EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: O CASO DO PARQUE ESTADUAL DAS FONTES DO IPIRANGA, SÃO PAULO, BRASIL
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3966 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado no entorno Parque Estadual das Fontes do Ipiranga e tem como objetivo diagnosticar as percepções ambientais e expectativas dos moradores com relação ao Parque e, a partir dos resultados desse diagnóstico, implantar um projeto de educação ambiental baseado na interlocução de diversos atores sociais buscando a melhoria da qualidade socioambiental da região. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação formou-se um conselho com participantes da comunidade e representantes do Poder Público Estadual e Municipal. Os resultados da percepção ambiental identificaram problemas que foram tratados como temas geradores no processo educativo, caracterizado como um processo que ampliou o conhecimento da comunidade sobre a área, capacitou-a para o exercício da cidadania e executou algumas intervenções que promoveram a melhoria da qualidade de vida na região. |
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