Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Reginaldo dos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Frenedozo, Rita de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3756
Resumo: Com foco em metodologia de ensino, esse artigo relata um estudo preliminar, de abordagem quali-quantitativo, como parte das reflexões para uma tese de doutorado onde, objetivou-se identificar contribuições que a pesquisa como princípio educativo, pode oferecer à prática do pensamento reconstrutivo, como contributo ao ensino de ciências, que também, visa à Alfabetização Científica e Tecnologia e a Educação Ambiental. Tal objetivo procurou responder a seguinte pergunta: A pesquisa como princípio educativo contribui com a promoção do pensamento reconstrutivo? Tal estudo se deu pela realização de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2011, junto a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Osasco-SP. A fundamentação teórica buscou aporte em Pedro Demo, António Cachapuz, entre outros autores. Os resultados alcançados revelaram que, a articulação do ensino de ciências por meio da pesquisa como princípio educativo, pode oferecer importantes contribuições à promoção do pensamento reconstrutivo, à Alfabetização Científica e Tecnologia, e Educação Ambiental.
id FURG_68852d8b482ed220bde5244f9bb77855
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3756
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambientalAlfabetização científica e tecnológicaEnsino de ciênciasEducação ambientalScientific and technological literacyScience educationEnvironmental educationCom foco em metodologia de ensino, esse artigo relata um estudo preliminar, de abordagem quali-quantitativo, como parte das reflexões para uma tese de doutorado onde, objetivou-se identificar contribuições que a pesquisa como princípio educativo, pode oferecer à prática do pensamento reconstrutivo, como contributo ao ensino de ciências, que também, visa à Alfabetização Científica e Tecnologia e a Educação Ambiental. Tal objetivo procurou responder a seguinte pergunta: A pesquisa como princípio educativo contribui com a promoção do pensamento reconstrutivo? Tal estudo se deu pela realização de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2011, junto a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Osasco-SP. A fundamentação teórica buscou aporte em Pedro Demo, António Cachapuz, entre outros autores. Os resultados alcançados revelaram que, a articulação do ensino de ciências por meio da pesquisa como princípio educativo, pode oferecer importantes contribuições à promoção do pensamento reconstrutivo, à Alfabetização Científica e Tecnologia, e Educação Ambiental.With a focus on teaching methodology, this article reports a preliminary study of qualitative and quantitative approach, as part of discussions for a doctoral thesis which aimed to identify contributions that research as an educational principle, can offer to the practice of reconstructive thought as a contribution to science teaching, which also aims to Literacy in Science and Technology and Environmental Education. This objective sought to answer the following question: Research as an educational principle contributes to the promotion of reconstructive thought? This study was made for conducting a research program developed in 2011, along with high school students from a public school in Osasco-SP. The theoretical contribution sought in Peter Demo, Antonio Cachapuz, among others. The results showed that the articulation of science education through research as an educative principle can provide important contributions to the promotion of reconstructive thinking, Literacy, Science and Technology, and Environmental Education.2013-09-10T18:23:20Z2013-09-10T18:23:20Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Reginaldo dos; FRENEDOZO, Rita de Cássia. Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2856/1904>. Acesso em: Ago 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3756porSantos, Reginaldo dosFrenedozo, Rita de Cássiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-10T18:23:20Zoai:repositorio.furg.br:1/3756Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-10T18:23:20Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental
title Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental
spellingShingle Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental
Santos, Reginaldo dos
Alfabetização científica e tecnológica
Ensino de ciências
Educação ambiental
Scientific and technological literacy
Science education
Environmental education
title_short Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental
title_full Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental
title_fullStr Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental
title_full_unstemmed Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental
title_sort Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental
author Santos, Reginaldo dos
author_facet Santos, Reginaldo dos
Frenedozo, Rita de Cássia
author_role author
author2 Frenedozo, Rita de Cássia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Reginaldo dos
Frenedozo, Rita de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização científica e tecnológica
Ensino de ciências
Educação ambiental
Scientific and technological literacy
Science education
Environmental education
topic Alfabetização científica e tecnológica
Ensino de ciências
Educação ambiental
Scientific and technological literacy
Science education
Environmental education
description Com foco em metodologia de ensino, esse artigo relata um estudo preliminar, de abordagem quali-quantitativo, como parte das reflexões para uma tese de doutorado onde, objetivou-se identificar contribuições que a pesquisa como princípio educativo, pode oferecer à prática do pensamento reconstrutivo, como contributo ao ensino de ciências, que também, visa à Alfabetização Científica e Tecnologia e a Educação Ambiental. Tal objetivo procurou responder a seguinte pergunta: A pesquisa como princípio educativo contribui com a promoção do pensamento reconstrutivo? Tal estudo se deu pela realização de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2011, junto a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Osasco-SP. A fundamentação teórica buscou aporte em Pedro Demo, António Cachapuz, entre outros autores. Os resultados alcançados revelaram que, a articulação do ensino de ciências por meio da pesquisa como princípio educativo, pode oferecer importantes contribuições à promoção do pensamento reconstrutivo, à Alfabetização Científica e Tecnologia, e Educação Ambiental.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-09-10T18:23:20Z
2013-09-10T18:23:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Reginaldo dos; FRENEDOZO, Rita de Cássia. Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2856/1904>. Acesso em: Ago 2013.
15171256
http://repositorio.furg.br/handle/1/3756
identifier_str_mv SANTOS, Reginaldo dos; FRENEDOZO, Rita de Cássia. Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2856/1904>. Acesso em: Ago 2013.
15171256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187258200621056