A Educação Ambiental aliada à tecnologia da informação na agricultura familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steding, Adriana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carniatto, Irene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6968
Resumo: O presente trabalho exibe uma discussão a respeito da acessibilidade às tecnologias da informação e seu uso na promoção da sustentabilidade rural, na realidade de 82 produtores familiares pesquisados no município de Cascavel PR. Os resultados apresentam que todas as famílias pesquisadas têm em suas residências TV e rádio e a maioria possui celular, porém com relação ao telefone fixo, computadores e acesso a internet, a maioria não dispõe destes. Com relação à Internet a maioria não tem o acesso, porém estão cientes da importância da inclusão digital, demonstrando que a tecnologia é de suma importância para o desenvolvimento da sociedade, porém, raramente essas famílias se apropriam da tecnologia para alcançar o equilíbrio ambiental. Existe um grande potencial educacional para Educação Ambiental junto às áreas específicas da ciência da informação, porém é um enorme desafio. El presente trabajo muestra una discusión acerca de la accesibilidad a las tecnologías de la información y su uso en la promoción de la sostenibilidad rural, en la realidad de 82 productores familiares investigados en el municipio de Cascavel PR. Los resultados muestran que todas las familias encuestadas tienen en sus residencias TV y radio y la mayoría posee celular, pero con relación al teléfono fijo, computadoras y acceso a internet, la mayoría no dispone de éstos. En relación a la Internet, la mayoría no tiene acceso, pero son conscientes de la importancia de la inclusión digital, demostrando que la tecnología es de suma importancia para el desarrollo de la sociedad, pero raramente esas familias se apropian de la tecnología para alcanzar el equilibrio ambiental. Hay un gran potencial educativo para la Educación Ambiental junto a las áreas específicas de la ciencia de la información, pero es un enorme desafío. This paper presents a discussion about the accessibility to information technologies and the reality of 82 family producers surveyed, in the municipality of Cascavel PR. The results show that all families surveyed have TV and radio residences in their homes and most of them have cell phones, but in relation to fixed telephones, computers and internet access, most do not have them. Regarding the Internet, most do not have access, but are aware of the importance of digital inclusion, demonstrating that technology is of paramount importance for the development of society, however, rarely do these families appropriate technology to achieve environmental equilibrium. There is great educational potential for Environmental Education in specific areas of information science, but it is a huge challenge.
id FURG-9_292fad6fef0e88685acf2650b5d782de
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6968
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A Educação Ambiental aliada à tecnologia da informação na agricultura familiarInclusão digitalSustentabilidadeAvanços tecnológicosO presente trabalho exibe uma discussão a respeito da acessibilidade às tecnologias da informação e seu uso na promoção da sustentabilidade rural, na realidade de 82 produtores familiares pesquisados no município de Cascavel PR. Os resultados apresentam que todas as famílias pesquisadas têm em suas residências TV e rádio e a maioria possui celular, porém com relação ao telefone fixo, computadores e acesso a internet, a maioria não dispõe destes. Com relação à Internet a maioria não tem o acesso, porém estão cientes da importância da inclusão digital, demonstrando que a tecnologia é de suma importância para o desenvolvimento da sociedade, porém, raramente essas famílias se apropriam da tecnologia para alcançar o equilíbrio ambiental. Existe um grande potencial educacional para Educação Ambiental junto às áreas específicas da ciência da informação, porém é um enorme desafio. El presente trabajo muestra una discusión acerca de la accesibilidad a las tecnologías de la información y su uso en la promoción de la sostenibilidad rural, en la realidad de 82 productores familiares investigados en el municipio de Cascavel PR. Los resultados muestran que todas las familias encuestadas tienen en sus residencias TV y radio y la mayoría posee celular, pero con relación al teléfono fijo, computadoras y acceso a internet, la mayoría no dispone de éstos. En relación a la Internet, la mayoría no tiene acceso, pero son conscientes de la importancia de la inclusión digital, demostrando que la tecnología es de suma importancia para el desarrollo de la sociedad, pero raramente esas familias se apropian de la tecnología para alcanzar el equilibrio ambiental. Hay un gran potencial educativo para la Educación Ambiental junto a las áreas específicas de la ciencia de la información, pero es un enorme desafío. This paper presents a discussion about the accessibility to information technologies and the reality of 82 family producers surveyed, in the municipality of Cascavel PR. The results show that all families surveyed have TV