UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D’Almeida, Marcelo Lopes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fetter, Raquel, Germanos, Erika, Gomes, Mariana Ribeiro, Oliveira, Carlos Henke de, Saito, Carlos Hiroo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3233
Resumo: O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Geografia em uma turma de 7º ano/6º série do ensino fundamental como parte das ações de avaliação do potencial mediador do material didático Probio-EA. O conjunto de lâminas de portifólios do material didático não foi utilizado diretamente em sala de aula, mas seus temas e assuntos foram adaptados à sequência pedagógica planejada para a turma, que incluía o estudo por regiões geoeconômicas brasileiras, mantendo o foco basicamente nos conflitos socioambientais. Portanto, os biomas abordados no material didático Probio-EA eram apresentados à medida que estes se faziam presentes nas regiões geo-econômicas estudadas. Já as ações positivas não foram trabalhadas como questões pontuais, como as apresentadas nos portifólios, extensamente desenvolvidas, mas na forma de considerações paralelas aos conflitos socioambientais, no sentido de formar o espírito crítico dos alunos. O material didático do Probio-EA foi considerado um subsídio a mais para promover aulas com dinâmicas diferenciadas, para fornecer conhecimento complementar e ser mais incisivo em questões que o livro didático dos alunos não contempla ou trata de forma superficial, mostrando como se dá essa relação entre o social e o ambiental na busca da sustentabilidade.
id FURG-9_4bb698910e5014b4abc30bd4a0feab6a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3233
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTALeducação ambientalmediação didáticatemas transversaisensino de Geografia.O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Geografia em uma turma de 7º ano/6º série do ensino fundamental como parte das ações de avaliação do potencial mediador do material didático Probio-EA. O conjunto de lâminas de portifólios do material didático não foi utilizado diretamente em sala de aula, mas seus temas e assuntos foram adaptados à sequência pedagógica planejada para a turma, que incluía o estudo por regiões geoeconômicas brasileiras, mantendo o foco basicamente nos conflitos socioambientais. Portanto, os biomas abordados no material didático Probio-EA eram apresentados à medida que estes se faziam presentes nas regiões geo-econômicas estudadas. Já as ações positivas não foram trabalhadas como questões pontuais, como as apresentadas nos portifólios, extensamente desenvolvidas, mas na forma de considerações paralelas aos conflitos socioambientais, no sentido de formar o espírito crítico dos alunos. O material didático do Probio-EA foi considerado um subsídio a mais para promover aulas com dinâmicas diferenciadas, para fornecer conhecimento complementar e ser mais incisivo em questões que o livro didático dos alunos não contempla ou trata de forma superficial, mostrando como se dá essa relação entre o social e o ambiental na busca da sustentabilidade.Lepidus2013-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/323310.14295/remea.v27i0.3233REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3233/1920Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessD’Almeida, Marcelo LopesFetter, RaquelGermanos, ErikaGomes, Mariana RibeiroOliveira, Carlos Henke deSaito, Carlos Hiroo2020-08-14T19:58:28Zoai:periodicos.furg.br:article/3233Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
title UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
D’Almeida, Marcelo Lopes
educação ambiental
mediação didática
temas transversais
ensino de Geografia.
title_short UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
author D’Almeida, Marcelo Lopes
author_facet D’Almeida, Marcelo Lopes
Fetter, Raquel
Germanos, Erika
Gomes, Mariana Ribeiro
Oliveira, Carlos Henke de
Saito, Carlos Hiroo
author_role author
author2 Fetter, Raquel
Germanos, Erika
Gomes, Mariana Ribeiro
Oliveira, Carlos Henke de
Saito, Carlos Hiroo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv D’Almeida, Marcelo Lopes
Fetter, Raquel
Germanos, Erika
Gomes, Mariana Ribeiro
Oliveira, Carlos Henke de
Saito, Carlos Hiroo
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
mediação didática
temas transversais
ensino de Geografia.
topic educação ambiental
mediação didática
temas transversais
ensino de Geografia.
description O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Geografia em uma turma de 7º ano/6º série do ensino fundamental como parte das ações de avaliação do potencial mediador do material didático Probio-EA. O conjunto de lâminas de portifólios do material didático não foi utilizado diretamente em sala de aula, mas seus temas e assuntos foram adaptados à sequência pedagógica planejada para a turma, que incluía o estudo por regiões geoeconômicas brasileiras, mantendo o foco basicamente nos conflitos socioambientais. Portanto, os biomas abordados no material didático Probio-EA eram apresentados à medida que estes se faziam presentes nas regiões geo-econômicas estudadas. Já as ações positivas não foram trabalhadas como questões pontuais, como as apresentadas nos portifólios, extensamente desenvolvidas, mas na forma de considerações paralelas aos conflitos socioambientais, no sentido de formar o espírito crítico dos alunos. O material didático do Probio-EA foi considerado um subsídio a mais para promover aulas com dinâmicas diferenciadas, para fornecer conhecimento complementar e ser mais incisivo em questões que o livro didático dos alunos não contempla ou trata de forma superficial, mostrando como se dá essa relação entre o social e o ambiental na busca da sustentabilidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3233
10.14295/remea.v27i0.3233
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3233
identifier_str_mv 10.14295/remea.v27i0.3233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3233/1920
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 2011
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782887809024