A percepção ambiental como contribuição na educação ambiental em trilhas de áreas protegidas e criação de roteiro interpretativoEnvironmental perception as a contribution to environmental education in protected area trails and creation of an interpretative itinerary

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Risso, Luciene Cristina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pascoeto, José Tadeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5953
Resumo: O presente artigo traz algumas considerações acerca da percepção ambiental e da criação de um roteiro interpretativo como contribuição para o extensionismo e educação ambiental em áreas protegidas, direcionadas para o trabalho com trilhas interpretativas. A metodologia adaptada de Álamo (1991) constituiu-se de quatro fases: pré trilha, realização da trilha com paradas para explicação dialógica; estimulação dos sentidos, ao qual visou-se despertar as capacidades contemplativas e de interiorização das vivências ambientais e por fim, a avaliação do trabalho na trilha e recomendação para os professores continuarem o trabalho do que foi observado em sala de aula. O resultado dessas experiências foi muito positivo. Os visitantes apreciaram a beleza cênica do parque e disseram que as trilhas nas matas proporcionaram lazer e educação.
id FURG-9_23d5874c4fc85df8051b8eac6f91f049
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5953
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A percepção ambiental como contribuição na educação ambiental em trilhas de áreas protegidas e criação de roteiro interpretativoEnvironmental perception as a contribution to environmental education in protected area trails and creation of an interpretative itineraryPercepção ambientaleducação ambientaltrilhas interpretativasO presente artigo traz algumas considerações acerca da percepção ambiental e da criação de um roteiro interpretativo como contribuição para o extensionismo e educação ambiental em áreas protegidas, direcionadas para o trabalho com trilhas interpretativas. A metodologia adaptada de Álamo (1991) constituiu-se de quatro fases: pré trilha, realização da trilha com paradas para explicação dialógica; estimulação dos sentidos, ao qual visou-se despertar as capacidades contemplativas e de interiorização das vivências ambientais e por fim, a avaliação do trabalho na trilha e recomendação para os professores continuarem o trabalho do que foi observado em sala de aula. O resultado dessas experiências foi muito positivo. Os visitantes apreciaram a beleza cênica do parque e disseram que as trilhas nas matas proporcionaram lazer e educação.Lepidus2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/595310.14295/remea.v33i3.5953REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 249-2641517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5953/4169Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRisso, Luciene CristinaPascoeto, José Tadeu2020-11-16T20:56:51Zoai:periodicos.furg.br:article/5953Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção ambiental como contribuição na educação ambiental em trilhas de áreas protegidas e criação de roteiro interpretativoEnvironmental perception as a contribution to environmental education in protected area trails and creation of an interpretative itinerary
title A percepção ambiental como contribuição na educação ambiental em trilhas de áreas protegidas e criação de roteiro interpretativoEnvironmental perception as a contribution to environmental education in protected area trails and creation of an interpretative itinerary
spellingShingle A percepção ambiental como contribuição na educação ambiental em trilhas de áreas protegidas e criação de roteiro interpretativoEnvironmental perception as a contribution to environmental education in protected area trails and creation of an interpretative itinerary
Risso, Luciene Cristina
Percepção ambiental
educação ambiental
trilhas interpretativas
title_short A percepção ambiental como contribuição na educação ambiental em trilhas de áreas protegidas e criação de roteiro interpretativoEnvironmental perception as a contribution to environmental education in protected area trails and creation of an interpretative itinerary
title_full A percepção ambiental como contribuição na educação ambiental em trilhas de áreas protegidas e criação de roteiro interpretativoEnvironmental perception as a contribution to environmental education in protected area trails and creation of an interpretative itinerary
title_fullStr A percepção ambiental como contribuição na educação ambiental em trilhas de áreas protegidas e criação de roteiro interpretativoEnvironmental perception as a contribution to environmental education in protected area trails and creation of an interpretative itinerary
title_full_unstemmed A percepção ambiental como contribuição na educação ambiental em trilhas de áreas protegidas e criação de roteiro interpretativoEnvironmental perception as a contribution to environmental education in protected area trails and creation of an interpretative itinerary
title_sort A percepção ambiental como contribuição na educação ambiental em trilhas de áreas protegidas e criação de roteiro interpretativoEnvironmental perception as a contribution to environmental education in protected area trails and creation of an interpretative itinerary
author Risso, Luciene Cristina
author_facet Risso, Luciene Cristina
Pascoeto, José Tadeu
author_role author
author2 Pascoeto, José Tadeu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Risso, Luciene Cristina
Pascoeto, José Tadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção ambiental
educação ambiental
trilhas interpretativas
topic Percepção ambiental
educação ambiental
trilhas interpretativas
description O presente artigo traz algumas considerações acerca da percepção ambiental e da criação de um roteiro interpretativo como contribuição para o extensionismo e educação ambiental em áreas protegidas, direcionadas para o trabalho com trilhas interpretativas. A metodologia adaptada de Álamo (1991) constituiu-se de quatro fases: pré trilha, realização da trilha com paradas para explicação dialógica; estimulação dos sentidos, ao qual visou-se despertar as capacidades contemplativas e de interiorização das vivências ambientais e por fim, a avaliação do trabalho na trilha e recomendação para os professores continuarem o trabalho do que foi observado em sala de aula. O resultado dessas experiências foi muito positivo. Os visitantes apreciaram a beleza cênica do parque e disseram que as trilhas nas matas proporcionaram lazer e educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5953
10.14295/remea.v33i3.5953
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5953
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i3.5953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5953/4169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 249-264
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785464160256