O ambiental nos livros didáticos de geografia: uma leitura nos conteúdos de geografia do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Desiderio, Raphaela de Toledo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93020
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2009
id UFSC_7e7ff25b0266c83fe6394f114824b930
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93020
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ambiental nos livros didáticos de geografia: uma leitura nos conteúdos de geografia do BrasilGeografiaEstudo e ensinoMeio ambienteLivros didaticosEnsino fundamentalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2009A temática ambiental apresenta atualmente diversas significações e formas de abordagem. Ao ser submetida ao texto pedagógico assume características e reproduz discursos específicos. O entendimento de como o ambiental se apresenta no ensino de geografia do Brasil dialoga nesta pesquisa com o ambiental produzido nos currículos nacional e estadual. Esse encontro se dá através da leitura de três livros didáticos de 7º ano do Ensino Fundamental e avalia as possíveis permanências e dissonâncias entre as propostas, os documentos e o livro didático. A opção pela análise do livro didático reconhece o mesmo como um aparato educacional e cultural capaz de produzir, reproduzir e dissolver realidades. Além disso, e diante de variadas ferramentas de ensinoaprendizagem disponíveis hoje em dia, o livro didático continua exercendo papel significativo no cotidiano escolar. As singularidades adquiridas pelo ambiental quando conformadas ao texto pedagógico nos encaminha para a reflexão das generalizações, simplificações, reducionismos e mera reprodução de informações veiculadas por esses materiais educativos, fato que não coincide com a indicação de abordagem da temática pelas propostas curriculares. A leitura do ambiental no livro didático de geografia oportuniza a discussão da temática vinculada às noções de problema e destruição, materializada por espaços mais ou menos impactados ou alterados e reforça a reprodução de uma realidade construída. A apresentação de um mundo já pensado moldado pelo texto pedagógico não permite o desenvolvimento do senso crítico e nem mesmo reconhece a complexidade inserida na questão.The environmental theme currently presents several meanings and forms of approach. Once it#s submitted to a pedagogical text it takes up characteristics and reproduces specific speeches. The understanding of how the environment presents itself in the teaching of Brazil#s geography discusses in this research with the environmental produced in the national and state curricular planning. This junction is given through the reading of three textbooks from seventh grade and evaluates its possible permanences and dissonances among the proposals, the documents and the textbook. The option through the analysis of the textbook recognizes it as an educational and cultural tool capable of producing, reproducing and dissolving realities. Moreover, and facing various teaching/learning tools available nowadays, the textbook keeps fulfilling a significant role in the everyday school life. The singularities acquired by the environmental one when adapted to the pedagogical text leads us to the reflection of generalization, simplification, reductionism and mere reproduction of the information conveyed these educational material, a fact that does not coincide with the indication of approach of the theme by the curricular proposals. The reading of the environmental geography textbook takes advantage of the discussion of the theme conveyed to problem notions and destruction, takes form by spots more or less impacted or altered reinforces the reproduction of a constructed reality. The appearance of a pre-thought world moulded by the pedagogical text does not allow the development of the critical sense nor does it recognize the complexity inserted the issue.FlorianópolisNascimento, Rosemy da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaDesiderio, Raphaela de Toledo2012-10-24T15:23:04Z2012-10-24T15:23:04Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis173 f.| il., tabs., grafs.application/pdf267699http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93020porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T01:52:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93020Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T01:52:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ambiental nos livros didáticos de geografia: uma leitura nos conteúdos de geografia do Brasil
title O ambiental nos livros didáticos de geografia: uma leitura nos conteúdos de geografia do Brasil
spellingShingle O ambiental nos livros didáticos de geografia: uma leitura nos conteúdos de geografia do Brasil
Desiderio, Raphaela de Toledo
Geografia
Estudo e ensino
Meio ambiente
Livros didaticos
Ensino fundamental
title_short O ambiental nos livros didáticos de geografia: uma leitura nos conteúdos de geografia do Brasil
title_full O ambiental nos livros didáticos de geografia: uma leitura nos conteúdos de geografia do Brasil
title_fullStr O ambiental nos livros didáticos de geografia: uma leitura nos conteúdos de geografia do Brasil
title_full_unstemmed O ambiental nos livros didáticos de geografia: uma leitura nos conteúdos de geografia do Brasil
title_sort O ambiental nos livros didáticos de geografia: uma leitura nos conteúdos de geografia do Brasil
author Desiderio, Raphaela de Toledo
author_facet Desiderio, Raphaela de Toledo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Rosemy da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Desiderio, Raphaela de Toledo
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Estudo e ensino
Meio ambiente
Livros didaticos
Ensino fundamental
topic Geografia
Estudo e ensino
Meio ambiente
Livros didaticos
Ensino fundamental
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2012-10-24T15:23:04Z
2012-10-24T15:23:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 267699
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93020
identifier_str_mv 267699
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 173 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652151143006208