Panorama histórico da Temática Ambiental e Educação Ambiental: um campo em constante (re)construçãoHistorical panorama of Environmental Thematic and Environmental Education: a field in constant (re) constructionPanorama histórico de la temática ambiental y educación ambiental: un campo en constante (re) construcción
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7800 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de constante (re)construção do campo da Educação Ambiental, pautado na sua trajetória nacional e internacional, como forma de compreender sua constituição e consolidação, bem como as bases dos pensamentos que permeiam esse campo. Tal panorama realizado a partir de textos publicados em periódicos e de levantamentos já realizados em livros e bancos de dissertações e teses, possibilitou indicar tendências e perspectivas que foram se constituindo no campo que nos permitem apresentar e questionar de que Educação Ambiental estamos nos referindo em nossos discursos e o que, afinal, questionamos quando nos referimos a Educação Ambiental Crítica. Então, afinal, o que toda essa trajetória nos ensinou e aponta, como sendo possíveis caminhos para a Educação Ambiental? This article has the objective to present the process of constant (re) construction of the field of Environmental Education, based on its national and international trajectory, as a form of comprehending its constitution and consolidation, as well as the basis of the thoughts that permeate this field. Such panorama realized through published texts in periodicals and from surveys already carried out in books and dissertation and thesis databases, has made it possible to indicate trends and perspectives that were becoming the field that allows us to present and question what Environmental Education we are referring to in our discourses and what, after all, we question when we refer to Critical Environmental Education. So, after all, what has this whole trajectory taught us and points out as being possible paths for Environmental Education? Este artículo tiene como objetivo presentar el proceso de constante (re) construcción del campo de la Educación Ambiental, pautado en su trayectoria nacional e internacional, como forma de comprender su constitución y consolidación, así como las bases de los pensamientos que permean ese campo. Este panorama realizado a partir de textos publicados en periódicos y de levantamientos ya realizados en libros y bancos de disertaciones y tesis, posibilitó indicar tendencias y perspectivas que se fueron constituyendo en el campo que nos permiten presentar y cuestionar de qué Educación Ambiental nos estamos refiriendo en nuestros discursos y lo que, al final, cuestionamos cuando nos referimos a la Educación Ambiental Crítica. Entonces, después de todo, lo que toda esa trayectoria nos enseñó y apunta, como posibles caminhos para la Educación Ambiental? |
id |
FURG-9_457e812de8dd4b0836d7e4539fc1a132 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7800 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Panorama histórico da Temática Ambiental e Educação Ambiental: um campo em constante (re)construçãoHistorical panorama of Environmental Thematic and Environmental Education: a field in constant (re) constructionPanorama histórico de la temática ambiental y educación ambiental: un campo en constante (re) construcciónEducação Ambiental. Temática Ambiental. Sociedade-Natureza.Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de constante (re)construção do campo da Educação Ambiental, pautado na sua trajetória nacional e internacional, como forma de compreender sua constituição e consolidação, bem como as bases dos pensamentos que permeiam esse campo. Tal panorama realizado a partir de textos publicados em periódicos e de levantamentos já realizados em livros e bancos de dissertações e teses, possibilitou indicar tendências e perspectivas que foram se constituindo no campo que nos permitem apresentar e questionar de que Educação Ambiental estamos nos referindo em nossos discursos e o que, afinal, questionamos quando nos referimos a Educação Ambiental Crítica. Então, afinal, o que toda essa trajetória nos ensinou e aponta, como sendo possíveis caminhos para a Educação Ambiental? This article has the objective to present the process of constant (re) construction of the field of Environmental Education, based on its national and international trajectory, as a form of comprehending its constitution and consolidation, as well as the basis of the thoughts that permeate this field. Such panorama realized through published texts in periodicals and from surveys already carried out in books and dissertation and thesis databases, has made it possible to indicate trends and perspectives that were becoming the field that allows us to present and question what Environmental Education we are referring to in our discourses and what, after all, we question when we refer to Critical Environmental Education. So, after all, what has this whole trajectory taught us and points out as being possible paths for Environmental Education? Este artículo tiene como objetivo presentar el proceso de constante (re) construcción del campo de la Educación Ambiental, pautado en su trayectoria nacional e internacional, como forma de comprender su constitución y consolidación, así como las bases de los pensamientos que permean ese campo. Este panorama realizado a partir de textos publicados en periódicos y de levantamientos ya realizados en libros y bancos de disertaciones y tesis, posibilitó indicar tendencias y perspectivas que se fueron constituyendo en el campo que nos permiten presentar y cuestionar de qué Educación Ambiental nos estamos refiriendo en nuestros discursos y lo que, al final, cuestionamos cuando nos referimos a la Educación Ambiental Crítica. Entonces, después de todo, lo que toda esa trayectoria nos enseñó y apunta, como posibles caminhos para la Educación Ambiental?Lepidus2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/780010.14295/remea.v35i2.7800REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 248-2711517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7800/5385Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Anelize Queiroz2018-08-31T17:53:15Zoai:periodicos.furg.br:article/7800Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-08-31T17:53:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Panorama histórico da Temática Ambiental e Educação Ambiental: um campo em constante (re)construçãoHistorical panorama of Environmental Thematic and Environmental Education: a field in constant (re) constructionPanorama histórico de la temática ambiental y educación ambiental: un campo en constante (re) construcción |
