EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: O CASO DO PARQUE ESTADUAL DAS FONTES DO IPIRANGA, SÃO PAULO, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerati, Tania Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Souza, Aline Queiroz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3966
Resumo: O presente trabalho foi realizado no entorno Parque Estadual das Fontes do Ipiranga e tem como objetivo diagnosticar as percepções ambientais e expectativas dos moradores com relação ao Parque e, a partir dos resultados desse diagnóstico, implantar um projeto de educação ambiental baseado na interlocução de diversos atores sociais buscando a melhoria da qualidade socioambiental da região. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação formou-se um conselho com participantes da comunidade e representantes do Poder Público Estadual e Municipal. Os resultados da percepção ambiental identificaram problemas que foram tratados como temas geradores no processo educativo, caracterizado como um processo que ampliou o conhecimento da comunidade sobre a área, capacitou-a para o exercício da cidadania e executou algumas intervenções que promoveram a melhoria da qualidade de vida na região.
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