A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14982 |
Resumo: | Ações de Educação Ambiental favorecem a sensibilização frente às atitudes relacionadas ao meio ambiente, mas também às ações político-sociais que influenciam a construção da cidadania no território em questão. A pesquisa executou o projeto “Arborizar para Viver” na turma de educação infantil de uma escola particular de Maraial-PE, sensibilizando as crianças quanto a importância da preservação, em zonas rurais e urbanas. Ressaltando a importância de tornar as crianças cidadãos conscientes quanto seus deveres e direitos relacionados ao ambiente, a metodologia integrou a educação informal à formal em dois estágios: programação e efetivação de práticas correspondidas. A utilização dessa metodologia foi válida na assimilação de conhecimento pelos alunos das turmas que foram ministradas as aulas lúdicas, indicando que a associação do jogo educacional e a EA foi eficaz na proposta pedagógica. |
id |
FURG-9_3cf76a7ab324eeff6d11a1bb829b0b84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14982 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantilPrática pedagógicaMeio ambienteSensibilização ambientalAções de Educação Ambiental favorecem a sensibilização frente às atitudes relacionadas ao meio ambiente, mas também às ações político-sociais que influenciam a construção da cidadania no território em questão. A pesquisa executou o projeto “Arborizar para Viver” na turma de educação infantil de uma escola particular de Maraial-PE, sensibilizando as crianças quanto a importância da preservação, em zonas rurais e urbanas. Ressaltando a importância de tornar as crianças cidadãos conscientes quanto seus deveres e direitos relacionados ao ambiente, a metodologia integrou a educação informal à formal em dois estágios: programação e efetivação de práticas correspondidas. A utilização dessa metodologia foi válida na assimilação de conhecimento pelos alunos das turmas que foram ministradas as aulas lúdicas, indicando que a associação do jogo educacional e a EA foi eficaz na proposta pedagógica.Lepidus2024-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1498210.14295/remea.v41i1.14982REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 41 n. 1 (2024): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 153-1731517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/14982/10832http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira da Silva, YaraCélia Macêdo do Nascimento, ReginaDictoro, Vinicius PerezPetrilli, Leonardo2024-04-16T18:42:23Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14982Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2024-04-16T18:42:23Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantil |
title |
A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantil |
spellingShingle |
A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantil Ferreira da Silva, Yara Prática pedagógica Meio ambiente Sensibilização ambiental |
title_short |
A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantil |
title_full |
A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantil |
title_fullStr |
A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantil |
title_full_unstemmed |
A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantil |
title_sort |
A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantil |
author |
Ferreira da Silva, Yara |
author_facet |
Ferreira da Silva, Yara Célia Macêdo do Nascimento, Regina Dictoro, Vinicius Perez Petrilli, Leonardo |
author_role |
author |
author2 |
Célia Macêdo do Nascimento, Regina Dictoro, Vinicius Perez Petrilli, Leonardo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira da Silva, Yara Célia Macêdo do Nascimento, Regina Dictoro, Vinicius Perez Petrilli, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Meio ambiente Sensibilização ambiental |
topic |
Prática pedagógica Meio ambiente Sensibilização ambiental |
description |
Ações de Educação Ambiental favorecem a sensibilização frente às atitudes relacionadas ao meio ambiente, mas também às ações político-sociais que influenciam a construção da cidadania no território em questão. A pesquisa executou o projeto “Arborizar para Viver” na turma de educação infantil de uma escola particular de Maraial-PE, sensibilizando as crianças quanto a importância da preservação, em zonas rurais e urbanas. Ressaltando a importância de tornar as crianças cidadãos conscientes quanto seus deveres e direitos relacionados ao ambiente, a metodologia integrou a educação informal à formal em dois estágios: programação e efetivação de práticas correspondidas. A utilização dessa metodologia foi válida na assimilação de conhecimento pelos alunos das turmas que foram ministradas as aulas lúdicas, indicando que a associação do jogo educacional e a EA foi eficaz na proposta pedagógica. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14982 10.14295/remea.v41i1.14982 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14982 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v41i1.14982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14982/10832 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 41 n. 1 (2024): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 153-173 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781347450880 |