EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2833 |
Resumo: | O principal objetivo deste trabalho consistiu em delinear estratégias de sensibilização junto aos educadores de uma Escola de Formação Inicial de nível Médio, visando contribuir para a construção do saber ambiental e a inserção da dimensão ambiental na práxis pedagógica e no currículo da formação inicial, em nível técnico, por conseguinte, contribuir para a formação de profissionais da educação com condições teórica e prática de inserir a temática ambiental nas diferentes áreas do conhecimento da Educação Fundamental, haja vista que ainda predomina no nordeste brasileiro, um número considerável de profissionais da educação, com formação técnica e que atua nas séries iniciais da Educação Fundamental. Os resultados demonstram que as estratégias metodológicas, aplicadas de forma lúdica, criativa e dinâmica permitiram o início do processo de sensibilização na escola pesquisada. O processo de sensibilização dos educadores e das educadoras da escola pesquisada confirmou a necessidade da formação contínua e permanente, pois demonstraram que tinham conhecimentos da questão ambiental, no entanto, ainda não estavam sensibilizados para promover ações que possam trazer modificações na práxis escolar. |
id |
FURG-9_1d6fb8935e1f3d65111e7a748e740fdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2833 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃOEstratégias. Sensibilização. Educação Ambiental. Formação de educadores e educadoras.O principal objetivo deste trabalho consistiu em delinear estratégias de sensibilização junto aos educadores de uma Escola de Formação Inicial de nível Médio, visando contribuir para a construção do saber ambiental e a inserção da dimensão ambiental na práxis pedagógica e no currículo da formação inicial, em nível técnico, por conseguinte, contribuir para a formação de profissionais da educação com condições teórica e prática de inserir a temática ambiental nas diferentes áreas do conhecimento da Educação Fundamental, haja vista que ainda predomina no nordeste brasileiro, um número considerável de profissionais da educação, com formação técnica e que atua nas séries iniciais da Educação Fundamental. Os resultados demonstram que as estratégias metodológicas, aplicadas de forma lúdica, criativa e dinâmica permitiram o início do processo de sensibilização na escola pesquisada. O processo de sensibilização dos educadores e das educadoras da escola pesquisada confirmou a necessidade da formação contínua e permanente, pois demonstraram que tinham conhecimentos da questão ambiental, no entanto, ainda não estavam sensibilizados para promover ações que possam trazer modificações na práxis escolar.Lepidus2012-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/283310.14295/remea.v22i0.2833REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2833/1609Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Luciane GonçalvesSilva, Monica Maria Pereira daLeite, Valderi Duarte2020-08-14T19:59:38Zoai:periodicos.furg.br:article/2833Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:38Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO Rosa, Luciane Gonçalves Estratégias. Sensibilização. Educação Ambiental. Formação de educadores e educadoras. |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO |
author |
Rosa, Luciane Gonçalves |
author_facet |
Rosa, Luciane Gonçalves Silva, Monica Maria Pereira da Leite, Valderi Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Monica Maria Pereira da Leite, Valderi Duarte |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Luciane Gonçalves Silva, Monica Maria Pereira da Leite, Valderi Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias. Sensibilização. Educação Ambiental. Formação de educadores e educadoras. |
topic |
Estratégias. Sensibilização. Educação Ambiental. Formação de educadores e educadoras. |
description |
O principal objetivo deste trabalho consistiu em delinear estratégias de sensibilização junto aos educadores de uma Escola de Formação Inicial de nível Médio, visando contribuir para a construção do saber ambiental e a inserção da dimensão ambiental na práxis pedagógica e no currículo da formação inicial, em nível técnico, por conseguinte, contribuir para a formação de profissionais da educação com condições teórica e prática de inserir a temática ambiental nas diferentes áreas do conhecimento da Educação Fundamental, haja vista que ainda predomina no nordeste brasileiro, um número considerável de profissionais da educação, com formação técnica e que atua nas séries iniciais da Educação Fundamental. Os resultados demonstram que as estratégias metodológicas, aplicadas de forma lúdica, criativa e dinâmica permitiram o início do processo de sensibilização na escola pesquisada. O processo de sensibilização dos educadores e das educadoras da escola pesquisada confirmou a necessidade da formação contínua e permanente, pois demonstraram que tinham conhecimentos da questão ambiental, no entanto, ainda não estavam sensibilizados para promover ações que possam trazer modificações na práxis escolar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2833 10.14295/remea.v22i0.2833 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2833 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v22i0.2833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2833/1609 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781873836032 |