EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Luciane Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Monica Maria Pereira da, Leite, Valderi Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2833
Resumo: O principal objetivo deste trabalho consistiu em delinear estratégias de sensibilização junto aos educadores de uma Escola de Formação Inicial de nível Médio, visando contribuir para a construção do saber ambiental e a inserção da dimensão ambiental na práxis pedagógica e no currículo da formação inicial, em nível técnico, por conseguinte, contribuir para a formação de profissionais da educação com condições teórica e prática de inserir a temática ambiental nas diferentes áreas do conhecimento da Educação Fundamental, haja vista que ainda predomina no nordeste brasileiro, um número considerável de profissionais da educação, com formação técnica e que atua nas séries iniciais da Educação Fundamental. Os resultados demonstram que as estratégias metodológicas, aplicadas de forma lúdica, criativa e dinâmica permitiram o início do processo de sensibilização na escola pesquisada. O processo de sensibilização dos educadores e das educadoras da escola pesquisada confirmou a necessidade da formação contínua e permanente, pois demonstraram que tinham conhecimentos da questão ambiental, no entanto, ainda não estavam sensibilizados para promover ações que possam trazer modificações na práxis escolar.
id FURG-9_1d6fb8935e1f3d65111e7a748e740fdc
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2833
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃOEstratégias. Sensibilização. Educação Ambiental. Formação de educadores e educadoras.O principal objetivo deste trabalho consistiu em delinear estratégias de sensibilização junto aos educadores de uma Escola de Formação Inicial de nível Médio, visando contribuir para a construção do saber ambiental e a inserção da dimensão ambiental na práxis pedagógica e no currículo da formação inicial, em nível técnico, por conseguinte, contribuir para a formação de profissionais da educação com condições teórica e prática de inserir a temática ambiental nas diferentes áreas do conhecimento da Educação Fundamental, haja vista que ainda predomina no nordeste brasileiro, um número considerável de profissionais da educação, com formação técnica e que atua nas séries iniciais da Educação Fundamental. Os resultados demonstram que as estratégias metodológicas, aplicadas de forma lúdica, criativa e dinâmica permitiram o início do processo de sensibilização na escola pesquisada. O processo de sensibilização dos educadores e das educadoras da escola pesquisada confirmou a necessidade da formação contínua e permanente, pois demonstraram que tinham conhecimentos da questão ambiental, no entanto, ainda não estavam sensibilizados para promover ações que possam trazer modificações na práxis escolar.Lepidus2012-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/283310.14295/remea.v22i0.2833REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2833/1609Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Luciane GonçalvesSilva, Monica Maria Pereira daLeite, Valderi Duarte2020-08-14T19:59:38Zoai:periodicos.furg.br:article/2833Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:38Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO
Rosa, Luciane Gonçalves
Estratégias. Sensibilização. Educação Ambiental. Formação de educadores e educadoras.
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO
author Rosa, Luciane Gonçalves
author_facet Rosa, Luciane Gonçalves
Silva, Monica Maria Pereira da
Leite, Valderi Duarte
author_role author
author2 Silva, Monica Maria Pereira da
Leite, Valderi Duarte
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Luciane Gonçalves
Silva, Monica Maria Pereira da
Leite, Valderi Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias. Sensibilização. Educação Ambiental. Formação de educadores e educadoras.
topic Estratégias. Sensibilização. Educação Ambiental. Formação de educadores e educadoras.
description O principal objetivo deste trabalho consistiu em delinear estratégias de sensibilização junto aos educadores de uma Escola de Formação Inicial de nível Médio, visando contribuir para a construção do saber ambiental e a inserção da dimensão ambiental na práxis pedagógica e no currículo da formação inicial, em nível técnico, por conseguinte, contribuir para a formação de profissionais da educação com condições teórica e prática de inserir a temática ambiental nas diferentes áreas do conhecimento da Educação Fundamental, haja vista que ainda predomina no nordeste brasileiro, um número considerável de profissionais da educação, com formação técnica e que atua nas séries iniciais da Educação Fundamental. Os resultados demonstram que as estratégias metodológicas, aplicadas de forma lúdica, criativa e dinâmica permitiram o início do processo de sensibilização na escola pesquisada. O processo de sensibilização dos educadores e das educadoras da escola pesquisada confirmou a necessidade da formação contínua e permanente, pois demonstraram que tinham conhecimentos da questão ambiental, no entanto, ainda não estavam sensibilizados para promover ações que possam trazer modificações na práxis escolar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2833
10.14295/remea.v22i0.2833
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2833
identifier_str_mv 10.14295/remea.v22i0.2833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2833/1609
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 2009
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781873836032