TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alexandre Falcão de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pasquarelli Júnior, Vital
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3556
Resumo: Este artigo trata de um projeto de pesquisa-ação realizado com um grupo de adolescentes da periferia de Piracicaba. Esse grupo participou de um processo de educação não-formal envolvendo educação ambiental (EA) e teatro. A pesquisa buscou compreender os potenciais pedagógicos emancipatórios que as atividades de arte-educação poderiam propiciar aos participantes. Paralelamente ao trabalho de campo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre educação ambiental emancipatória; teoria social; e sobre as teorias e metodologia de autores do campo teatral que têm proximidade com as pedagogias crítica e libertária. Tal pesquisa teórica buscou compreender as intersecções possíveis entre as teorias do teatro e da EA, para orientar nossa prática com o grupo de adolescentes. Identificamos um grande potencial para atividades que relacionem teatro e EA, mas, esse potencial ainda precisa ser desenvolvido e aprimorado, uma vez que ainda são poucos os exemplos e referências nessa área e, uma vez que, nas teorias dos autores do campo teatral estudados, a ecologia ainda não era uma preocupação explícita, a ponto de estar contemplada de maneira aprofundada em seus textos e idéias.
id FURG-9_477b8cc6fdb6fe755fcec5e9597c359b
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3556
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃOEducação AmbientalTeatroEducação Não-formal.Este artigo trata de um projeto de pesquisa-ação realizado com um grupo de adolescentes da periferia de Piracicaba. Esse grupo participou de um processo de educação não-formal envolvendo educação ambiental (EA) e teatro. A pesquisa buscou compreender os potenciais pedagógicos emancipatórios que as atividades de arte-educação poderiam propiciar aos participantes. Paralelamente ao trabalho de campo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre educação ambiental emancipatória; teoria social; e sobre as teorias e metodologia de autores do campo teatral que têm proximidade com as pedagogias crítica e libertária. Tal pesquisa teórica buscou compreender as intersecções possíveis entre as teorias do teatro e da EA, para orientar nossa prática com o grupo de adolescentes. Identificamos um grande potencial para atividades que relacionem teatro e EA, mas, esse potencial ainda precisa ser desenvolvido e aprimorado, uma vez que ainda são poucos os exemplos e referências nessa área e, uma vez que, nas teorias dos autores do campo teatral estudados, a ecologia ainda não era uma preocupação explícita, a ponto de estar contemplada de maneira aprofundada em seus textos e idéias.Lepidus2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/355610.14295/remea.v18i0.3556REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 20071517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3556/2120Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Alexandre Falcão dePasquarelli Júnior, Vital2020-08-14T20:00:35Zoai:periodicos.furg.br:article/3556Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO
title TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO
spellingShingle TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO
Araújo, Alexandre Falcão de
Educação Ambiental
Teatro
Educação Não-formal.
title_short TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO
title_full TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO
title_fullStr TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO
title_full_unstemmed TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO
title_sort TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO
author Araújo, Alexandre Falcão de
author_facet Araújo, Alexandre Falcão de
Pasquarelli Júnior, Vital
author_role author
author2 Pasquarelli Júnior, Vital
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Alexandre Falcão de
Pasquarelli Júnior, Vital
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Teatro
Educação Não-formal.
topic Educação Ambiental
Teatro
Educação Não-formal.
description Este artigo trata de um projeto de pesquisa-ação realizado com um grupo de adolescentes da periferia de Piracicaba. Esse grupo participou de um processo de educação não-formal envolvendo educação ambiental (EA) e teatro. A pesquisa buscou compreender os potenciais pedagógicos emancipatórios que as atividades de arte-educação poderiam propiciar aos participantes. Paralelamente ao trabalho de campo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre educação ambiental emancipatória; teoria social; e sobre as teorias e metodologia de autores do campo teatral que têm proximidade com as pedagogias crítica e libertária. Tal pesquisa teórica buscou compreender as intersecções possíveis entre as teorias do teatro e da EA, para orientar nossa prática com o grupo de adolescentes. Identificamos um grande potencial para atividades que relacionem teatro e EA, mas, esse potencial ainda precisa ser desenvolvido e aprimorado, uma vez que ainda são poucos os exemplos e referências nessa área e, uma vez que, nas teorias dos autores do campo teatral estudados, a ecologia ainda não era uma preocupação explícita, a ponto de estar contemplada de maneira aprofundada em seus textos e idéias.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3556
10.14295/remea.v18i0.3556
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3556
identifier_str_mv 10.14295/remea.v18i0.3556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3556/2120
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 2007
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783498080256