FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Monica Lopes Folena
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Maria Marly de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3849
Resumo: Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso realizado com professores de Biologia de escolas públicas e privadas de Recife/PE e que são mestrandos de um Programa de Pósgraduação em Ensino das Ciências. O objetivo geral do mesmo é analisar a formação inicial e continuada destes docentes em relação à Educação Ambiental. A entrevista foi escolhida como instrumento de coleta de dados. Os resultados apontam para a carência de formação inicial e continuada que prepare os professores para o trabalho com a temática ambiental, o que representa dificuldade para o desenvolvimento da Educação Ambiental na escola como sugerem documentos oficiais. Algumas estratégias citadas para melhorar a formação dos professores são: interdisciplinaridade, conscientização, debates e pesquisa em Educação Ambiental.
id FURG-9_5a42c3e7804612b219042cb39472ebcf
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3849
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIASFormação inicialFormação continuadaProfessores de BiologiaEducação Ambiental.Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso realizado com professores de Biologia de escolas públicas e privadas de Recife/PE e que são mestrandos de um Programa de Pósgraduação em Ensino das Ciências. O objetivo geral do mesmo é analisar a formação inicial e continuada destes docentes em relação à Educação Ambiental. A entrevista foi escolhida como instrumento de coleta de dados. Os resultados apontam para a carência de formação inicial e continuada que prepare os professores para o trabalho com a temática ambiental, o que representa dificuldade para o desenvolvimento da Educação Ambiental na escola como sugerem documentos oficiais. Algumas estratégias citadas para melhorar a formação dos professores são: interdisciplinaridade, conscientização, debates e pesquisa em Educação Ambiental.Lepidus2013-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/384910.14295/remea.v20i0.3849REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3849/2294Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Monica Lopes FolenaOliveira, Maria Marly de2020-08-14T20:00:15Zoai:periodicos.furg.br:article/3849Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Araújo, Monica Lopes Folena
Formação inicial
Formação continuada
Professores de Biologia
Educação Ambiental.
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
author Araújo, Monica Lopes Folena
author_facet Araújo, Monica Lopes Folena
Oliveira, Maria Marly de
author_role author
author2 Oliveira, Maria Marly de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Monica Lopes Folena
Oliveira, Maria Marly de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Formação continuada
Professores de Biologia
Educação Ambiental.
topic Formação inicial
Formação continuada
Professores de Biologia
Educação Ambiental.
description Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso realizado com professores de Biologia de escolas públicas e privadas de Recife/PE e que são mestrandos de um Programa de Pósgraduação em Ensino das Ciências. O objetivo geral do mesmo é analisar a formação inicial e continuada destes docentes em relação à Educação Ambiental. A entrevista foi escolhida como instrumento de coleta de dados. Os resultados apontam para a carência de formação inicial e continuada que prepare os professores para o trabalho com a temática ambiental, o que representa dificuldade para o desenvolvimento da Educação Ambiental na escola como sugerem documentos oficiais. Algumas estratégias citadas para melhorar a formação dos professores são: interdisciplinaridade, conscientização, debates e pesquisa em Educação Ambiental.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3849
10.14295/remea.v20i0.3849
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3849
identifier_str_mv 10.14295/remea.v20i0.3849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3849/2294
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 2008
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783901782016