FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3849 |
Resumo: | Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso realizado com professores de Biologia de escolas públicas e privadas de Recife/PE e que são mestrandos de um Programa de Pósgraduação em Ensino das Ciências. O objetivo geral do mesmo é analisar a formação inicial e continuada destes docentes em relação à Educação Ambiental. A entrevista foi escolhida como instrumento de coleta de dados. Os resultados apontam para a carência de formação inicial e continuada que prepare os professores para o trabalho com a temática ambiental, o que representa dificuldade para o desenvolvimento da Educação Ambiental na escola como sugerem documentos oficiais. Algumas estratégias citadas para melhorar a formação dos professores são: interdisciplinaridade, conscientização, debates e pesquisa em Educação Ambiental. |
id |
FURG-9_5a42c3e7804612b219042cb39472ebcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3849 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIASFormação inicialFormação continuadaProfessores de BiologiaEducação Ambiental.Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso realizado com professores de Biologia de escolas públicas e privadas de Recife/PE e que são mestrandos de um Programa de Pósgraduação em Ensino das Ciências. O objetivo geral do mesmo é analisar a formação inicial e continuada destes docentes em relação à Educação Ambiental. A entrevista foi escolhida como instrumento de coleta de dados. Os resultados apontam para a carência de formação inicial e continuada que prepare os professores para o trabalho com a temática ambiental, o que representa dificuldade para o desenvolvimento da Educação Ambiental na escola como sugerem documentos oficiais. Algumas estratégias citadas para melhorar a formação dos professores são: interdisciplinaridade, conscientização, debates e pesquisa em Educação Ambiental.Lepidus2013-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/384910.14295/remea.v20i0.3849REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3849/2294Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Monica Lopes FolenaOliveira, Maria Marly de2020-08-14T20:00:15Zoai:periodicos.furg.br:article/3849Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS Araújo, Monica Lopes Folena Formação inicial Formação continuada Professores de Biologia Educação Ambiental. |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS |
author |
Araújo, Monica Lopes Folena |
author_facet |
Araújo, Monica Lopes Folena Oliveira, Maria Marly de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Maria Marly de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Monica Lopes Folena Oliveira, Maria Marly de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Formação continuada Professores de Biologia Educação Ambiental. |
topic |
Formação inicial Formação continuada Professores de Biologia Educação Ambiental. |
description |
Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso realizado com professores de Biologia de escolas públicas e privadas de Recife/PE e que são mestrandos de um Programa de Pósgraduação em Ensino das Ciências. O objetivo geral do mesmo é analisar a formação inicial e continuada destes docentes em relação à Educação Ambiental. A entrevista foi escolhida como instrumento de coleta de dados. Os resultados apontam para a carência de formação inicial e continuada que prepare os professores para o trabalho com a temática ambiental, o que representa dificuldade para o desenvolvimento da Educação Ambiental na escola como sugerem documentos oficiais. Algumas estratégias citadas para melhorar a formação dos professores são: interdisciplinaridade, conscientização, debates e pesquisa em Educação Ambiental. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3849 10.14295/remea.v20i0.3849 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3849 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v20i0.3849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3849/2294 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 2008 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783901782016 |