and radio residences in their homes and most of them have cell phones, but in relation to fixed telephones, computers and internet access, most do not have them. Regarding the Internet, most do not have access, but are aware of the importance of digital inclusion, demonstrating that technology is of paramount importance for the development of society, however, rarely do these families appropriate technology to achieve environmental equilibrium. There is great educational potential for Environmental Education in specific areas of information science, but it is a huge challenge.Lepidus2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/696810.14295/remea.v34i2.6968REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 2 (2017); 76-961517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6968/4681Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSteding, AdrianaCarniatto, Irene2018-03-20T22:34:05Zoai:periodicos.furg.br:article/6968Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-20T22:34:05Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Ambiental aliada à tecnologia da informação na agricultura familiar
title A Educação Ambiental aliada à tecnologia da informação na agricultura familiar
spellingShingle A Educação Ambiental aliada à tecnologia da informação na agricultura familiar
Steding, Adriana
Inclusão digital
Sustentabilidade
Avanços tecnológicos
title_short A Educação Ambiental aliada à tecnologia da informação na agricultura familiar
title_full A Educação Ambiental aliada à tecnologia da informação na agricultura familiar
title_fullStr A Educação Ambiental aliada à tecnologia da informação na agricultura familiar
title_full_unstemmed A Educação Ambiental aliada à tecnologia da informação na agricultura familiar
title_sort A Educação Ambiental aliada à tecnologia da informação na agricultura familiar
author Steding, Adriana
author_facet Steding, Adriana
Carniatto, Irene
author_role author
author2 Carniatto, Irene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Steding, Adriana
Carniatto, Irene
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Sustentabilidade
Avanços tecnológicos
topic Inclusão digital
Sustentabilidade
Avanços tecnológicos
description O presente trabalho exibe uma discussão a respeito da acessibilidade às tecnologias da informação e seu uso na promoção da sustentabilidade rural, na realidade de 82 produtores familiares pesquisados no município de Cascavel PR. Os resultados apresentam que todas as famílias pesquisadas têm em suas residências TV e rádio e a maioria possui celular, porém com relação ao telefone fixo, computadores e acesso a internet, a maioria não dispõe destes. Com relação à Internet a maioria não tem o acesso, porém estão cientes da importância da inclusão digital, demonstrando que a tecnologia é de suma importância para o desenvolvimento da sociedade, porém, raramente essas famílias se apropriam da tecnologia para alcançar o equilíbrio ambiental. Existe um grande potencial educacional para Educação Ambiental junto às áreas específicas da ciência da informação, porém é um enorme desafio. El presente trabajo muestra una discusión acerca de la accesibilidad a las tecnologías de la información y su uso en la promoción de la sostenibilidad rural, en la realidad de 82 productores familiares investigados en el municipio de Cascavel PR. Los resultados muestran que todas las familias encuestadas tienen en sus residencias TV y radio y la mayoría posee celular, pero con relación al teléfono fijo, computadoras y acceso a internet, la mayoría no dispone de éstos. En relación a la Internet, la mayoría no tiene acceso, pero son conscientes de la importancia de la inclusión digital, demostrando que la tecnología es de suma importancia para el desarrollo de la sociedad, pero raramente esas familias se apropian de la tecnología para alcanzar el equilibrio ambiental. Hay un gran potencial educativo para la Educación Ambiental junto a las áreas específicas de la ciencia de la información, pero es un enorme desafío. This paper presents a discussion about the accessibility to information technologies and the reality of 82 family producers surveyed, in the municipality of Cascavel PR. The results show that all families surveyed have TV and radio residences in their homes and most of them have cell phones, but in relation to fixed telephones, computers and internet access, most do not have them. Regarding the Internet, most do not have access, but are aware of the importance of digital inclusion, demonstrating that technology is of paramount importance for the development of society, however, rarely do these families appropriate technology to achieve environmental equilibrium. There is great educational potential for Environmental Education in specific areas of information science, but it is a huge challenge.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6968
10.14295/remea.v34i2.6968
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6968
identifier_str_mv 10.14295/remea.v34i2.6968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6968/4681
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 2 (2017); 76-96
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785553289216