Tecnologia da informação voltada para portadores de necessidades especiais: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros Júnior, Cilair Barboza de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Fernanda Grillo, Silva, Verônica Pereira da, Carelli, Flávio Campos, Osório, Tito Livio Gomes, Genestra, Marcelo, Nascimento, Flávia de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1115
Resumo: Este estudo enfoca como a informática pode auxiliar portadores de necessidades especiais que possuem dificuldades de aprendizado e raciocínio, visto que a tecnologia da informação quando utilizada de forma planejada e bem estruturada permite maior absorção de conceitos e crescimento cultural, devido à gama de informações que proporciona. Este crescimento visa compreender a formação de todos os tipos de deficientes, sejam eles visuais, mentais, auditivos, paraplégicos, etc. Para portadores de necessidades especiais esta realidade se torna ainda mais importante, pois não serão excluídos da sociedade, que hoje vive essa nova era da informação e globalização, onde a tecnologia muda a cada instante. Por meio de um enfoque integrado da visão sistêmica, o presente estudo buscou compreender o projeto do Centro de Atendimento a Pessoas com Deficiências / SMAC (CAPD), procurando analisar como a tecnologia de informação pode transformar a vida sociocultural destes indivíduos. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, que permitiram a avaliação das fases do desenvolvimento e as mudanças na realidade dos envolvidos. Foram identificados os fatores que comprovam a viabilidade e a eficiência das tecnologias quando inseridas na rotina dos deficientes e seus familiares. 
id UNICAMP-19_0bb96dc339a7680501c800d7d16d6291
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1115
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Tecnologia da informação voltada para portadores de necessidades especiais: relato de casoTecnologia. Necessidades especiais. Inclusão digital.Inclusão digitalEste estudo enfoca como a informática pode auxiliar portadores de necessidades especiais que possuem dificuldades de aprendizado e raciocínio, visto que a tecnologia da informação quando utilizada de forma planejada e bem estruturada permite maior absorção de conceitos e crescimento cultural, devido à gama de informações que proporciona. Este crescimento visa compreender a formação de todos os tipos de deficientes, sejam eles visuais, mentais, auditivos, paraplégicos, etc. Para portadores de necessidades especiais esta realidade se torna ainda mais importante, pois não serão excluídos da sociedade, que hoje vive essa nova era da informação e globalização, onde a tecnologia muda a cada instante. Por meio de um enfoque integrado da visão sistêmica, o presente estudo buscou compreender o projeto do Centro de Atendimento a Pessoas com Deficiências / SMAC (CAPD), procurando analisar como a tecnologia de informação pode transformar a vida sociocultural destes indivíduos. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, que permitiram a avaliação das fases do desenvolvimento e as mudanças na realidade dos envolvidos. Foram identificados os fatores que comprovam a viabilidade e a eficiência das tecnologias quando inseridas na rotina dos deficientes e seus familiares. Universidade Estadual de Campinas2010-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/111510.20396/etd.v8i1.1115ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 170-191ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 170-191ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 170-1911676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1115/pdf_19Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros Júnior, Cilair Barboza deSilva, Fernanda GrilloSilva, Verônica Pereira daCarelli, Flávio CamposOsório, Tito Livio GomesGenestra, MarceloNascimento, Flávia de Carvalho2017-03-29T10:40:31Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1115Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:01.829142ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia da informação voltada para portadores de necessidades especiais: relato de caso
title Tecnologia da informação voltada para portadores de necessidades especiais: relato de caso
spellingShingle Tecnologia da informação voltada para portadores de necessidades especiais: relato de caso
Barros Júnior, Cilair Barboza de
Tecnologia. Necessidades especiais. Inclusão digital.
Inclusão digital
title_short Tecnologia da informação voltada para portadores de necessidades especiais: relato de caso
title_full Tecnologia da informação voltada para portadores de necessidades especiais: relato de caso
title_fullStr Tecnologia da informação voltada para portadores de necessidades especiais: relato de caso
title_full_unstemmed Tecnologia da informação voltada para portadores de necessidades especiais: relato de caso
title_sort Tecnologia da informação voltada para portadores de necessidades especiais: relato de caso
author Barros Júnior, Cilair Barboza de
author_facet Barros Júnior, Cilair Barboza de
Silva, Fernanda Grillo
Silva, Verônica Pereira da
Carelli, Flávio Campos
Osório, Tito Livio Gomes
Genestra, Marcelo
Nascimento, Flávia de Carvalho
author_role author
author2 Silva, Fernanda Grillo
Silva, Verônica Pereira da
Carelli, Flávio Campos
Osório, Tito Livio Gomes
Genestra, Marcelo
Nascimento, Flávia de Carvalho
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros Júnior, Cilair Barboza de
Silva, Fernanda Grillo
Silva, Verônica Pereira da
Carelli, Flávio Campos
Osório, Tito Livio Gomes
Genestra, Marcelo
Nascimento, Flávia de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia. Necessidades especiais. Inclusão digital.
Inclusão digital
topic Tecnologia. Necessidades especiais. Inclusão digital.
Inclusão digital
description Este estudo enfoca como a informática pode auxiliar portadores de necessidades especiais que possuem dificuldades de aprendizado e raciocínio, visto que a tecnologia da informação quando utilizada de forma planejada e bem estruturada permite maior absorção de conceitos e crescimento cultural, devido à gama de informações que proporciona. Este crescimento visa compreender a formação de todos os tipos de deficientes, sejam eles visuais, mentais, auditivos, paraplégicos, etc. Para portadores de necessidades especiais esta realidade se torna ainda mais importante, pois não serão excluídos da sociedade, que hoje vive essa nova era da informação e globalização, onde a tecnologia muda a cada instante. Por meio de um enfoque integrado da visão sistêmica, o presente estudo buscou compreender o projeto do Centro de Atendimento a Pessoas com Deficiências / SMAC (CAPD), procurando analisar como a tecnologia de informação pode transformar a vida sociocultural destes indivíduos. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, que permitiram a avaliação das fases do desenvolvimento e as mudanças na realidade dos envolvidos. Foram identificados os fatores que comprovam a viabilidade e a eficiência das tecnologias quando inseridas na rotina dos deficientes e seus familiares. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1115
10.20396/etd.v8i1.1115
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1115
identifier_str_mv 10.20396/etd.v8i1.1115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1115/pdf_19
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 170-191
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 170-191
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 170-191
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216652021760000