A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200009 |
Resumo: | O Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), localizado no município de São Paulo, sofre inúmeros impactos ambientais que comprometem a conservação deste importante remanescente de Mata Atlântica. O presente trabalho apresenta a construção de um projeto de Educação Ambiental utilizando a metodologia da pesquisa-ação que teve como objetivo sensibilizar a comunidade do entorno sobre a importância da conservação dessa área. Desenvolvido em uma escola pública, contou com a participação de 29 professores e novecentos alunos. Os resultados mostram que, por meio da socialização do conhecimento científico, foram inseridas, no cotidiano escolar, discussões sobre a importância da manutenção do PEFI, o que contribuiu não só para o desenvolvimento socioambiental da comunidade, como também para a melhoria da qualidade do ensino. |
id |
UNESP-22_c30578feaee9d15fcd21bae6a6c2a4da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132009000200009 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbanaEducação AmbientalPesquisa-açãoUnidades de conservaçãoCapacitação de professoresO Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), localizado no município de São Paulo, sofre inúmeros impactos ambientais que comprometem a conservação deste importante remanescente de Mata Atlântica. O presente trabalho apresenta a construção de um projeto de Educação Ambiental utilizando a metodologia da pesquisa-ação que teve como objetivo sensibilizar a comunidade do entorno sobre a importância da conservação dessa área. Desenvolvido em uma escola pública, contou com a participação de 29 professores e novecentos alunos. Os resultados mostram que, por meio da socialização do conhecimento científico, foram inseridas, no cotidiano escolar, discussões sobre a importância da manutenção do PEFI, o que contribuiu não só para o desenvolvimento socioambiental da comunidade, como também para a melhoria da qualidade do ensino.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200009Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.2 2009reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132009000200009info:eu-repo/semantics/openAccessCerati,Tania MariaLazarini,Rosmari Aparecida de Moraispor2009-09-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132009000200009Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:35.323751Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana |
title |
A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana |
spellingShingle |
A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana Cerati,Tania Maria Educação Ambiental Pesquisa-ação Unidades de conservação Capacitação de professores |
title_short |
A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana |
title_full |
A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana |
title_fullStr |
A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana |
title_full_unstemmed |
A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana |
title_sort |
A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana |
author |
Cerati,Tania Maria |
author_facet |
Cerati,Tania Maria Lazarini,Rosmari Aparecida de Morais |
author_role |
author |
author2 |
Lazarini,Rosmari Aparecida de Morais |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerati,Tania Maria Lazarini,Rosmari Aparecida de Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Pesquisa-ação Unidades de conservação Capacitação de professores |
topic |
Educação Ambiental Pesquisa-ação Unidades de conservação Capacitação de professores |
description |
O Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), localizado no município de São Paulo, sofre inúmeros impactos ambientais que comprometem a conservação deste importante remanescente de Mata Atlântica. O presente trabalho apresenta a construção de um projeto de Educação Ambiental utilizando a metodologia da pesquisa-ação que teve como objetivo sensibilizar a comunidade do entorno sobre a importância da conservação dessa área. Desenvolvido em uma escola pública, contou com a participação de 29 professores e novecentos alunos. Os resultados mostram que, por meio da socialização do conhecimento científico, foram inseridas, no cotidiano escolar, discussões sobre a importância da manutenção do PEFI, o que contribuiu não só para o desenvolvimento socioambiental da comunidade, como também para a melhoria da qualidade do ensino. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132009000200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.2 2009 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955808309248 |