A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andrea da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Maraschin, Mariglei Severo, Haetinger, Claus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3583
Resumo: Este artigo objetiva fazer uma exposição de um projeto, de caráter pioneiro, que visa a Formação de Educadores do (e para o) Campo do Vale Jaguari/RS, a ser implementado pelo Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Jaguari. Esta formação adota como metodologia de ensino a Pedagogia da Alternância, que se caracteriza pela articulação da teoria com a prática, em tempos e espaços alternados entre a escola e a comunidade. O projeto surgiu com o propósito de ofertar uma qualificação profissional a pessoas que desejam atuar ou capacitar-se para a docência do campo. Esta formação apresenta um percurso de ensino-aprendizagem um tanto diferenciado, por conta da conjunção existente entre a área específica de habilitação de futuros professores, com o cenário sócio-econômico-ambiental e cultural da região do Vale Jaguari/RS.
id FURG-9_2c437041bbd6674778c51982a55e8eb0
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3583
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RSFormação Docente. Educação do Campo.Este artigo objetiva fazer uma exposição de um projeto, de caráter pioneiro, que visa a Formação de Educadores do (e para o) Campo do Vale Jaguari/RS, a ser implementado pelo Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Jaguari. Esta formação adota como metodologia de ensino a Pedagogia da Alternância, que se caracteriza pela articulação da teoria com a prática, em tempos e espaços alternados entre a escola e a comunidade. O projeto surgiu com o propósito de ofertar uma qualificação profissional a pessoas que desejam atuar ou capacitar-se para a docência do campo. Esta formação apresenta um percurso de ensino-aprendizagem um tanto diferenciado, por conta da conjunção existente entre a área específica de habilitação de futuros professores, com o cenário sócio-econômico-ambiental e cultural da região do Vale Jaguari/RS.Lepidus2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/358310.14295/remea.v30i1.3583REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 1 (2013); 54-701517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3583/2219Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andrea daMaraschin, Mariglei SeveroHaetinger, Claus2020-08-14T19:57:45Zoai:periodicos.furg.br:article/3583Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:45Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS
title A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS
spellingShingle A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS
Silva, Andrea da
Formação Docente. Educação do Campo.
title_short A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS
title_full A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS
title_fullStr A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS
title_full_unstemmed A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS
title_sort A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS
author Silva, Andrea da
author_facet Silva, Andrea da
Maraschin, Mariglei Severo
Haetinger, Claus
author_role author
author2 Maraschin, Mariglei Severo
Haetinger, Claus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andrea da
Maraschin, Mariglei Severo
Haetinger, Claus
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente. Educação do Campo.
topic Formação Docente. Educação do Campo.
description Este artigo objetiva fazer uma exposição de um projeto, de caráter pioneiro, que visa a Formação de Educadores do (e para o) Campo do Vale Jaguari/RS, a ser implementado pelo Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Jaguari. Esta formação adota como metodologia de ensino a Pedagogia da Alternância, que se caracteriza pela articulação da teoria com a prática, em tempos e espaços alternados entre a escola e a comunidade. O projeto surgiu com o propósito de ofertar uma qualificação profissional a pessoas que desejam atuar ou capacitar-se para a docência do campo. Esta formação apresenta um percurso de ensino-aprendizagem um tanto diferenciado, por conta da conjunção existente entre a área específica de habilitação de futuros professores, com o cenário sócio-econômico-ambiental e cultural da região do Vale Jaguari/RS.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3583
10.14295/remea.v30i1.3583
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3583
identifier_str_mv 10.14295/remea.v30i1.3583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3583/2219
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 1 (2013); 54-70
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783522197504