INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2808 |
Resumo: | As Diretrizes Curriculares do Estado (DCE), documento obrigatório para a base escolar, e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), instrumento auxiliar, caracterizam as necessidades da educação básica orientando as escolas no desenvolvimento das propostas pedagógicas. A Educação Ambiental (EA) na educação formal é necessária para o desenvolvimento da educação contínua e integrada com a sociedade buscando amenizar as problemáticas ambientais. O objetivo deste trabalho foi de analisar a proposta dos PCN e das DCE do Paraná no que se referem as metodologias de trabalho que envolvam a temática de EA, e como os PCN e as DCE caracterizam as atividades que propõe o estudo da EA. A pesquisa foi desenvolvida por análise documental dos PCN e das DCE do Paraná dos anos de 2006 e 2008. Os resultados apresentam uma grande divergência entre os documentos, interferindo no desenvolvimento pedagógico, filosófico e metodológico, diferenças que dificultam o desenvolvimento contínuo e sistemático do planejamento com a temática Educação Ambiental. |
id |
FURG-9_42dc236580ea131a197db5ff6521d77d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2808 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLARProjeto Político Pedagógico. Educação Ambiental. Diretrizes Curriculares Estaduais.As Diretrizes Curriculares do Estado (DCE), documento obrigatório para a base escolar, e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), instrumento auxiliar, caracterizam as necessidades da educação básica orientando as escolas no desenvolvimento das propostas pedagógicas. A Educação Ambiental (EA) na educação formal é necessária para o desenvolvimento da educação contínua e integrada com a sociedade buscando amenizar as problemáticas ambientais. O objetivo deste trabalho foi de analisar a proposta dos PCN e das DCE do Paraná no que se referem as metodologias de trabalho que envolvam a temática de EA, e como os PCN e as DCE caracterizam as atividades que propõe o estudo da EA. A pesquisa foi desenvolvida por análise documental dos PCN e das DCE do Paraná dos anos de 2006 e 2008. Os resultados apresentam uma grande divergência entre os documentos, interferindo no desenvolvimento pedagógico, filosófico e metodológico, diferenças que dificultam o desenvolvimento contínuo e sistemático do planejamento com a temática Educação Ambiental.Lepidus2012-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/280810.14295/remea.v22i0.2808REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2808/1584Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastoldi, RafaelPolinarski, Celso Aparecido2020-08-14T19:59:38Zoai:periodicos.furg.br:article/2808Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:38Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR |
title |
INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR |
spellingShingle |
INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR Castoldi, Rafael Projeto Político Pedagógico. Educação Ambiental. Diretrizes Curriculares Estaduais. |
title_short |
INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR |
title_full |
INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR |
title_fullStr |
INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR |
title_sort |
INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR |
author |
Castoldi, Rafael |
author_facet |
Castoldi, Rafael Polinarski, Celso Aparecido |
author_role |
author |
author2 |
Polinarski, Celso Aparecido |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castoldi, Rafael Polinarski, Celso Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto Político Pedagógico. Educação Ambiental. Diretrizes Curriculares Estaduais. |
topic |
Projeto Político Pedagógico. Educação Ambiental. Diretrizes Curriculares Estaduais. |
description |
As Diretrizes Curriculares do Estado (DCE), documento obrigatório para a base escolar, e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), instrumento auxiliar, caracterizam as necessidades da educação básica orientando as escolas no desenvolvimento das propostas pedagógicas. A Educação Ambiental (EA) na educação formal é necessária para o desenvolvimento da educação contínua e integrada com a sociedade buscando amenizar as problemáticas ambientais. O objetivo deste trabalho foi de analisar a proposta dos PCN e das DCE do Paraná no que se referem as metodologias de trabalho que envolvam a temática de EA, e como os PCN e as DCE caracterizam as atividades que propõe o estudo da EA. A pesquisa foi desenvolvida por análise documental dos PCN e das DCE do Paraná dos anos de 2006 e 2008. Os resultados apresentam uma grande divergência entre os documentos, interferindo no desenvolvimento pedagógico, filosófico e metodológico, diferenças que dificultam o desenvolvimento contínuo e sistemático do planejamento com a temática Educação Ambiental. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2808 10.14295/remea.v22i0.2808 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2808 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v22i0.2808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2808/1584 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781835038720 |