European SWOT analysis on education for environmental citizenship
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/42646 |
Resumo: | A cidadania ambiental é crucial para o sucesso de qualquer política ambiental. O desenvolvimento sustentável, uma economia circular, uma economia de baixo carbono e uma bioeconomia exigem um envolvimento efetivo dos cidadãos. Os cidadãos são chamados a adotar atitudes e comportamentos ambientais, fazer escolhas ecológicas, aumentar a participação cívica e conhecer e aplicar seus direitos e deveres ambientais. A crise ambiental contemporânea com mudanças climáticas, perda de biodiversidade, poluição do ar e todos os outros problemas ambientais locais e globais exigem uma educação capaz de capacitar cidadãos ambientais. A educação desempenha um papel fundamental na formação de futuros cidadãos ambientais; ninguém nasce um cidadão ambiental, mas qualquer um pode ser educado. Este relatório apresenta uma análise SWOT de um tipo integrado e holístico de educação na Europa: a "Educação para a Cidadania Ambiental". A análise SWOT é apresentada em dois níveis. Na parte A, é apresentada uma síntese dos resultados de 157 especialistas de 28 países europeus. Na parte B, o leitor pode explorar os 23 relatórios de países europeus. Este trabalho foi desenvolvido na Ação de Custo ENEC - Rede Europeia para a Cidadania Ambiental (CA16229), apoiada pelo COST (Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia). Este relatório foi publicado como livro digital na coleção “Educação XXI” do Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal. "Educação XXI" trata da diversificação, modernização e melhoria da educação. |
id |
RCAP_c3fb5779af170b7b3c4ba3b588f2af9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/42646 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
European SWOT analysis on education for environmental citizenshipCidadania ambientalEducação para a cidadania ambientalRede Europeia para a cidadania ambientalA cidadania ambiental é crucial para o sucesso de qualquer política ambiental. O desenvolvimento sustentável, uma economia circular, uma economia de baixo carbono e uma bioeconomia exigem um envolvimento efetivo dos cidadãos. Os cidadãos são chamados a adotar atitudes e comportamentos ambientais, fazer escolhas ecológicas, aumentar a participação cívica e conhecer e aplicar seus direitos e deveres ambientais. A crise ambiental contemporânea com mudanças climáticas, perda de biodiversidade, poluição do ar e todos os outros problemas ambientais locais e globais exigem uma educação capaz de capacitar cidadãos ambientais. A educação desempenha um papel fundamental na formação de futuros cidadãos ambientais; ninguém nasce um cidadão ambiental, mas qualquer um pode ser educado. Este relatório apresenta uma análise SWOT de um tipo integrado e holístico de educação na Europa: a "Educação para a Cidadania Ambiental". A análise SWOT é apresentada em dois níveis. Na parte A, é apresentada uma síntese dos resultados de 157 especialistas de 28 países europeus. Na parte B, o leitor pode explorar os 23 relatórios de países europeus. Este trabalho foi desenvolvido na Ação de Custo ENEC - Rede Europeia para a Cidadania Ambiental (CA16229), apoiada pelo COST (Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia). Este relatório foi publicado como livro digital na coleção “Educação XXI” do Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal. "Educação XXI" trata da diversificação, modernização e melhoria da educação.Environmental citizenship is crucial for the success of any environmental policy. Sustainable development, a circular economy, a low-carbon economy, and a bioeconomy require an effective citizen engagement. Citizens are called upon to adopt environmental attitudes and behaviours, make green choices, increase civic participation, and to be aware of and apply their environmental rights and duties. The contemporary environmental crisis with climate change, biodiversity loss, air pollution and all other local and global environmental problems demand an education that is capable of empowering environmental citizens. Education plays a key role in shaping future environmental citizens; nobody is born environmental citizen but anybody can become so by education. This report presents a SWOT Analysis of an integrated and holistic type of education in Europe “Education for Environmental Citizenship”. The SWOT analysis is presented in two levels. In Part A a synthesis of the results of 157 experts from 28 European countries are presented. In Part B the reader can