INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castoldi, Rafael
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Polinarski, Celso Aparecido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2808
Resumo: As Diretrizes Curriculares do Estado (DCE), documento obrigatório para a base escolar, e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), instrumento auxiliar, caracterizam as necessidades da educação básica orientando as escolas no desenvolvimento das propostas pedagógicas. A Educação Ambiental (EA) na educação formal é necessária para o desenvolvimento da educação contínua e integrada com a sociedade buscando amenizar as problemáticas ambientais. O objetivo deste trabalho foi de analisar a proposta dos PCN e das DCE do Paraná no que se referem as metodologias de trabalho que envolvam a temática de EA, e como os PCN e as DCE caracterizam as atividades que propõe o estudo da EA. A pesquisa foi desenvolvida por análise documental dos PCN e das DCE do Paraná dos anos de 2006 e 2008. Os resultados apresentam uma grande divergência entre os documentos, interferindo no desenvolvimento pedagógico, filosófico e metodológico, diferenças que dificultam o desenvolvimento contínuo e sistemático do planejamento com a temática Educação Ambiental.
id FURG-9_42dc236580ea131a197db5ff6521d77d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2808
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLARProjeto Político Pedagógico. Educação Ambiental. Diretrizes Curriculares Estaduais.As Diretrizes Curriculares do Estado (DCE), documento obrigatório para a base escolar, e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), instrumento auxiliar, caracterizam as necessidades da educação básica orientando as escolas no desenvolvimento das propostas pedagógicas. A Educação Ambiental (EA) na educação formal é necessária para o desenvolvimento da educação contínua e integrada com a sociedade buscando amenizar as problemáticas ambientais. O objetivo deste trabalho foi de analisar a proposta dos PCN e das DCE do Paraná no que se referem as metodologias de trabalho que envolvam a temática de EA, e como os PCN e as DCE caracterizam as atividades que propõe o estudo da EA. A pesquisa foi desenvolvida por análise documental dos PCN e das DCE do Paraná dos anos de 2006 e 2008. Os resultados apresentam uma grande divergência entre os documentos, interferindo no desenvolvimento pedagógico, filosófico e metodológico, diferenças que dificultam o desenvolvimento contínuo e sistemático do planejamento com a temática Educação Ambiental.Lepidus2012-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/280810.14295/remea.v22i0.2808REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2808/1584Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastoldi, RafaelPolinarski, Celso Aparecido2020-08-14T19:59:38Zoai:periodicos.furg.br:article/2808Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:38Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR
title INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR
spellingShingle INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR
Castoldi, Rafael
Projeto Político Pedagógico. Educação Ambiental. Diretrizes Curriculares Estaduais.
title_short INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR
title_full INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR
title_fullStr INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR
title_sort INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR
author Castoldi, Rafael
author_facet Castoldi, Rafael
Polinarski, Celso Aparecido
author_role author
author2 Polinarski, Celso Aparecido
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castoldi, Rafael
Polinarski, Celso Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto Político Pedagógico. Educação Ambiental. Diretrizes Curriculares Estaduais.
topic Projeto Político Pedagógico. Educação Ambiental. Diretrizes Curriculares Estaduais.
description As Diretrizes Curriculares do Estado (DCE), documento obrigatório para a base escolar, e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), instrumento auxiliar, caracterizam as necessidades da educação básica orientando as escolas no desenvolvimento das propostas pedagógicas. A Educação Ambiental (EA) na educação formal é necessária para o desenvolvimento da educação contínua e integrada com a sociedade buscando amenizar as problemáticas ambientais. O objetivo deste trabalho foi de analisar a proposta dos PCN e das DCE do Paraná no que se referem as metodologias de trabalho que envolvam a temática de EA, e como os PCN e as DCE caracterizam as atividades que propõe o estudo da EA. A pesquisa foi desenvolvida por análise documental dos PCN e das DCE do Paraná dos anos de 2006 e 2008. Os resultados apresentam uma grande divergência entre os documentos, interferindo no desenvolvimento pedagógico, filosófico e metodológico, diferenças que dificultam o desenvolvimento contínuo e sistemático do planejamento com a temática Educação Ambiental.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2808
10.14295/remea.v22i0.2808
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2808
identifier_str_mv 10.14295/remea.v22i0.2808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2808/1584
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 2009
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781835038720