Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesorado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzé, Fernanda Pastori
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rossi, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19159
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar as possibilidades de desenvolvimento pessoal de professoras, concebendo a corporeidade como matriz orientadora de um processo de formação continuada na docência. O estudo foi desenvolvido no âmbito de um programa de formação continuada em yoga e educação e contou com a participação de 17 professoras atuantes na Educação Infantil de um Sistema Municipal de Ensino do interior de São Paulo. Os dados foram gerados por entrevistas semiestruturadas. As análises resultaram em reflexões sobre a corporeidade no âmbito do conhecimento de si e das relações afetivas e sociais. Constatou-se que o processo formativo promoveu a consciência corporal, o respeito aos limites do corpo, a descoberta das potencialidades, a consciência na respiração, a diminuição de dores físicas, estados de relaxamento, flexibilidade e equilíbrio. Somadas a tais percepções, as professoras indicaram melhor controle de ansiedade e de agitação, reflexões pessoais, socialização, autocontrole e tranquilidade. Conclui-se que a formação alcançou a dimensão pessoal das professoras, potencializando a manifestação e expressão da corporeidade por meio da prática e filosofia do yoga. A corporeidade presente nos processos formativos pode agregar mais qualidade na ampla esfera da formação docente, contemplando a dimensão pessoal articuladamente à profissional.
id UFMA-3_38c5626cfc7741ed97e1b8239b951c6a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19159
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesoradoCorporeality and personal development in continuing teacher educationA corporeidade e o desenvolvimento pessoal na formação continuada de professorasformação continuada de professores(as)desenvolvimento pessoalcorporeidadeformación continua del profesoradodesarrollo personalcorporeidadcontinuing teacher educationpersonal developmentcorporealityEste artigo tem por objetivo analisar as possibilidades de desenvolvimento pessoal de professoras, concebendo a corporeidade como matriz orientadora de um processo de formação continuada na docência. O estudo foi desenvolvido no âmbito de um programa de formação continuada em yoga e educação e contou com a participação de 17 professoras atuantes na Educação Infantil de um Sistema Municipal de Ensino do interior de São Paulo. Os dados foram gerados por entrevistas semiestruturadas. As análises resultaram em reflexões sobre a corporeidade no âmbito do conhecimento de si e das relações afetivas e sociais. Constatou-se que o processo formativo promoveu a consciência corporal, o respeito aos limites do corpo, a descoberta das potencialidades, a consciência na respiração, a diminuição de dores físicas, estados de relaxamento, flexibilidade e equilíbrio. Somadas a tais percepções, as professoras indicaram melhor controle de ansiedade e de agitação, reflexões pessoais, socialização, autocontrole e tranquilidade. Conclui-se que a formação alcançou a dimensão pessoal das professoras, potencializando a manifestação e expressão da corporeidade por meio da prática e filosofia do yoga. A corporeidade presente nos processos formativos pode agregar mais qualidade na ampla esfera da formação docente, contemplando a dimensão pessoal articuladamente à profissional.This article aims to analyze the possibilities of personal development of teachers, conceiving corporeality as a guiding matrix for a continuing education process in teaching. The study was developed as part of a continuing education program in yoga and education and had the participation of 17 teachers working in Early Childhood Education in a Municipal Education System in the interior of São Paulo. Data were generated through semi-structured interviews. The analyzes resulted in reflections on corporeality in the context of self-knowledge and affective and social relationships. It was found that the training process promoted body awareness, respect for the limits of the body, the discovery of potential, awareness of breathing, reduction of physical pain, states of relaxation, flexibility and balance. Added to these perceptions, the teachers indicated better control of anxiety and agitation, personal reflections, socialization, self-control and tranquility. It is concluded that the training reached the personal dimension of the teachers, enhancing the manifestation and expression of corporeality through the practice and philosophy of yoga. The corporeality present in training processes can add more quality to the broad sphere time in Word with new buttons that are shown where you need them.Este artículo tiene como objetivo analizar las posibilidades de desarrollo personal de los docentes, concibiendo la corporeidad como matriz rectora de un proceso de formación continua en la docencia. El estudio se desarrolló en el marco de un programa de educación continua en yoga y educación y contó