A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Ana Cristina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9701
Resumo: Pela exploração de narrativas sobre o Mundo Natural este trabalho propõe uma comunicação professor-aluno mais provocativa, potenciando maior aproximação à Ciência através de novos instrumentos pedagógicos. Como exemplos que ligam as práticas científicas à realidade quotidiana três livros sobre Biodiversidade e Sustentabilidade para diferentes públicos são apresentados em contexto educativo formal (escolas) e não-formal (Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Com base numa análise caracterizadora das histórias, e de ensaios que se revelaram facilitadores da motivação, compreensão e assimilação de conhecimento, sugerem-se linhas orientadoras e uma dinamização educativa alternativa na prossecução dos curricula escolares. A integrar regularmente no ensino das Ciências Naturais, estes diálogos em storytelling, sendo agregadores de interesses de docentes e estudantes, captam a atenção, estimulam a criatividade e predispõem para novas aprendizagens, práticas reflexivas e interventivas.
id FURG-9_4e4a979c48c6a07f03854e0801d43451
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9701
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de CiênciaCiência. Educação. NarrativaPela exploração de narrativas sobre o Mundo Natural este trabalho propõe uma comunicação professor-aluno mais provocativa, potenciando maior aproximação à Ciência através de novos instrumentos pedagógicos. Como exemplos que ligam as práticas científicas à realidade quotidiana três livros sobre Biodiversidade e Sustentabilidade para diferentes públicos são apresentados em contexto educativo formal (escolas) e não-formal (Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Com base numa análise caracterizadora das histórias, e de ensaios que se revelaram facilitadores da motivação, compreensão e assimilação de conhecimento, sugerem-se linhas orientadoras e uma dinamização educativa alternativa na prossecução dos curricula escolares. A integrar regularmente no ensino das Ciências Naturais, estes diálogos em storytelling, sendo agregadores de interesses de docentes e estudantes, captam a atenção, estimulam a criatividade e predispõem para novas aprendizagens, práticas reflexivas e interventivas.Lepidus2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/970110.14295/remea.v36i3.9701REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 292-3181517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9701/6300Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Ana Cristina2019-12-17T19:33:14Zoai:periodicos.furg.br:article/9701Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-12-17T19:33:14Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência
title A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência
spellingShingle A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência
Tavares, Ana Cristina
Ciência. Educação. Narrativa
title_short A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência
title_full A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência
title_fullStr A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência
title_full_unstemmed A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência
title_sort A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência
author Tavares, Ana Cristina
author_facet Tavares, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência. Educação. Narrativa
topic Ciência. Educação. Narrativa
description Pela exploração de narrativas sobre o Mundo Natural este trabalho propõe uma comunicação professor-aluno mais provocativa, potenciando maior aproximação à Ciência através de novos instrumentos pedagógicos. Como exemplos que ligam as práticas científicas à realidade quotidiana três livros sobre Biodiversidade e Sustentabilidade para diferentes públicos são apresentados em contexto educativo formal (escolas) e não-formal (Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Com base numa análise caracterizadora das histórias, e de ensaios que se revelaram facilitadores da motivação, compreensão e assimilação de conhecimento, sugerem-se linhas orientadoras e uma dinamização educativa alternativa na prossecução dos curricula escolares. A integrar regularmente no ensino das Ciências Naturais, estes diálogos em storytelling, sendo agregadores de interesses de docentes e estudantes, captam a atenção, estimulam a criatividade e predispõem para novas aprendizagens, práticas reflexivas e interventivas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9701
10.14295/remea.v36i3.9701
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9701
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i3.9701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9701/6300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 292-318
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787258273792