ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demenighi, Janine Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Stahnke, Leonardo Francisco, Larratéa, Theo Vieira, Noll, Samuel Henrique, Paese, Leomar, Saul, Paulo Fernando de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3054
Resumo: O município de Ivoti/RS possui diversas áreas naturais próximas à zona urbana, e muitas dessas encontram-se impactadas pela ação do homem. Trabalhar a percepção com o uso dos sentidos é uma das formas de iniciar um processo de educação ambiental, o que pode ajudar a reverter essa situação. Com base nisso, o Grupo de Educação Ambiental da UNISINOS, composto por estagiários dos cursos de Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Psicologia, desenvolveu uma técnica para trabalhar a percepção ambiental com parte da população estudantil de Ivoti, a fim de despertá-los para a questão ecológica do município. O trabalho ocorreu entre 30/10 e 18/11 de 2006 (totalizando 125 horas) e atingiu dez escolas municipais, sete particulares e duas estaduais, abrangendo 2618 alunos. Para todos os níveis de ensino usou-se uma metodologia padrão, que consistiu em vendar os olhos dos alunos e entregar-lhes materiais para estimular o paladar, tato, olfato e audição. Os alunos do Ensino Médio e Magistério foram, ainda, levados para fora da sala de aula, onde tiveram que perceber e representar o ambiente de três formas distintas: através de desenho, descrição escrita, e a partir da vivência com os olhos vendados. Os estagiários que desenvolveram o projeto o consideraram positivo, conforme os indicadores escolhidos para avaliá-lo. Sua forma prática e dinâmica atingiu diferentes níveis de ensino e foi uma chamada ativa para as questões ambientais no município.
id FURG-9_34f24fc5c83f0883b164f73a778ebe7d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3054
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOSPercepção ambientalIvotiEducação AmbientalSensibilização.O município de Ivoti/RS possui diversas áreas naturais próximas à zona urbana, e muitas dessas encontram-se impactadas pela ação do homem. Trabalhar a percepção com o uso dos sentidos é uma das formas de iniciar um processo de educação ambiental, o que pode ajudar a reverter essa situação. Com base nisso, o Grupo de Educação Ambiental da UNISINOS, composto por estagiários dos cursos de Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Psicologia, desenvolveu uma técnica para trabalhar a percepção ambiental com parte da população estudantil de Ivoti, a fim de despertá-los para a questão ecológica do município. O trabalho ocorreu entre 30/10 e 18/11 de 2006 (totalizando 125 horas) e atingiu dez escolas municipais, sete particulares e duas estaduais, abrangendo 2618 alunos. Para todos os níveis de ensino usou-se uma metodologia padrão, que consistiu em vendar os olhos dos alunos e entregar-lhes materiais para estimular o paladar, tato, olfato e audição. Os alunos do Ensino Médio e Magistério foram, ainda, levados para fora da sala de aula, onde tiveram que perceber e representar o ambiente de três formas distintas: através de desenho, descrição escrita, e a partir da vivência com os olhos vendados. Os estagiários que desenvolveram o projeto o consideraram positivo, conforme os indicadores escolhidos para avaliá-lo. Sua forma prática e dinâmica atingiu diferentes níveis de ensino e foi uma chamada ativa para as questões ambientais no município.Lepidus2012-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/305410.14295/remea.v21i0.3054REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3054/1743Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDemenighi, Janine SilvaStahnke, Leonardo FranciscoLarratéa, Theo VieiraNoll, Samuel HenriquePaese, LeomarSaul, Paulo Fernando de Almeida2020-08-14T19:59:53Zoai:periodicos.furg.br:article/3054Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:53Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS
title ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS
spellingShingle ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS
Demenighi, Janine Silva
Percepção ambiental
Ivoti
Educação Ambiental
Sensibilização.
title_short ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS
title_full ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS
title_fullStr ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS
title_full_unstemmed ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS
title_sort ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS
author Demenighi, Janine Silva
author_facet Demenighi, Janine Silva
Stahnke, Leonardo Francisco
Larratéa, Theo Vieira
Noll, Samuel Henrique
Paese, Leomar
Saul, Paulo Fernando de Almeida
author_role author
author2 Stahnke, Leonardo Francisco
Larratéa, Theo Vieira
Noll, Samuel Henrique
Paese, Leomar
Saul, Paulo Fernando de Almeida
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Demenighi, Janine Silva
Stahnke, Leonardo Francisco
Larratéa, Theo Vieira
Noll, Samuel Henrique
Paese, Leomar
Saul, Paulo Fernando de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção ambiental
Ivoti
Educação Ambiental
Sensibilização.
topic Percepção ambiental
Ivoti
Educação Ambiental
Sensibilização.
description O município de Ivoti/RS possui diversas áreas naturais próximas à zona urbana, e muitas dessas encontram-se impactadas pela ação do homem. Trabalhar a percepção com o uso dos sentidos é uma das formas de iniciar um processo de educação ambiental, o que pode ajudar a reverter essa situação. Com base nisso, o Grupo de Educação Ambiental da UNISINOS, composto por estagiários dos cursos de Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Psicologia, desenvolveu uma técnica para trabalhar a percepção ambiental com parte da população estudantil de Ivoti, a fim de despertá-los para a questão ecológica do município. O trabalho ocorreu entre 30/10 e 18/11 de 2006 (totalizando 125 horas) e atingiu dez escolas municipais, sete particulares e duas estaduais, abrangendo 2618 alunos. Para todos os níveis de ensino usou-se uma metodologia padrão, que consistiu em vendar os olhos dos alunos e entregar-lhes materiais para estimular o paladar, tato, olfato e audição. Os alunos do Ensino Médio e Magistério foram, ainda, levados para fora da sala de aula, onde tiveram que perceber e representar o ambiente de três formas distintas: através de desenho, descrição escrita, e a partir da vivência com os olhos vendados. Os estagiários que desenvolveram o projeto o consideraram positivo, conforme os indicadores escolhidos para avaliá-lo. Sua forma prática e dinâmica atingiu diferentes níveis de ensino e foi uma chamada ativa para as questões ambientais no município.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3054
10.14295/remea.v21i0.3054
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3054
identifier_str_mv 10.14295/remea.v21i0.3054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3054/1743
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 2008
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782410706944