Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesorado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19159 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar as possibilidades de desenvolvimento pessoal de professoras, concebendo a corporeidade como matriz orientadora de um processo de formação continuada na docência. O estudo foi desenvolvido no âmbito de um programa de formação continuada em yoga e educação e contou com a participação de 17 professoras atuantes na Educação Infantil de um Sistema Municipal de Ensino do interior de São Paulo. Os dados foram gerados por entrevistas semiestruturadas. As análises resultaram em reflexões sobre a corporeidade no âmbito do conhecimento de si e das relações afetivas e sociais. Constatou-se que o processo formativo promoveu a consciência corporal, o respeito aos limites do corpo, a descoberta das potencialidades, a consciência na respiração, a diminuição de dores físicas, estados de relaxamento, flexibilidade e equilíbrio. Somadas a tais percepções, as professoras indicaram melhor controle de ansiedade e de agitação, reflexões pessoais, socialização, autocontrole e tranquilidade. Conclui-se que a formação alcançou a dimensão pessoal das professoras, potencializando a manifestação e expressão da corporeidade por meio da prática e filosofia do yoga. A corporeidade presente nos processos formativos pode agregar mais qualidade na ampla esfera da formação docente, contemplando a dimensão pessoal articuladamente à profissional. |
id |
UFMA-3_38c5626cfc7741ed97e1b8239b951c6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19159 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesoradoCorporeality and personal development in continuing teacher educationA corporeidade e o desenvolvimento pessoal na formação continuada de professorasformação continuada de professores(as)desenvolvimento pessoalcorporeidadeformación continua del profesoradodesarrollo personalcorporeidadcontinuing teacher educationpersonal developmentcorporealityEste artigo tem por objetivo analisar as possibilidades de desenvolvimento pessoal de professoras, concebendo a corporeidade como matriz orientadora de um processo de formação continuada na docência. O estudo foi desenvolvido no âmbito de um programa de formação continuada em yoga e educação e contou com a participação de 17 professoras atuantes na Educação Infantil de um Sistema Municipal de Ensino do interior de São Paulo. Os dados foram gerados por entrevistas semiestruturadas. As análises resultaram em reflexões sobre a corporeidade no âmbito do conhecimento de si e das relações afetivas e sociais. Constatou-se que o processo formativo promoveu a consciência corporal, o respeito aos limites do corpo, a descoberta das potencialidades, a consciência na respiração, a diminuição de dores físicas, estados de relaxamento, flexibilidade e equilíbrio. Somadas a tais percepções, as professoras indicaram melhor controle de ansiedade e de agitação, reflexões pessoais, socialização, autocontrole e tranquilidade. Conclui-se que a formação alcançou a dimensão pessoal das professoras, potencializando a manifestação e expressão da corporeidade por meio da prática e filosofia do yoga. A corporeidade presente nos processos formativos pode agregar mais qualidade na ampla esfera da formação docente, contemplando a dimensão pessoal articuladamente à profissional.This article aims to analyze the possibilities of personal development of teachers, conceiving corporeality as a guiding matrix for a continuing education process in teaching. The study was developed as part of a continuing education program in yoga and education and had the participation of 17 teachers working in Early Childhood Education in a Municipal Education System in the interior of São Paulo. Data were generated through semi-structured interviews. The analyzes resulted in reflections on corporeality in the context of self-knowledge and affective and social relationships. It was found that the training process promoted body awareness, respect for the limits of the body, the discovery of potential, awareness of breathing, reduction of physical pain, states of relaxation, flexibility and balance. Added to these perceptions, the teachers indicated better control of anxiety and agitation, personal reflections, socialization, self-control and tranquility. It is concluded that the training reached the personal dimension of the teachers, enhancing the manifestation and expression of corporeality through the practice and philosophy of yoga. The corporeality present in training processes can add more quality to the broad sphere time in Word with new buttons that are shown where you need them.Este artículo tiene como objetivo analizar las posibilidades de desarrollo personal de los docentes, concibiendo la corporeidad como matriz rectora de un proceso de formación continua en la docencia. El estudio se desarrolló en el marco de un programa de educación continua en yoga y educación y contó con la participación de 17 docentes que trabajan en Educación Infantil en un Sistema Educativo