TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3556 |
Resumo: | Este artigo trata de um projeto de pesquisa-ação realizado com um grupo de adolescentes da periferia de Piracicaba. Esse grupo participou de um processo de educação não-formal envolvendo educação ambiental (EA) e teatro. A pesquisa buscou compreender os potenciais pedagógicos emancipatórios que as atividades de arte-educação poderiam propiciar aos participantes. Paralelamente ao trabalho de campo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre educação ambiental emancipatória; teoria social; e sobre as teorias e metodologia de autores do campo teatral que têm proximidade com as pedagogias crítica e libertária. Tal pesquisa teórica buscou compreender as intersecções possíveis entre as teorias do teatro e da EA, para orientar nossa prática com o grupo de adolescentes. Identificamos um grande potencial para atividades que relacionem teatro e EA, mas, esse potencial ainda precisa ser desenvolvido e aprimorado, uma vez que ainda são poucos os exemplos e referências nessa área e, uma vez que, nas teorias dos autores do campo teatral estudados, a ecologia ainda não era uma preocupação explícita, a ponto de estar contemplada de maneira aprofundada em seus textos e idéias. |
id |
FURG-9_477b8cc6fdb6fe755fcec5e9597c359b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3556 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃOEducação AmbientalTeatroEducação Não-formal.Este artigo trata de um projeto de pesquisa-ação realizado com um grupo de adolescentes da periferia de Piracicaba. Esse grupo participou de um processo de educação não-formal envolvendo educação ambiental (EA) e teatro. A pesquisa buscou compreender os potenciais pedagógicos emancipatórios que as atividades de arte-educação poderiam propiciar aos participantes. Paralelamente ao trabalho de campo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre educação ambiental emancipatória; teoria social; e sobre as teorias e metodologia de autores do campo teatral que têm proximidade com as pedagogias crítica e libertária. Tal pesquisa teórica buscou compreender as intersecções possíveis entre as teorias do teatro e da EA, para orientar nossa prática com o grupo de adolescentes. Identificamos um grande potencial para atividades que relacionem teatro e EA, mas, esse potencial ainda precisa ser desenvolvido e aprimorado, uma vez que ainda são poucos os exemplos e referências nessa área e, uma vez que, nas teorias dos autores do campo teatral estudados, a ecologia ainda não era uma preocupação explícita, a ponto de estar contemplada de maneira aprofundada em seus textos e idéias.Lepidus2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/355610.14295/remea.v18i0.3556REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 20071517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3556/2120Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Alexandre Falcão dePasquarelli Júnior, Vital2020-08-14T20:00:35Zoai:periodicos.furg.br:article/3556Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO |
title |
TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO |
spellingShingle |
TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO Araújo, Alexandre Falcão de Educação Ambiental Teatro Educação Não-formal. |
title_short |
TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO |
title_full |
TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO |
title_fullStr |
TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO |
title_full_unstemmed |
TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO |
title_sort |
TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO |
author |
Araújo, Alexandre Falcão de |
author_facet |
Araújo, Alexandre Falcão de Pasquarelli Júnior, Vital |
author_role |
author |
author2 |
Pasquarelli Júnior, Vital |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Alexandre Falcão de Pasquarelli Júnior, Vital |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Teatro Educação Não-formal. |
topic |
Educação Ambiental Teatro Educação Não-formal. |
description |
Este artigo trata de um projeto de pesquisa-ação realizado com um grupo de adolescentes da periferia de Piracicaba. Esse grupo participou de um processo de educação não-formal envolvendo educação ambiental (EA) e teatro. A pesquisa buscou compreender os potenciais pedagógicos emancipatórios que as atividades de arte-educação poderiam propiciar aos participantes. Paralelamente ao trabalho de campo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre educação ambiental emancipatória; teoria social; e sobre as teorias e metodologia de autores do campo teatral que têm proximidade com as pedagogias crítica e libertária. Tal pesquisa teórica buscou compreender as intersecções possíveis entre as teorias do teatro e da EA, para orientar nossa prática com o grupo de adolescentes. Identificamos um grande potencial para atividades que relacionem teatro e EA, mas, esse potencial ainda precisa ser desenvolvido e aprimorado, uma vez que ainda são poucos os exemplos e referências nessa área e, uma vez que, nas teorias dos autores do campo teatral estudados, a ecologia ainda não era uma preocupação explícita, a ponto de estar contemplada de maneira aprofundada em seus textos e idéias. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3556 10.14295/remea.v18i0.3556 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3556 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v18i0.3556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3556/2120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 2007 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783498080256 |