PRÁTICAS DE LEITURA E QUESTÕES AMBIENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2809 |
Resumo: | Os conteúdos inseridos em livros didáticos costumam estar estreitamente relacionados ao modo como uma sociedade se vê em diferentes momentos de sua história e à preservação de certos valores dentro dessa sociedade. Assim, a qualidade de saberes e o tipo de formação que se quer difundir no meio social, por via de textos editados para atender à escolaridade, encontram balizas em interferências de ordem sócio-político-econômico-cultural próprias dos momentos vividos pela sociedade. O trabalho envolve o estudo de práticas de leitura e representações sobre meio ambiente contidas em livros didáticos indicados por escolas públicas da cidade de Assis-SP, nos anos de 1997, 2000 e 2003 (Ensino Fundamental e Médio nas disciplinas de Ciências, Geografia e História). O objetivo foi entrar na discussão sobre a interação entre conteúdos inseridos em livros didáticos, adotados por escolas, e a realidade vivida por alunos. |
id |
FURG-9_1da970ccbaf4af497f945c19f62336fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2809 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS DE LEITURA E QUESTÕES AMBIENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOSEnsino fundamental e médioLivros didáticosPrática de leituraMeio ambiente.Os conteúdos inseridos em livros didáticos costumam estar estreitamente relacionados ao modo como uma sociedade se vê em diferentes momentos de sua história e à preservação de certos valores dentro dessa sociedade. Assim, a qualidade de saberes e o tipo de formação que se quer difundir no meio social, por via de textos editados para atender à escolaridade, encontram balizas em interferências de ordem sócio-político-econômico-cultural próprias dos momentos vividos pela sociedade. O trabalho envolve o estudo de práticas de leitura e representações sobre meio ambiente contidas em livros didáticos indicados por escolas públicas da cidade de Assis-SP, nos anos de 1997, 2000 e 2003 (Ensino Fundamental e Médio nas disciplinas de Ciências, Geografia e História). O objetivo foi entrar na discussão sobre a interação entre conteúdos inseridos em livros didáticos, adotados por escolas, e a realidade vivida por alunos.Lepidus2012-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/280910.14295/remea.v22i0.2809REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2809/1586Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Raquel Lazzari Leite2020-08-14T19:59:38Zoai:periodicos.furg.br:article/2809Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:38Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS DE LEITURA E QUESTÕES AMBIENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS |
title |
PRÁTICAS DE LEITURA E QUESTÕES AMBIENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS |
spellingShingle |
PRÁTICAS DE LEITURA E QUESTÕES AMBIENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS Barbosa, Raquel Lazzari Leite Ensino fundamental e médio Livros didáticos Prática de leitura Meio ambiente. |
title_short |
PRÁTICAS DE LEITURA E QUESTÕES AMBIENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS |
title_full |
PRÁTICAS DE LEITURA E QUESTÕES AMBIENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS |
title_fullStr |
PRÁTICAS DE LEITURA E QUESTÕES AMBIENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS DE LEITURA E QUESTÕES AMBIENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS |
title_sort |
PRÁTICAS DE LEITURA E QUESTÕES AMBIENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS |
author |
Barbosa, Raquel Lazzari Leite |
author_facet |
Barbosa, Raquel Lazzari Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Raquel Lazzari Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental e médio Livros didáticos Prática de leitura Meio ambiente. |
topic |
Ensino fundamental e médio Livros didáticos Prática de leitura Meio ambiente. |
description |
Os conteúdos inseridos em livros didáticos costumam estar estreitamente relacionados ao modo como uma sociedade se vê em diferentes momentos de sua história e à preservação de certos valores dentro dessa sociedade. Assim, a qualidade de saberes e o tipo de formação que se quer difundir no meio social, por via de textos editados para atender à escolaridade, encontram balizas em interferências de ordem sócio-político-econômico-cultural próprias dos momentos vividos pela sociedade. O trabalho envolve o estudo de práticas de leitura e representações sobre meio ambiente contidas em livros didáticos indicados por escolas públicas da cidade de Assis-SP, nos anos de 1997, 2000 e 2003 (Ensino Fundamental e Médio nas disciplinas de Ciências, Geografia e História). O objetivo foi entrar na discussão sobre a interação entre conteúdos inseridos em livros didáticos, adotados por escolas, e a realidade vivida por alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2809 10.14295/remea.v22i0.2809 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2809 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v22i0.2809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2809/1586 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781836087296 |