UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3233 |
Resumo: | O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Geografia em uma turma de 7º ano/6º série do ensino fundamental como parte das ações de avaliação do potencial mediador do material didático Probio-EA. O conjunto de lâminas de portifólios do material didático não foi utilizado diretamente em sala de aula, mas seus temas e assuntos foram adaptados à sequência pedagógica planejada para a turma, que incluía o estudo por regiões geoeconômicas brasileiras, mantendo o foco basicamente nos conflitos socioambientais. Portanto, os biomas abordados no material didático Probio-EA eram apresentados à medida que estes se faziam presentes nas regiões geo-econômicas estudadas. Já as ações positivas não foram trabalhadas como questões pontuais, como as apresentadas nos portifólios, extensamente desenvolvidas, mas na forma de considerações paralelas aos conflitos socioambientais, no sentido de formar o espírito crítico dos alunos. O material didático do Probio-EA foi considerado um subsídio a mais para promover aulas com dinâmicas diferenciadas, para fornecer conhecimento complementar e ser mais incisivo em questões que o livro didático dos alunos não contempla ou trata de forma superficial, mostrando como se dá essa relação entre o social e o ambiental na busca da sustentabilidade. |
id |
FURG-9_4bb698910e5014b4abc30bd4a0feab6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3233 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTALeducação ambientalmediação didáticatemas transversaisensino de Geografia.O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Geografia em uma turma de 7º ano/6º série do ensino fundamental como parte das ações de avaliação do potencial mediador do material didático Probio-EA. O conjunto de lâminas de portifólios do material didático não foi utilizado diretamente em sala de aula, mas seus temas e assuntos foram adaptados à sequência pedagógica planejada para a turma, que incluía o estudo por regiões geoeconômicas brasileiras, mantendo o foco basicamente nos conflitos socioambientais. Portanto, os biomas abordados no material didático Probio-EA eram apresentados à medida que estes se faziam presentes nas regiões geo-econômicas estudadas. Já as ações positivas não foram trabalhadas como questões pontuais, como as apresentadas nos portifólios, extensamente desenvolvidas, mas na forma de considerações paralelas aos conflitos socioambientais, no sentido de formar o espírito crítico dos alunos. O material didático do Probio-EA foi considerado um subsídio a mais para promover aulas com dinâmicas diferenciadas, para fornecer conhecimento complementar e ser mais incisivo em questões que o livro didático dos alunos não contempla ou trata de forma superficial, mostrando como se dá essa relação entre o social e o ambiental na busca da sustentabilidade.Lepidus2013-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/323310.14295/remea.v27i0.3233REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3233/1920Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessD’Almeida, Marcelo LopesFetter, RaquelGermanos, ErikaGomes, Mariana RibeiroOliveira, Carlos Henke deSaito, Carlos Hiroo2020-08-14T19:58:28Zoai:periodicos.furg.br:article/3233Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL D’Almeida, Marcelo Lopes educação ambiental mediação didática temas transversais ensino de Geografia. |
title_short |
UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
D’Almeida, Marcelo Lopes |
author_facet |
D’Almeida, Marcelo Lopes Fetter, Raquel Germanos, Erika Gomes, Mariana Ribeiro Oliveira, Carlos Henke de Saito, Carlos Hiroo |
author_role |
author |
author2 |
Fetter, Raquel Germanos, Erika Gomes, Mariana Ribeiro Oliveira, Carlos Henke de Saito, Carlos Hiroo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D’Almeida, Marcelo Lopes Fetter, Raquel Germanos, Erika Gomes, Mariana Ribeiro Oliveira, Carlos Henke de Saito, Carlos Hiroo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental mediação didática temas transversais ensino de Geografia. |
topic |
educação ambiental mediação didática temas transversais ensino de Geografia. |
description |
O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Geografia em uma turma de 7º ano/6º série do ensino fundamental como parte das ações de avaliação do potencial mediador do material didático Probio-EA. O conjunto de lâminas de portifólios do material didático não foi utilizado diretamente em sala de aula, mas seus temas e assuntos foram adaptados à sequência pedagógica planejada para a turma, que incluía o estudo por regiões geoeconômicas brasileiras, mantendo o foco basicamente nos conflitos socioambientais. Portanto, os biomas abordados no material didático Probio-EA eram apresentados à medida que estes se faziam presentes nas regiões geo-econômicas estudadas. Já as ações positivas não foram trabalhadas como questões pontuais, como as apresentadas nos portifólios, extensamente desenvolvidas, mas na forma de considerações paralelas aos conflitos socioambientais, no sentido de formar o espírito crítico dos alunos. O material didático do Probio-EA foi considerado um subsídio a mais para promover aulas com dinâmicas diferenciadas, para fornecer conhecimento complementar e ser mais incisivo em questões que o livro didático dos alunos não contempla ou trata de forma superficial, mostrando como se dá essa relação entre o social e o ambiental na busca da sustentabilidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3233 10.14295/remea.v27i0.3233 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3233 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v27i0.3233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3233/1920 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 2011 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782887809024 |