A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira da Silva, Yara
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Célia Macêdo do Nascimento, Regina, Dictoro, Vinicius Perez, Petrilli, Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14982
Resumo: Ações de Educação Ambiental favorecem a sensibilização frente às atitudes relacionadas ao meio ambiente, mas também às ações político-sociais que influenciam a construção da cidadania no território em questão. A pesquisa executou o projeto “Arborizar para Viver” na turma de educação infantil de uma escola particular de Maraial-PE, sensibilizando as crianças quanto a importância da preservação, em zonas rurais e urbanas. Ressaltando a importância de tornar as crianças cidadãos conscientes quanto seus deveres e direitos relacionados ao ambiente, a metodologia integrou a educação informal à formal em dois estágios: programação e efetivação de práticas correspondidas. A utilização dessa metodologia foi válida na assimilação de conhecimento pelos alunos das turmas que foram ministradas as aulas lúdicas, indicando que a associação do jogo educacional e a EA foi eficaz na proposta pedagógica.
id FURG-9_3cf76a7ab324eeff6d11a1bb829b0b84
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14982
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantilPrática pedagógicaMeio ambienteSensibilização ambientalAções de Educação Ambiental favorecem a sensibilização frente às atitudes relacionadas ao meio ambiente, mas também às ações político-sociais que influenciam a construção da cidadania no território em questão. A pesquisa executou o projeto “Arborizar para Viver” na turma de educação infantil de uma escola particular de Maraial-PE, sensibilizando as crianças quanto a importância da preservação, em zonas rurais e urbanas. Ressaltando a importância de tornar as crianças cidadãos conscientes quanto seus deveres e direitos relacionados ao ambiente, a metodologia integrou a educação informal à formal em dois estágios: programação e efetivação de práticas correspondidas. A utilização dessa metodologia foi válida na assimilação de conhecimento pelos alunos das turmas que foram ministradas as aulas lúdicas, indicando que a associação do jogo educacional e a EA foi eficaz na proposta pedagógica.Lepidus2024-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1498210.14295/remea.v41i1.14982REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 41 n. 1 (2024): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 153-1731517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/14982/10832http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira da Silva, YaraCélia Macêdo do Nascimento, ReginaDictoro, Vinicius PerezPetrilli, Leonardo2024-04-16T18:42:23Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14982Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2024-04-16T18:42:23Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantil
title A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantil
spellingShingle A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantil
Ferreira da Silva, Yara
Prática pedagógica
Meio ambiente
Sensibilização ambiental
title_short A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantil
title_full A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantil
title_fullStr A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantil
title_full_unstemmed A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantil
title_sort A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantil
author Ferreira da Silva, Yara
author_facet Ferreira da Silva, Yara
Célia Macêdo do Nascimento, Regina
Dictoro, Vinicius Perez
Petrilli, Leonardo
author_role author
author2 Célia Macêdo do Nascimento, Regina
Dictoro, Vinicius Perez
Petrilli, Leonardo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira da Silva, Yara
Célia Macêdo do Nascimento, Regina
Dictoro, Vinicius Perez
Petrilli, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Meio ambiente
Sensibilização ambiental
topic Prática pedagógica
Meio ambiente
Sensibilização ambiental
description Ações de Educação Ambiental favorecem a sensibilização frente às atitudes relacionadas ao meio ambiente, mas também às ações político-sociais que influenciam a construção da cidadania no território em questão. A pesquisa executou o projeto “Arborizar para Viver” na turma de educação infantil de uma escola particular de Maraial-PE, sensibilizando as crianças quanto a importância da preservação, em zonas rurais e urbanas. Ressaltando a importância de tornar as crianças cidadãos conscientes quanto seus deveres e direitos relacionados ao ambiente, a metodologia integrou a educação informal à formal em dois estágios: programação e efetivação de práticas correspondidas. A utilização dessa metodologia foi válida na assimilação de conhecimento pelos alunos das turmas que foram ministradas as aulas lúdicas, indicando que a associação do jogo educacional e a EA foi eficaz na proposta pedagógica.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14982
10.14295/remea.v41i1.14982
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14982
identifier_str_mv 10.14295/remea.v41i1.14982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14982/10832
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 41 n. 1 (2024): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 153-173
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781347450880