A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3583 |
Resumo: | Este artigo objetiva fazer uma exposição de um projeto, de caráter pioneiro, que visa a Formação de Educadores do (e para o) Campo do Vale Jaguari/RS, a ser implementado pelo Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Jaguari. Esta formação adota como metodologia de ensino a Pedagogia da Alternância, que se caracteriza pela articulação da teoria com a prática, em tempos e espaços alternados entre a escola e a comunidade. O projeto surgiu com o propósito de ofertar uma qualificação profissional a pessoas que desejam atuar ou capacitar-se para a docência do campo. Esta formação apresenta um percurso de ensino-aprendizagem um tanto diferenciado, por conta da conjunção existente entre a área específica de habilitação de futuros professores, com o cenário sócio-econômico-ambiental e cultural da região do Vale Jaguari/RS. |
id |
FURG-9_2c437041bbd6674778c51982a55e8eb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3583 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RSFormação Docente. Educação do Campo.Este artigo objetiva fazer uma exposição de um projeto, de caráter pioneiro, que visa a Formação de Educadores do (e para o) Campo do Vale Jaguari/RS, a ser implementado pelo Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Jaguari. Esta formação adota como metodologia de ensino a Pedagogia da Alternância, que se caracteriza pela articulação da teoria com a prática, em tempos e espaços alternados entre a escola e a comunidade. O projeto surgiu com o propósito de ofertar uma qualificação profissional a pessoas que desejam atuar ou capacitar-se para a docência do campo. Esta formação apresenta um percurso de ensino-aprendizagem um tanto diferenciado, por conta da conjunção existente entre a área específica de habilitação de futuros professores, com o cenário sócio-econômico-ambiental e cultural da região do Vale Jaguari/RS.Lepidus2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/358310.14295/remea.v30i1.3583REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 1 (2013); 54-701517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3583/2219Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andrea daMaraschin, Mariglei SeveroHaetinger, Claus2020-08-14T19:57:45Zoai:periodicos.furg.br:article/3583Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:45Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS |
title |
A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS |
spellingShingle |
A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS Silva, Andrea da Formação Docente. Educação do Campo. |
title_short |
A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS |
title_full |
A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS |
title_fullStr |
A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS |
title_full_unstemmed |
A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS |
title_sort |
A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS |
author |
Silva, Andrea da |
author_facet |
Silva, Andrea da Maraschin, Mariglei Severo Haetinger, Claus |
author_role |
author |
author2 |
Maraschin, Mariglei Severo Haetinger, Claus |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andrea da Maraschin, Mariglei Severo Haetinger, Claus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente. Educação do Campo. |
topic |
Formação Docente. Educação do Campo. |
description |
Este artigo objetiva fazer uma exposição de um projeto, de caráter pioneiro, que visa a Formação de Educadores do (e para o) Campo do Vale Jaguari/RS, a ser implementado pelo Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Jaguari. Esta formação adota como metodologia de ensino a Pedagogia da Alternância, que se caracteriza pela articulação da teoria com a prática, em tempos e espaços alternados entre a escola e a comunidade. O projeto surgiu com o propósito de ofertar uma qualificação profissional a pessoas que desejam atuar ou capacitar-se para a docência do campo. Esta formação apresenta um percurso de ensino-aprendizagem um tanto diferenciado, por conta da conjunção existente entre a área específica de habilitação de futuros professores, com o cenário sócio-econômico-ambiental e cultural da região do Vale Jaguari/RS. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3583 10.14295/remea.v30i1.3583 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3583 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v30i1.3583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3583/2219 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 1 (2013); 54-70 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783522197504 |