O uso de macroinvertebrados aquáticos como ferramenta de educação ambiental em uma escola municipal de Santarém, Pará
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/13123 |
Resumo: | Na avaliação de ambientes aquáticos, macroinvertebrados se destacam pela sensibilidade que apresentam aos diversos impactos antrópicos, assim esses organismos funcionam como bioindicadores da qualidade de ecossistemas. Neste sentido um estudo foi feito em um riacho urbano no município de Santarém-PA, onde se realizou coletas dos macroinvertebrados em três pontos desse riacho, em que os resultados mostraram alterações ambientais no ponto mais urbanizado. Esses resultados foram socializados para alunos em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santarém com aula expositiva, apresentação de vídeos, atividades lúdicas como pinturas de desenhos dos macroinvertebrados, caça-palavras, palavras cruzadas e visualização na lupa estereoscópica dos organismos coletados. Portanto o presente estudo utilizando os macroinvertebrados aquáticos vem ser uma boa forma de trabalhar a educação ambiental e mostra uma ótima aceitação pelos alunos, com isso trabalhos deste tipo vêm dinamizar e ajudar a educação ambiental nas escolas. Palavras-chave: Invertebrados. Meio Ambiente. Sensibilização |
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O uso de macroinvertebrados aquáticos como ferramenta de educação ambiental em uma escola municipal de Santarém, ParáInvertebrados.Meio Ambiente.SensibilizaçãoNa avaliação de ambientes aquáticos, macroinvertebrados se destacam pela sensibilidade que apresentam aos diversos impactos antrópicos, assim esses organismos funcionam como bioindicadores da qualidade de ecossistemas. Neste sentido um estudo foi feito em um riacho urbano no município de Santarém-PA, onde se realizou coletas dos macroinvertebrados em três pontos desse riacho, em que os resultados mostraram alterações ambientais no ponto mais urbanizado. Esses resultados foram socializados para alunos em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santarém com aula expositiva, apresentação de vídeos, atividades lúdicas como pinturas de desenhos dos macroinvertebrados, caça-palavras, palavras cruzadas e visualização na lupa estereoscópica dos organismos coletados. Portanto o presente estudo utilizando os macroinvertebrados aquáticos vem ser uma boa forma de trabalhar a educação ambiental e mostra uma ótima aceitação pelos alunos, com isso trabalhos deste tipo vêm dinamizar e ajudar a educação ambiental nas escolas. Palavras-chave: Invertebrados. Meio Ambiente. Sensibilização Universidade Federal de Sergipe2020-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1312310.47401/revisea.v9i1.13123Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 7 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental (REVISEA); 1 - 12Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental (REVISEA); 1 - 12Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental (REVISEA); 1 - 12Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No 1 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental (REVISEA); 1 - 122359-499310.47401/revisea.v9i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/13123/10619Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos Pimentel, Diegoda Silva Paula, CarlaMarques Couceiro, Sheyla Regina2020-11-06T17:55:33Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13123Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2020-11-06T17:55:33Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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