A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9701 |
Resumo: | Pela exploração de narrativas sobre o Mundo Natural este trabalho propõe uma comunicação professor-aluno mais provocativa, potenciando maior aproximação à Ciência através de novos instrumentos pedagógicos. Como exemplos que ligam as práticas científicas à realidade quotidiana três livros sobre Biodiversidade e Sustentabilidade para diferentes públicos são apresentados em contexto educativo formal (escolas) e não-formal (Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Com base numa análise caracterizadora das histórias, e de ensaios que se revelaram facilitadores da motivação, compreensão e assimilação de conhecimento, sugerem-se linhas orientadoras e uma dinamização educativa alternativa na prossecução dos curricula escolares. A integrar regularmente no ensino das Ciências Naturais, estes diálogos em storytelling, sendo agregadores de interesses de docentes e estudantes, captam a atenção, estimulam a criatividade e predispõem para novas aprendizagens, práticas reflexivas e interventivas. |
id |
FURG-9_4e4a979c48c6a07f03854e0801d43451 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9701 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de CiênciaCiência. Educação. NarrativaPela exploração de narrativas sobre o Mundo Natural este trabalho propõe uma comunicação professor-aluno mais provocativa, potenciando maior aproximação à Ciência através de novos instrumentos pedagógicos. Como exemplos que ligam as práticas científicas à realidade quotidiana três livros sobre Biodiversidade e Sustentabilidade para diferentes públicos são apresentados em contexto educativo formal (escolas) e não-formal (Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Com base numa análise caracterizadora das histórias, e de ensaios que se revelaram facilitadores da motivação, compreensão e assimilação de conhecimento, sugerem-se linhas orientadoras e uma dinamização educativa alternativa na prossecução dos curricula escolares. A integrar regularmente no ensino das Ciências Naturais, estes diálogos em storytelling, sendo agregadores de interesses de docentes e estudantes, captam a atenção, estimulam a criatividade e predispõem para novas aprendizagens, práticas reflexivas e interventivas.Lepidus2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/970110.14295/remea.v36i3.9701REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 292-3181517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9701/6300Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Ana Cristina2019-12-17T19:33:14Zoai:periodicos.furg.br:article/9701Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-12-17T19:33:14Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência |
title |
A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência |
spellingShingle |
A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência Tavares, Ana Cristina Ciência. Educação. Narrativa |
title_short |
A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência |
title_full |
A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência |
title_fullStr |
A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência |
title_full_unstemmed |
A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência |
title_sort |
A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência |
author |
Tavares, Ana Cristina |
author_facet |
Tavares, Ana Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Ana Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência. Educação. Narrativa |
topic |
Ciência. Educação. Narrativa |
description |
Pela exploração de narrativas sobre o Mundo Natural este trabalho propõe uma comunicação professor-aluno mais provocativa, potenciando maior aproximação à Ciência através de novos instrumentos pedagógicos. Como exemplos que ligam as práticas científicas à realidade quotidiana três livros sobre Biodiversidade e Sustentabilidade para diferentes públicos são apresentados em contexto educativo formal (escolas) e não-formal (Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Com base numa análise caracterizadora das histórias, e de ensaios que se revelaram facilitadores da motivação, compreensão e assimilação de conhecimento, sugerem-se linhas orientadoras e uma dinamização educativa alternativa na prossecução dos curricula escolares. A integrar regularmente no ensino das Ciências Naturais, estes diálogos em storytelling, sendo agregadores de interesses de docentes e estudantes, captam a atenção, estimulam a criatividade e predispõem para novas aprendizagens, práticas reflexivas e interventivas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9701 10.14295/remea.v36i3.9701 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9701 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v36i3.9701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9701/6300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 292-318 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787258273792 |