Municipal del interior de São Paulo. Los datos se generaron a través de entrevistas semiestructuradas. Los análisis dieron como resultado reflexiones sobre la corporeidad en el contexto del autoconocimiento y las relaciones afectivas y sociales. Se encontró que el proceso de entrenamiento promovió la conciencia corporal, el respeto por los límites del cuerpo, el descubrimiento de potencialidades, la conciencia de la respiración, la reducción del dolor físico, los estados de relajación, flexibilidad y equilibrio. Sumado a estas percepciones, los docentes indicaron un mejor control de la ansiedad y la agitación, las reflexiones personales, la socialización, el autocontrol y la tranquilidad. Se concluye que la formación alcanzó la dimensión personal de los docentes, potenciando la manifestación y expresión de la corporalidad a través de la práctica y filosofía del yoga. La corporeidad presente en los procesos de formación puede sumar más calidad al amplio ámbito de la formación docente, contemplando la dimensión personal en conjunto con la profesional.Universidade Federal do Maranhão2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1915910.18764/2358-4319v15n1.2022.12Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 1, jan./abr. 2022; 308-3362358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19159/10993http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranzé, Fernanda PastoriRossi, Fernanda2022-05-06T04:02:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19159Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2022-05-06T04:02:05Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesorado Corporeality and personal development in continuing teacher education A corporeidade e o desenvolvimento pessoal na formação continuada de professoras |
title |
Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesorado |
spellingShingle |
Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesorado Franzé, Fernanda Pastori formação continuada de professores(as) desenvolvimento pessoal corporeidade formación continua del profesorado desarrollo personal corporeidad continuing teacher education personal development corporeality |
title_short |
Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesorado |
title_full |
Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesorado |
title_fullStr |
Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesorado |
title_full_unstemmed |
Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesorado |
title_sort |
Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesorado |
author |
Franzé, Fernanda Pastori |
author_facet |
Franzé, Fernanda Pastori Rossi, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Rossi, Fernanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franzé, Fernanda Pastori Rossi, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação continuada de professores(as) desenvolvimento pessoal corporeidade formación continua del profesorado desarrollo personal corporeidad continuing teacher education personal development corporeality |
topic |
formação continuada de professores(as) desenvolvimento pessoal corporeidade formación continua del profesorado desarrollo personal corporeidad continuing teacher education personal development corporeality |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar as possibilidades de desenvolvimento pessoal de professoras, concebendo a corporeidade como matriz orientadora de um processo de formação continuada na docência. O estudo foi desenvolvido no âmbito de um programa de formação continuada em yoga e educação e contou com a participação de 17 professoras atuantes na Educação Infantil de um Sistema Municipal de Ensino do interior de São Paulo. Os dados foram gerados por entrevistas semiestruturadas. As análises resultaram em reflexões sobre a corporeidade no âmbito do conhecimento de si e das relações afetivas e sociais. Constatou-se que o processo formativo promoveu a consciência corporal, o respeito aos limites do corpo, a descoberta das potencialidades, a consciência na respiração, a diminuição de dores físicas, estados de relaxamento, flexibilidade e equilíbrio. Somadas a tais percepções, as professoras indicaram melhor controle de ansiedade e de agitação, reflexões pessoais, socialização, autocontrole e tranquilidade. Conclui-se que a formação alcançou a dimensão pessoal das professoras, potencializando a manifestação e expressão da corporeidade por meio da prática e filosofia do yoga. A corporeidade presente nos processos formativos pode agregar mais qualidade na ampla esfera da formação docente, contemplando a dimensão pessoal articuladamente à profissional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19159 10.18764/2358-4319v15n1.2022.12 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19159 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319v15n1.2022.12 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19159/10993 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 1, jan./abr. 2022; 308-336 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711322208731136 |