con la participación de 17 docentes que trabajan en Educación Infantil en un Sistema Educativo Municipal del interior de São Paulo. Los datos se generaron a través de entrevistas semiestructuradas. Los análisis dieron como resultado reflexiones sobre la corporeidad en el contexto del autoconocimiento y las relaciones afectivas y sociales. Se encontró que el proceso de entrenamiento promovió la conciencia corporal, el respeto por los límites del cuerpo, el descubrimiento de potencialidades, la conciencia de la respiración, la reducción del dolor físico, los estados de relajación, flexibilidad y equilibrio. Sumado a estas percepciones, los docentes indicaron un mejor control de la ansiedad y la agitación, las reflexiones personales, la socialización, el autocontrol y la tranquilidad. Se concluye que la formación alcanzó la dimensión personal de los docentes, potenciando la manifestación y expresión de la corporalidad a través de la práctica y filosofía del yoga. La corporeidad presente en los procesos de formación puede sumar más calidad al amplio ámbito de la formación docente, contemplando la dimensión personal en conjunto con la profesional.Universidade Federal do Maranhão2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1915910.18764/2358-4319v15n1.2022.12Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 1, jan./abr. 2022; 308-3362358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19159/10993http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranzé, Fernanda PastoriRossi, Fernanda2022-05-06T04:02:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19159Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2022-05-06T04:02:05Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesorado
Corporeality and personal development in continuing teacher education
A corporeidade e o desenvolvimento pessoal na formação continuada de professoras
title Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesorado
spellingShingle Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesorado
Franzé, Fernanda Pastori
formação continuada de professores(as)
desenvolvimento pessoal
corporeidade
formación continua del profesorado
desarrollo personal
corporeidad
continuing teacher education
personal development
corporeality
title_short Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesorado
title_full Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesorado
title_fullStr Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesorado
title_full_unstemmed Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesorado
title_sort Corporalidad y desarrollo personal en la formación continua del profesorado
author Franzé, Fernanda Pastori
author_facet Franzé, Fernanda Pastori
Rossi, Fernanda
author_role author
author2 Rossi, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franzé, Fernanda Pastori
Rossi, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv formação continuada de professores(as)
desenvolvimento pessoal
corporeidade
formación continua del profesorado
desarrollo personal
corporeidad
continuing teacher education
personal development
corporeality
topic formação continuada de professores(as)
desenvolvimento pessoal
corporeidade
formación continua del profesorado
desarrollo personal
corporeidad
continuing teacher education
personal development
corporeality
description Este artigo tem por objetivo analisar as possibilidades de desenvolvimento pessoal de professoras, concebendo a corporeidade como matriz orientadora de um processo de formação continuada na docência. O estudo foi desenvolvido no âmbito de um programa de formação continuada em yoga e educação e contou com a participação de 17 professoras atuantes na Educação Infantil de um Sistema Municipal de Ensino do interior de São Paulo. Os dados foram gerados por entrevistas semiestruturadas. As análises resultaram em reflexões sobre a corporeidade no âmbito do conhecimento de si e das relações afetivas e sociais. Constatou-se que o processo formativo promoveu a consciência corporal, o respeito aos limites do corpo, a descoberta das potencialidades, a consciência na respiração, a diminuição de dores físicas, estados de relaxamento, flexibilidade e equilíbrio. Somadas a tais percepções, as professoras indicaram melhor controle de ansiedade e de agitação, reflexões pessoais, socialização, autocontrole e tranquilidade. Conclui-se que a formação alcançou a dimensão pessoal das professoras, potencializando a manifestação e expressão da corporeidade por meio da prática e filosofia do yoga. A corporeidade presente nos processos formativos pode agregar mais qualidade na ampla esfera da formação docente, contemplando a dimensão pessoal articuladamente à profissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19159
10.18764/2358-4319v15n1.2022.12
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19159
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319v15n1.2022.12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19159/10993
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 1, jan./abr. 2022; 308-336
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711322208731136