DIVERSIDADE CULTURAL, DESAFIOS EDUCACIONAIS E SISTEMAS COGNITIVOS: PARA PENSAR UMA MODERNIDADE EM CRISE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3394 |
Resumo: | Neste artigo, buscou-se localizar a origem do debate sobre crise na modernidade, partindo-se de leituras diferentes de sua gênese: se há uma singularidade própria ocidental e capitalista, com uma crise de fechamento do sistema sobre si mesmo, ou se essa crise responde à “modernidades múltiplas”(segundo EISENSTADT (2003) e outros), pontuadas por diversas crises e com possibilidades de criação de alternatividades, tanto na cultura como na educação. Uma dessas crises aqui analisadas é a crise representacional, na qual a ideia de ‘ciência’ sofre uma crítica fundamental, tanto nas suas bases epistemológicas, como nas práticas metodológicas de sua produção. A possibilidade dessa superação está diretamente ligada à ressignificação do conhecimento que deve estar profundamente comprometido com os limites e as possibilidades de uma vida razoável para a sobrevivência de nosso Planeta e das sociedades humanas que nele habitam e interagem. |
id |
FURG-9_332b18bf252e3b7883ec26c22f521fdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3394 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIVERSIDADE CULTURAL, DESAFIOS EDUCACIONAIS E SISTEMAS COGNITIVOS: PARA PENSAR UMA MODERNIDADE EM CRISEmodernidadecrise cultural e educacionalemergências cognitivasmodernidades múltiplasNeste artigo, buscou-se localizar a origem do debate sobre crise na modernidade, partindo-se de leituras diferentes de sua gênese: se há uma singularidade própria ocidental e capitalista, com uma crise de fechamento do sistema sobre si mesmo, ou se essa crise responde à “modernidades múltiplas”(segundo EISENSTADT (2003) e outros), pontuadas por diversas crises e com possibilidades de criação de alternatividades, tanto na cultura como na educação. Uma dessas crises aqui analisadas é a crise representacional, na qual a ideia de ‘ciência’ sofre uma crítica fundamental, tanto nas suas bases epistemológicas, como nas práticas metodológicas de sua produção. A possibilidade dessa superação está diretamente ligada à ressignificação do conhecimento que deve estar profundamente comprometido com os limites e as possibilidades de uma vida razoável para a sobrevivência de nosso Planeta e das sociedades humanas que nele habitam e interagem.Lepidus2013-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/339410.14295/remea.v0i0.3394REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial : setembro de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3394/2053Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFloriani, Dimas2020-08-14T19:59:00Zoai:periodicos.furg.br:article/3394Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIVERSIDADE CULTURAL, DESAFIOS EDUCACIONAIS E SISTEMAS COGNITIVOS: PARA PENSAR UMA MODERNIDADE EM CRISE |
title |
DIVERSIDADE CULTURAL, DESAFIOS EDUCACIONAIS E SISTEMAS COGNITIVOS: PARA PENSAR UMA MODERNIDADE EM CRISE |
spellingShingle |
DIVERSIDADE CULTURAL, DESAFIOS EDUCACIONAIS E SISTEMAS COGNITIVOS: PARA PENSAR UMA MODERNIDADE EM CRISE Floriani, Dimas modernidade crise cultural e educacional emergências cognitivas modernidades múltiplas |
title_short |
DIVERSIDADE CULTURAL, DESAFIOS EDUCACIONAIS E SISTEMAS COGNITIVOS: PARA PENSAR UMA MODERNIDADE EM CRISE |
title_full |
DIVERSIDADE CULTURAL, DESAFIOS EDUCACIONAIS E SISTEMAS COGNITIVOS: PARA PENSAR UMA MODERNIDADE EM CRISE |
title_fullStr |
DIVERSIDADE CULTURAL, DESAFIOS EDUCACIONAIS E SISTEMAS COGNITIVOS: PARA PENSAR UMA MODERNIDADE EM CRISE |
title_full_unstemmed |
DIVERSIDADE CULTURAL, DESAFIOS EDUCACIONAIS E SISTEMAS COGNITIVOS: PARA PENSAR UMA MODERNIDADE EM CRISE |
title_sort |
DIVERSIDADE CULTURAL, DESAFIOS EDUCACIONAIS E SISTEMAS COGNITIVOS: PARA PENSAR UMA MODERNIDADE EM CRISE |
author |
Floriani, Dimas |
author_facet |
Floriani, Dimas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Floriani, Dimas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
modernidade crise cultural e educacional emergências cognitivas modernidades múltiplas |
topic |
modernidade crise cultural e educacional emergências cognitivas modernidades múltiplas |
description |
Neste artigo, buscou-se localizar a origem do debate sobre crise na modernidade, partindo-se de leituras diferentes de sua gênese: se há uma singularidade própria ocidental e capitalista, com uma crise de fechamento do sistema sobre si mesmo, ou se essa crise responde à “modernidades múltiplas”(segundo EISENSTADT (2003) e outros), pontuadas por diversas crises e com possibilidades de criação de alternatividades, tanto na cultura como na educação. Uma dessas crises aqui analisadas é a crise representacional, na qual a ideia de ‘ciência’ sofre uma crítica fundamental, tanto nas suas bases epistemológicas, como nas práticas metodológicas de sua produção. A possibilidade dessa superação está diretamente ligada à ressignificação do conhecimento que deve estar profundamente comprometido com os limites e as possibilidades de uma vida razoável para a sobrevivência de nosso Planeta e das sociedades humanas que nele habitam e interagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3394 10.14295/remea.v0i0.3394 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3394 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.3394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3394/2053 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial : setembro de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783041949696 |