PROJETOS DE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO COM VISTA À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Reginaldo dos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Frenedozo, Rita de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2856
Resumo: Com foco em metodologia de ensino, esse artigo relata um estudo preliminar, de abordagem quali-quantitativo, como parte das reflexões para uma tese de doutorado onde, objetivou-se identificar contribuições que a pesquisa como princípio educativo, pode oferecer à prática do pensamento reconstrutivo, como contributo ao ensino de ciências, que também, visa à Alfabetização Científica e Tecnologia e a Educação Ambiental. Tal objetivo procurou responder a seguinte pergunta: A pesquisa como princípio educativo contribui com a promoção do pensamento reconstrutivo? Tal estudo se deu pela realização de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2011, junto a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Osasco-SP. A fundamentação teórica buscou aporte em Pedro Demo, António Cachapuz, entre outros autores. Os resultados alcançados revelaram que, a articulação do ensino de ciências por meio da pesquisa como princípio educativo, pode oferecer importantes contribuições à promoção do pensamento reconstrutivo, à Alfabetização Científica e Tecnologia, e Educação Ambiental.
id FURG-9_4cad23af05b108e27b2656d4eafe0ee9
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2856
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling PROJETOS DE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO COM VISTA À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.Alfabetização Científica e TecnológicaEnsino de CiênciasEducação Ambiental.Com foco em metodologia de ensino, esse artigo relata um estudo preliminar, de abordagem quali-quantitativo, como parte das reflexões para uma tese de doutorado onde, objetivou-se identificar contribuições que a pesquisa como princípio educativo, pode oferecer à prática do pensamento reconstrutivo, como contributo ao ensino de ciências, que também, visa à Alfabetização Científica e Tecnologia e a Educação Ambiental. Tal objetivo procurou responder a seguinte pergunta: A pesquisa como princípio educativo contribui com a promoção do pensamento reconstrutivo? Tal estudo se deu pela realização de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2011, junto a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Osasco-SP. A fundamentação teórica buscou aporte em Pedro Demo, António Cachapuz, entre outros autores. Os resultados alcançados revelaram que, a articulação do ensino de ciências por meio da pesquisa como princípio educativo, pode oferecer importantes contribuições à promoção do pensamento reconstrutivo, à Alfabetização Científica e Tecnologia, e Educação Ambiental.Lepidus2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/285610.14295/remea.v29i0.2856REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 29 (2012): Volume 29: julho a dezembro de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2856/1904Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Reginaldo dosFrenedozo, Rita de Cássia2020-08-14T19:58:07Zoai:periodicos.furg.br:article/2856Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PROJETOS DE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO COM VISTA À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
title PROJETOS DE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO COM VISTA À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
spellingShingle PROJETOS DE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO COM VISTA À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Santos, Reginaldo dos
Alfabetização Científica e Tecnológica
Ensino de Ciências
Educação Ambiental.
title_short PROJETOS DE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO COM VISTA À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
title_full PROJETOS DE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO COM VISTA À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
title_fullStr PROJETOS DE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO COM VISTA À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
title_full_unstemmed PROJETOS DE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO COM VISTA À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
title_sort PROJETOS DE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO COM VISTA À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
author Santos, Reginaldo dos
author_facet Santos, Reginaldo dos
Frenedozo, Rita de Cássia
author_role author
author2 Frenedozo, Rita de Cássia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Reginaldo dos
Frenedozo, Rita de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Científica e Tecnológica
Ensino de Ciências
Educação Ambiental.
topic Alfabetização Científica e Tecnológica
Ensino de Ciências
Educação Ambiental.
description Com foco em metodologia de ensino, esse artigo relata um estudo preliminar, de abordagem quali-quantitativo, como parte das reflexões para uma tese de doutorado onde, objetivou-se identificar contribuições que a pesquisa como princípio educativo, pode oferecer à prática do pensamento reconstrutivo, como contributo ao ensino de ciências, que também, visa à Alfabetização Científica e Tecnologia e a Educação Ambiental. Tal objetivo procurou responder a seguinte pergunta: A pesquisa como princípio educativo contribui com a promoção do pensamento reconstrutivo? Tal estudo se deu pela realização de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2011, junto a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Osasco-SP. A fundamentação teórica buscou aporte em Pedro Demo, António Cachapuz, entre outros autores. Os resultados alcançados revelaram que, a articulação do ensino de ciências por meio da pesquisa como princípio educativo, pode oferecer importantes contribuições à promoção do pensamento reconstrutivo, à Alfabetização Científica e Tecnologia, e Educação Ambiental.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2856
10.14295/remea.v29i0.2856
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2856
identifier_str_mv 10.14295/remea.v29i0.2856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2856/1904
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 29 (2012): Volume 29: julho a dezembro de 2012
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781895856128