ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3054 |
Resumo: | O município de Ivoti/RS possui diversas áreas naturais próximas à zona urbana, e muitas dessas encontram-se impactadas pela ação do homem. Trabalhar a percepção com o uso dos sentidos é uma das formas de iniciar um processo de educação ambiental, o que pode ajudar a reverter essa situação. Com base nisso, o Grupo de Educação Ambiental da UNISINOS, composto por estagiários dos cursos de Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Psicologia, desenvolveu uma técnica para trabalhar a percepção ambiental com parte da população estudantil de Ivoti, a fim de despertá-los para a questão ecológica do município. O trabalho ocorreu entre 30/10 e 18/11 de 2006 (totalizando 125 horas) e atingiu dez escolas municipais, sete particulares e duas estaduais, abrangendo 2618 alunos. Para todos os níveis de ensino usou-se uma metodologia padrão, que consistiu em vendar os olhos dos alunos e entregar-lhes materiais para estimular o paladar, tato, olfato e audição. Os alunos do Ensino Médio e Magistério foram, ainda, levados para fora da sala de aula, onde tiveram que perceber e representar o ambiente de três formas distintas: através de desenho, descrição escrita, e a partir da vivência com os olhos vendados. Os estagiários que desenvolveram o projeto o consideraram positivo, conforme os indicadores escolhidos para avaliá-lo. Sua forma prática e dinâmica atingiu diferentes níveis de ensino e foi uma chamada ativa para as questões ambientais no município. |
id |
FURG-9_34f24fc5c83f0883b164f73a778ebe7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3054 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOSPercepção ambientalIvotiEducação AmbientalSensibilização.O município de Ivoti/RS possui diversas áreas naturais próximas à zona urbana, e muitas dessas encontram-se impactadas pela ação do homem. Trabalhar a percepção com o uso dos sentidos é uma das formas de iniciar um processo de educação ambiental, o que pode ajudar a reverter essa situação. Com base nisso, o Grupo de Educação Ambiental da UNISINOS, composto por estagiários dos cursos de Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Psicologia, desenvolveu uma técnica para trabalhar a percepção ambiental com parte da população estudantil de Ivoti, a fim de despertá-los para a questão ecológica do município. O trabalho ocorreu entre 30/10 e 18/11 de 2006 (totalizando 125 horas) e atingiu dez escolas municipais, sete particulares e duas estaduais, abrangendo 2618 alunos. Para todos os níveis de ensino usou-se uma metodologia padrão, que consistiu em vendar os olhos dos alunos e entregar-lhes materiais para estimular o paladar, tato, olfato e audição. Os alunos do Ensino Médio e Magistério foram, ainda, levados para fora da sala de aula, onde tiveram que perceber e representar o ambiente de três formas distintas: através de desenho, descrição escrita, e a partir da vivência com os olhos vendados. Os estagiários que desenvolveram o projeto o consideraram positivo, conforme os indicadores escolhidos para avaliá-lo. Sua forma prática e dinâmica atingiu diferentes níveis de ensino e foi uma chamada ativa para as questões ambientais no município.Lepidus2012-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/305410.14295/remea.v21i0.3054REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3054/1743Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDemenighi, Janine SilvaStahnke, Leonardo FranciscoLarratéa, Theo VieiraNoll, Samuel HenriquePaese, LeomarSaul, Paulo Fernando de Almeida2020-08-14T19:59:53Zoai:periodicos.furg.br:article/3054Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:53Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS |
title |
ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS |
spellingShingle |
ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS Demenighi, Janine Silva Percepção ambiental Ivoti Educação Ambiental Sensibilização. |
title_short |
ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS |
title_full |
ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS |
title_fullStr |
ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS |
title_full_unstemmed |
ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS |
title_sort |
ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS |
author |
Demenighi, Janine Silva |
author_facet |
Demenighi, Janine Silva Stahnke, Leonardo Francisco Larratéa, Theo Vieira Noll, Samuel Henrique Paese, Leomar Saul, Paulo Fernando de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Stahnke, Leonardo Francisco Larratéa, Theo Vieira Noll, Samuel Henrique Paese, Leomar Saul, Paulo Fernando de Almeida |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Demenighi, Janine Silva Stahnke, Leonardo Francisco Larratéa, Theo Vieira Noll, Samuel Henrique Paese, Leomar Saul, Paulo Fernando de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção ambiental Ivoti Educação Ambiental Sensibilização. |
topic |
Percepção ambiental Ivoti Educação Ambiental Sensibilização. |
description |
O município de Ivoti/RS possui diversas áreas naturais próximas à zona urbana, e muitas dessas encontram-se impactadas pela ação do homem. Trabalhar a percepção com o uso dos sentidos é uma das formas de iniciar um processo de educação ambiental, o que pode ajudar a reverter essa situação. Com base nisso, o Grupo de Educação Ambiental da UNISINOS, composto por estagiários dos cursos de Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Psicologia, desenvolveu uma técnica para trabalhar a percepção ambiental com parte da população estudantil de Ivoti, a fim de despertá-los para a questão ecológica do município. O trabalho ocorreu entre 30/10 e 18/11 de 2006 (totalizando 125 horas) e atingiu dez escolas municipais, sete particulares e duas estaduais, abrangendo 2618 alunos. Para todos os níveis de ensino usou-se uma metodologia padrão, que consistiu em vendar os olhos dos alunos e entregar-lhes materiais para estimular o paladar, tato, olfato e audição. Os alunos do Ensino Médio e Magistério foram, ainda, levados para fora da sala de aula, onde tiveram que perceber e representar o ambiente de três formas distintas: através de desenho, descrição escrita, e a partir da vivência com os olhos vendados. Os estagiários que desenvolveram o projeto o consideraram positivo, conforme os indicadores escolhidos para avaliá-lo. Sua forma prática e dinâmica atingiu diferentes níveis de ensino e foi uma chamada ativa para as questões ambientais no município. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3054 10.14295/remea.v21i0.3054 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3054 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v21i0.3054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3054/1743 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 2008 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782410706944 |