Ambiental y Participación: la necesaria actuación en los foros de gestión ambientalEnvironmental Education and Participation: the necessary action in the environmental management forums
title Educação Ambiental e Participação: a necessária atuação nos fóruns de gestão ambientalEducación Ambiental y Participación: la necesaria actuación en los foros de gestión ambientalEnvironmental Education and Participation: the necessary action in the environmental management forums
spellingShingle Educação Ambiental e Participação: a necessária atuação nos fóruns de gestão ambientalEducación Ambiental y Participación: la necesaria actuación en los foros de gestión ambientalEnvironmental Education and Participation: the necessary action in the environmental management forums
Andrade, Joel Costa de
Educação Ambiental
Participação e Cidadania
Cidadania Ambiental
Democracia e Ambiente.
title_short Educação Ambiental e Participação: a necessária atuação nos fóruns de gestão ambientalEducación Ambiental y Participación: la necesaria actuación en los foros de gestión ambientalEnvironmental Education and Participation: the necessary action in the environmental management forums
title_full Educação Ambiental e Participação: a necessária atuação nos fóruns de gestão ambientalEducación Ambiental y Participación: la necesaria actuación en los foros de gestión ambientalEnvironmental Education and Participation: the necessary action in the environmental management forums
title_fullStr Educação Ambiental e Participação: a necessária atuação nos fóruns de gestão ambientalEducación Ambiental y Participación: la necesaria actuación en los foros de gestión ambientalEnvironmental Education and Participation: the necessary action in the environmental management forums
title_full_unstemmed Educação Ambiental e Participação: a necessária atuação nos fóruns de gestão ambientalEducación Ambiental y Participación: la necesaria actuación en los foros de gestión ambientalEnvironmental Education and Participation: the necessary action in the environmental management forums
title_sort Educação Ambiental e Participação: a necessária atuação nos fóruns de gestão ambientalEducación Ambiental y Participación: la necesaria actuación en los foros de gestión ambientalEnvironmental Education and Participation: the necessary action in the environmental management forums
author Andrade, Joel Costa de
author_facet Andrade, Joel Costa de
Bomfim, Alexandre Maia do
author_role author
author2 Bomfim, Alexandre Maia do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Joel Costa de
Bomfim, Alexandre Maia do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Participação e Cidadania
Cidadania Ambiental
Democracia e Ambiente.
topic Educação Ambiental
Participação e Cidadania
Cidadania Ambiental
Democracia e Ambiente.
description O trabalho teve como objetivo diagnosticar a percepção socioambiental e o conhecimento de formas de participação política de alunos de uma Escola Estadual localizada na Baixada Fluminense. Também apresenta reflexões sobre a Educação Ambiental no processo de estímulo à participação social nos fóruns de gestão ambiental. A partir de dois questionários (aberto e semiaberto) foi identificado que os discentes, apesar de serem capazes de apontar problemas em sua localidade, desconhecem tais espaços de participação, havendo certo distanciamento em relação as políticas públicas ambientais. O caminho para a mudança social e ambiental pode não ser tão claro, porém certamente passará pela Crítica (o conhecimento de causa), passo inicial para reverter a situação, e passará pela Participação (início da ação) da sociedade, exatamente nos espaços de tomada de decisão política. El trabajo tuvo como objetivo diagnosticar la percepción socioambiental y el conocimiento de formas de participación política de alumnos de una Escuela Estatal ubicada en la Baixada Fluminense. También presenta reflexiones sobre la Educación Ambiental en el proceso de estímulo a la participación social en los foros de gestión ambiental. A partir de dos cuestionarios (abierto y semiabierto) fue identificado que los discentes, a pesar de ser capaces de apuntar problemas en su localidad, desconocen tales espacios de participación, habiendo cierto distanciamiento con relación a las políticas públicas ambientales. El camino para el cambio social y ambiental puede no ser tan claro, pero ciertamente pasará por la Crítica (el conocimiento de causa), paso inicial para revertir la situación, y pasará por la participación (inicio de la acción) de la sociedad, exactamente en los espacios de toma de decisión política. The objective of this study was to diagnose the socioenvironmental perception and the knowledge of forms of political participation of students of a State School located in the Baixada Fluminense. It also presents reflections on Environmental Education in the process of stimulating social participation in environmental management forums. From two questionnaires (open and semi-open) it was identified that, although they are able to point out problems in their locality, they do not know about such spaces of participation, with some distance from public environmental policies. The path to social and environmental change may not be so clear, but it will certainly go through Criticism (the knowledge of the cause), an initial step to reverse the situation, and will go through Participation (beginning of action) decision-making.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7747
10.14295/remea.v35i2.7747
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7747
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i2.7747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7747/5384
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 228-247
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786169851904