title |
Panorama histórico da Temática Ambiental e Educação Ambiental: um campo em constante (re)construçãoHistorical panorama of Environmental Thematic and Environmental Education: a field in constant (re) constructionPanorama histórico de la temática ambiental y educación ambiental: un campo en constante (re) construcción |
spellingShingle |
Panorama histórico da Temática Ambiental e Educação Ambiental: um campo em constante (re)construçãoHistorical panorama of Environmental Thematic and Environmental Education: a field in constant (re) constructionPanorama histórico de la temática ambiental y educación ambiental: un campo en constante (re) construcción Amaral, Anelize Queiroz Educação Ambiental. Temática Ambiental. Sociedade-Natureza. |
title_short |
Panorama histórico da Temática Ambiental e Educação Ambiental: um campo em constante (re)construçãoHistorical panorama of Environmental Thematic and Environmental Education: a field in constant (re) constructionPanorama histórico de la temática ambiental y educación ambiental: un campo en constante (re) construcción |
title_full |
Panorama histórico da Temática Ambiental e Educação Ambiental: um campo em constante (re)construçãoHistorical panorama of Environmental Thematic and Environmental Education: a field in constant (re) constructionPanorama histórico de la temática ambiental y educación ambiental: un campo en constante (re) construcción |
title_fullStr |
Panorama histórico da Temática Ambiental e Educação Ambiental: um campo em constante (re)construçãoHistorical panorama of Environmental Thematic and Environmental Education: a field in constant (re) constructionPanorama histórico de la temática ambiental y educación ambiental: un campo en constante (re) construcción |
title_full_unstemmed |
Panorama histórico da Temática Ambiental e Educação Ambiental: um campo em constante (re)construçãoHistorical panorama of Environmental Thematic and Environmental Education: a field in constant (re) constructionPanorama histórico de la temática ambiental y educación ambiental: un campo en constante (re) construcción |
title_sort |
Panorama histórico da Temática Ambiental e Educação Ambiental: um campo em constante (re)construçãoHistorical panorama of Environmental Thematic and Environmental Education: a field in constant (re) constructionPanorama histórico de la temática ambiental y educación ambiental: un campo en constante (re) construcción |
author |
Amaral, Anelize Queiroz |
author_facet |
Amaral, Anelize Queiroz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Anelize Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Temática Ambiental. Sociedade-Natureza. |
topic |
Educação Ambiental. Temática Ambiental. Sociedade-Natureza. |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de constante (re)construção do campo da Educação Ambiental, pautado na sua trajetória nacional e internacional, como forma de compreender sua constituição e consolidação, bem como as bases dos pensamentos que permeiam esse campo. Tal panorama realizado a partir de textos publicados em periódicos e de levantamentos já realizados em livros e bancos de dissertações e teses, possibilitou indicar tendências e perspectivas que foram se constituindo no campo que nos permitem apresentar e questionar de que Educação Ambiental estamos nos referindo em nossos discursos e o que, afinal, questionamos quando nos referimos a Educação Ambiental Crítica. Então, afinal, o que toda essa trajetória nos ensinou e aponta, como sendo possíveis caminhos para a Educação Ambiental? This article has the objective to present the process of constant (re) construction of the field of Environmental Education, based on its national and international trajectory, as a form of comprehending its constitution and consolidation, as well as the basis of the thoughts that permeate this field. Such panorama realized through published texts in periodicals and from surveys already carried out in books and dissertation and thesis databases, has made it possible to indicate trends and perspectives that were becoming the field that allows us to present and question what Environmental Education we are referring to in our discourses and what, after all, we question when we refer to Critical Environmental Education. So, after all, what has this whole trajectory taught us and points out as being possible paths for Environmental Education? Este artículo tiene como objetivo presentar el proceso de constante (re) construcción del campo de la Educación Ambiental, pautado en su trayectoria nacional e internacional, como forma de comprender su constitución y consolidación, así como las bases de los pensamientos que permean ese campo. Este panorama realizado a partir de textos publicados en periódicos y de levantamientos ya realizados en libros y bancos de disertaciones y tesis, posibilitó indicar tendencias y perspectivas que se fueron constituyendo en el campo que nos permiten presentar y cuestionar de qué Educación Ambiental nos estamos refiriendo en nuestros discursos y lo que, al final, cuestionamos cuando nos referimos a la Educación Ambiental Crítica. Entonces, después de todo, lo que toda esa trayectoria nos enseñó y apunta, como posibles caminhos para la Educación Ambiental? |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7800 10.14295/remea.v35i2.7800 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7800 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v35i2.7800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7800/5385 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 248-271 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786172997632 |