explore the 23 European country reports. This work was developed in the Cost Action ENEC – European Network for Environmental Citizenship (CA16229) supported by COST (European Cooperation in Science and Technology). This report was published as an e-book in the editorial collection “Education XXI” from the Instituto de Educação — Universidade de Lisboa, Portugal. “Education XXI” addresses the diversification, modernization and improvement of education.Instituto de Educação, Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaHadjichambis, Andreas Ch.Reis, PedroParaskeva-Hadjichambi, Demetra2020-03-30T15:54:45Z2019-112019-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10451/42646engHadjichambis, A., Reis, P., & Paraskeva-Hadjichambi, D. (Eds.) (2019). European SWOT analysis on education for environmental citizenship. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.978-989-8753-57-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:42:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/42646Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:34.677993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
European SWOT analysis on education for environmental citizenship |
title |
European SWOT analysis on education for environmental citizenship |
spellingShingle |
European SWOT analysis on education for environmental citizenship Hadjichambis, Andreas Ch. Cidadania ambiental Educação para a cidadania ambiental Rede Europeia para a cidadania ambiental |
title_short |
European SWOT analysis on education for environmental citizenship |
title_full |
European SWOT analysis on education for environmental citizenship |
title_fullStr |
European SWOT analysis on education for environmental citizenship |
title_full_unstemmed |
European SWOT analysis on education for environmental citizenship |
title_sort |
European SWOT analysis on education for environmental citizenship |
author |
Hadjichambis, Andreas Ch. |
author_facet |
Hadjichambis, Andreas Ch. Reis, Pedro Paraskeva-Hadjichambi, Demetra |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Pedro Paraskeva-Hadjichambi, Demetra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hadjichambis, Andreas Ch. Reis, Pedro Paraskeva-Hadjichambi, Demetra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania ambiental Educação para a cidadania ambiental Rede Europeia para a cidadania ambiental |
topic |
Cidadania ambiental Educação para a cidadania ambiental Rede Europeia para a cidadania ambiental |
description |
A cidadania ambiental é crucial para o sucesso de qualquer política ambiental. O desenvolvimento sustentável, uma economia circular, uma economia de baixo carbono e uma bioeconomia exigem um envolvimento efetivo dos cidadãos. Os cidadãos são chamados a adotar atitudes e comportamentos ambientais, fazer escolhas ecológicas, aumentar a participação cívica e conhecer e aplicar seus direitos e deveres ambientais. A crise ambiental contemporânea com mudanças climáticas, perda de biodiversidade, poluição do ar e todos os outros problemas ambientais locais e globais exigem uma educação capaz de capacitar cidadãos ambientais. A educação desempenha um papel fundamental na formação de futuros cidadãos ambientais; ninguém nasce um cidadão ambiental, mas qualquer um pode ser educado. Este relatório apresenta uma análise SWOT de um tipo integrado e holístico de educação na Europa: a "Educação para a Cidadania Ambiental". A análise SWOT é apresentada em dois níveis. Na parte A, é apresentada uma síntese dos resultados de 157 especialistas de 28 países europeus. Na parte B, o leitor pode explorar os 23 relatórios de países europeus. Este trabalho foi desenvolvido na Ação de Custo ENEC - Rede Europeia para a Cidadania Ambiental (CA16229), apoiada pelo COST (Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia). Este relatório foi publicado como livro digital na coleção “Educação XXI” do Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal. "Educação XXI" trata da diversificação, modernização e melhoria da educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11 2019-11-01T00:00:00Z 2020-03-30T15:54:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/42646 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/42646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Hadjichambis, A., Reis, P., & Paraskeva-Hadjichambi, D. (Eds.) (2019). European SWOT analysis on education for environmental citizenship. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. 978-989-8753-57-1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134496655671296 |