OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vega, Luciana Barbosa da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Schirmer, Sirlei Nádia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3856
Resumo: O presente artigo objetiva problematizar a inserção diária da temática Educação Ambiental nas práticas educativas de sala de aula nos Anos Iniciais, especificamente, no 1º Ano do Ensino Fundamental, utilizando-se das Oficinas Pedagógicas como instrumento de açãoreflexão- ação, no processo de construção do conhecimento integral e integrado do educando. Esse estudo relata a experiência no contexto do Estágio III - Pedagogia /sala de aula/cotidiano, abordando metodologias que possibilitaram a implantação de propostas e atividades, de fundamentos teóricos, assim como, alguns resultados alcançados no desenvolvimento das dinâmicas relacionadas com o tema Educação Ambiental, que despertaram a criatividade, o prazer, a autonomia e a mobilização dos educandos, constituindo o aprender significativo - individual e coletivo - na transformação de realidades.
id FURG-9_1e3116158e68f9686c1b750ae61c370f
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3856
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAISeducação ambiental – oficinas pedagógicas – relato da experiência.O presente artigo objetiva problematizar a inserção diária da temática Educação Ambiental nas práticas educativas de sala de aula nos Anos Iniciais, especificamente, no 1º Ano do Ensino Fundamental, utilizando-se das Oficinas Pedagógicas como instrumento de açãoreflexão- ação, no processo de construção do conhecimento integral e integrado do educando. Esse estudo relata a experiência no contexto do Estágio III - Pedagogia /sala de aula/cotidiano, abordando metodologias que possibilitaram a implantação de propostas e atividades, de fundamentos teóricos, assim como, alguns resultados alcançados no desenvolvimento das dinâmicas relacionadas com o tema Educação Ambiental, que despertaram a criatividade, o prazer, a autonomia e a mobilização dos educandos, constituindo o aprender significativo - individual e coletivo - na transformação de realidades.Lepidus2013-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/385610.14295/remea.v20i0.3856REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3856/2300Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVega, Luciana Barbosa da SilvaSchirmer, Sirlei Nádia2020-08-14T20:00:15Zoai:periodicos.furg.br:article/3856Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS
title OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS
spellingShingle OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS
Vega, Luciana Barbosa da Silva
educação ambiental – oficinas pedagógicas – relato da experiência.
title_short OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS
title_full OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS
title_fullStr OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS
title_full_unstemmed OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS
title_sort OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS
author Vega, Luciana Barbosa da Silva
author_facet Vega, Luciana Barbosa da Silva
Schirmer, Sirlei Nádia
author_role author
author2 Schirmer, Sirlei Nádia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vega, Luciana Barbosa da Silva
Schirmer, Sirlei Nádia
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental – oficinas pedagógicas – relato da experiência.
topic educação ambiental – oficinas pedagógicas – relato da experiência.
description O presente artigo objetiva problematizar a inserção diária da temática Educação Ambiental nas práticas educativas de sala de aula nos Anos Iniciais, especificamente, no 1º Ano do Ensino Fundamental, utilizando-se das Oficinas Pedagógicas como instrumento de açãoreflexão- ação, no processo de construção do conhecimento integral e integrado do educando. Esse estudo relata a experiência no contexto do Estágio III - Pedagogia /sala de aula/cotidiano, abordando metodologias que possibilitaram a implantação de propostas e atividades, de fundamentos teóricos, assim como, alguns resultados alcançados no desenvolvimento das dinâmicas relacionadas com o tema Educação Ambiental, que despertaram a criatividade, o prazer, a autonomia e a mobilização dos educandos, constituindo o aprender significativo - individual e coletivo - na transformação de realidades.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3856
10.14295/remea.v20i0.3856
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3856
identifier_str_mv 10.14295/remea.v20i0.3856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3856/2300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 2008
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783912267776