A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerati,Tania Maria
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lazarini,Rosmari Aparecida de Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200009
Resumo: O Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), localizado no município de São Paulo, sofre inúmeros impactos ambientais que comprometem a conservação deste importante remanescente de Mata Atlântica. O presente trabalho apresenta a construção de um projeto de Educação Ambiental utilizando a metodologia da pesquisa-ação que teve como objetivo sensibilizar a comunidade do entorno sobre a importância da conservação dessa área. Desenvolvido em uma escola pública, contou com a participação de 29 professores e novecentos alunos. Os resultados mostram que, por meio da socialização do conhecimento científico, foram inseridas, no cotidiano escolar, discussões sobre a importância da manutenção do PEFI, o que contribuiu não só para o desenvolvimento socioambiental da comunidade, como também para a melhoria da qualidade do ensino.
id UNESP-22_c30578feaee9d15fcd21bae6a6c2a4da
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132009000200009
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbanaEducação AmbientalPesquisa-açãoUnidades de conservaçãoCapacitação de professoresO Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), localizado no município de São Paulo, sofre inúmeros impactos ambientais que comprometem a conservação deste importante remanescente de Mata Atlântica. O presente trabalho apresenta a construção de um projeto de Educação Ambiental utilizando a metodologia da pesquisa-ação que teve como objetivo sensibilizar a comunidade do entorno sobre a importância da conservação dessa área. Desenvolvido em uma escola pública, contou com a participação de 29 professores e novecentos alunos. Os resultados mostram que, por meio da socialização do conhecimento científico, foram inseridas, no cotidiano escolar, discussões sobre a importância da manutenção do PEFI, o que contribuiu não só para o desenvolvimento socioambiental da comunidade, como também para a melhoria da qualidade do ensino.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200009Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.2 2009reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132009000200009info:eu-repo/semantics/openAccessCerati,Tania MariaLazarini,Rosmari Aparecida de Moraispor2009-09-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132009000200009Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:35.323751Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana
title A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana
spellingShingle A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana
Cerati,Tania Maria
Educação Ambiental
Pesquisa-ação
Unidades de conservação
Capacitação de professores
title_short A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana
title_full A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana
title_fullStr A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana
title_full_unstemmed A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana
title_sort A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana
author Cerati,Tania Maria
author_facet Cerati,Tania Maria
Lazarini,Rosmari Aparecida de Morais
author_role author
author2 Lazarini,Rosmari Aparecida de Morais
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerati,Tania Maria
Lazarini,Rosmari Aparecida de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Pesquisa-ação
Unidades de conservação
Capacitação de professores
topic Educação Ambiental
Pesquisa-ação
Unidades de conservação
Capacitação de professores
description O Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), localizado no município de São Paulo, sofre inúmeros impactos ambientais que comprometem a conservação deste importante remanescente de Mata Atlântica. O presente trabalho apresenta a construção de um projeto de Educação Ambiental utilizando a metodologia da pesquisa-ação que teve como objetivo sensibilizar a comunidade do entorno sobre a importância da conservação dessa área. Desenvolvido em uma escola pública, contou com a participação de 29 professores e novecentos alunos. Os resultados mostram que, por meio da socialização do conhecimento científico, foram inseridas, no cotidiano escolar, discussões sobre a importância da manutenção do PEFI, o que contribuiu não só para o desenvolvimento socioambiental da comunidade, como também para a melhoria da qualidade do ensino.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132009000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.2 2009
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955808309248