Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/3756 |
Resumo: | Com foco em metodologia de ensino, esse artigo relata um estudo preliminar, de abordagem quali-quantitativo, como parte das reflexões para uma tese de doutorado onde, objetivou-se identificar contribuições que a pesquisa como princípio educativo, pode oferecer à prática do pensamento reconstrutivo, como contributo ao ensino de ciências, que também, visa à Alfabetização Científica e Tecnologia e a Educação Ambiental. Tal objetivo procurou responder a seguinte pergunta: A pesquisa como princípio educativo contribui com a promoção do pensamento reconstrutivo? Tal estudo se deu pela realização de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2011, junto a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Osasco-SP. A fundamentação teórica buscou aporte em Pedro Demo, António Cachapuz, entre outros autores. Os resultados alcançados revelaram que, a articulação do ensino de ciências por meio da pesquisa como princípio educativo, pode oferecer importantes contribuições à promoção do pensamento reconstrutivo, à Alfabetização Científica e Tecnologia, e Educação Ambiental. |
id |
FURG_68852d8b482ed220bde5244f9bb77855 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/3756 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambientalAlfabetização científica e tecnológicaEnsino de ciênciasEducação ambientalScientific and technological literacyScience educationEnvironmental educationCom foco em metodologia de ensino, esse artigo relata um estudo preliminar, de abordagem quali-quantitativo, como parte das reflexões para uma tese de doutorado onde, objetivou-se identificar contribuições que a pesquisa como princípio educativo, pode oferecer à prática do pensamento reconstrutivo, como contributo ao ensino de ciências, que também, visa à Alfabetização Científica e Tecnologia e a Educação Ambiental. Tal objetivo procurou responder a seguinte pergunta: A pesquisa como princípio educativo contribui com a promoção do pensamento reconstrutivo? Tal estudo se deu pela realização de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2011, junto a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Osasco-SP. A fundamentação teórica buscou aporte em Pedro Demo, António Cachapuz, entre outros autores. Os resultados alcançados revelaram que, a articulação do ensino de ciências por meio da pesquisa como princípio educativo, pode oferecer importantes contribuições à promoção do pensamento reconstrutivo, à Alfabetização Científica e Tecnologia, e Educação Ambiental.With a focus on teaching methodology, this article reports a preliminary study of qualitative and quantitative approach, as part of discussions for a doctoral thesis which aimed to identify contributions that research as an educational principle, can offer to the practice of reconstructive thought as a contribution to science teaching, which also aims to Literacy in Science and Technology and Environmental Education. This objective sought to answer the following question: Research as an educational principle contributes to the promotion of reconstructive thought? This study was made for conducting a research program developed in 2011, along with high school students from a public school in Osasco-SP. The theoretical contribution sought in Peter Demo, Antonio Cachapuz, among others. The results showed that the articulation of science education through research as an educative principle can provide important contributions to the promotion of reconstructive thinking, Literacy, Science and Technology, and Environmental Education.2013-09-10T18:23:20Z2013-09-10T18:23:20Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Reginaldo dos; FRENEDOZO, Rita de Cássia. Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2856/1904>. Acesso em: Ago 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3756porSantos, Reginaldo dosFrenedozo, Rita de Cássiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-10T18:23:20Zoai:repositorio.furg.br:1/3756Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-10T18:23:20Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental |
title |
Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental |
spellingShingle |
Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental Santos, Reginaldo dos Alfabetização científica e tecnológica Ensino de ciências Educação ambiental Scientific and technological literacy Science education Environmental education |
title_short |
Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental |
title_full |
Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental |
title_fullStr |
Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental |
title_sort |
Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental |
author |
Santos, Reginaldo dos |
author_facet |
Santos, Reginaldo dos Frenedozo, Rita de Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Frenedozo, Rita de Cássia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Reginaldo dos Frenedozo, Rita de Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização científica e tecnológica Ensino de ciências Educação ambiental Scientific and technological literacy Science education Environmental education |
topic |
Alfabetização científica e tecnológica Ensino de ciências Educação ambiental Scientific and technological literacy Science education Environmental education |
description |
Com foco em metodologia de ensino, esse artigo relata um estudo preliminar, de abordagem quali-quantitativo, como parte das reflexões para uma tese de doutorado onde, objetivou-se identificar contribuições que a pesquisa como princípio educativo, pode oferecer à prática do pensamento reconstrutivo, como contributo ao ensino de ciências, que também, visa à Alfabetização Científica e Tecnologia e a Educação Ambiental. Tal objetivo procurou responder a seguinte pergunta: A pesquisa como princípio educativo contribui com a promoção do pensamento reconstrutivo? Tal estudo se deu pela realização de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2011, junto a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Osasco-SP. A fundamentação teórica buscou aporte em Pedro Demo, António Cachapuz, entre outros autores. Os resultados alcançados revelaram que, a articulação do ensino de ciências por meio da pesquisa como princípio educativo, pode oferecer importantes contribuições à promoção do pensamento reconstrutivo, à Alfabetização Científica e Tecnologia, e Educação Ambiental. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2013-09-10T18:23:20Z 2013-09-10T18:23:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Reginaldo dos; FRENEDOZO, Rita de Cássia. Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2856/1904>. Acesso em: Ago 2013. 15171256 http://repositorio.furg.br/handle/1/3756 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Reginaldo dos; FRENEDOZO, Rita de Cássia. Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2856/1904>. Acesso em: Ago 2013. 15171256 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187258200621056 |