Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300001hmp5 |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38048 |
Resumo: | Temas como Avaliação e Formação Continuada de Professores constituem-se o centro de inúmeras discussões quando se trata de qualidade em educação. (Leite, 2007). Corroborando com esta idéia, a preocupação com a formação profissional dos professores que se encontram em pleno exercício do magistério tem levado pesquisadores, a vários embates e diferentes estudos sobre o assunto. Nos últimos anos houve um crescente aumento nas pesquisas educacionais, com enfoque no professor e na sua profissão, no percurso profissional, no pensamento e na prática docente. Contudo, mesmo em meio ao progresso e evolução revelados por diferentes pesquisas, reconhece-se que o professor ainda é apresentado como um produtor de saberes, onde o seu desempenho como produtor desses “saberes” vai depender, acima de tudo, de sua formação, processo iniciado na universidade, que “conserva, memoriza, integra e ritualiza uma herança cultural de saberes, idéias e valores, porque ela se incumbe de reexaminá-la, atualizá-la e transmiti-la” (Almeida e Carvalho, 2002). [...] |
id |
UFC-7_a075bf5dd9ba75f9a81fa35383e3d31c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38048 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — PiauiAnáliseFormação inicialFormação ContinuadaFormação de ProfessoresTemas como Avaliação e Formação Continuada de Professores constituem-se o centro de inúmeras discussões quando se trata de qualidade em educação. (Leite, 2007). Corroborando com esta idéia, a preocupação com a formação profissional dos professores que se encontram em pleno exercício do magistério tem levado pesquisadores, a vários embates e diferentes estudos sobre o assunto. Nos últimos anos houve um crescente aumento nas pesquisas educacionais, com enfoque no professor e na sua profissão, no percurso profissional, no pensamento e na prática docente. Contudo, mesmo em meio ao progresso e evolução revelados por diferentes pesquisas, reconhece-se que o professor ainda é apresentado como um produtor de saberes, onde o seu desempenho como produtor desses “saberes” vai depender, acima de tudo, de sua formação, processo iniciado na universidade, que “conserva, memoriza, integra e ritualiza uma herança cultural de saberes, idéias e valores, porque ela se incumbe de reexaminá-la, atualizá-la e transmiti-la” (Almeida e Carvalho, 2002). [...]V Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-12-14T10:53:15Z2018-12-14T10:53:15Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA FILHO, Edson Cavalcanti da; SILVA, Luis Paulo Teixeira da; MOURA, Kelly Cristine Rodrigues de; MENDES, Debora Lucia Lima Leite. Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2186-2201.85 7485 099 3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38048ark:/83112/001300001hmp5Silva Filho, Edson Cavalcanti daSilva, Luis Paulo Teixeira daMoura, Kelly Cristine Rodrigues deMendes, Debora Lucia Lima Leiteporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38048Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:52.084898Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui |
title |
Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui |
spellingShingle |
Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui Silva Filho, Edson Cavalcanti da Análise Formação inicial Formação Continuada Formação de Professores |
title_short |
Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui |
title_full |
Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui |
title_fullStr |
Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui |
title_full_unstemmed |
Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui |
title_sort |
Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui |
author |
Silva Filho, Edson Cavalcanti da |
author_facet |
Silva Filho, Edson Cavalcanti da Silva, Luis Paulo Teixeira da Moura, Kelly Cristine Rodrigues de Mendes, Debora Lucia Lima Leite |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luis Paulo Teixeira da Moura, Kelly Cristine Rodrigues de Mendes, Debora Lucia Lima Leite |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Filho, Edson Cavalcanti da Silva, Luis Paulo Teixeira da Moura, Kelly Cristine Rodrigues de Mendes, Debora Lucia Lima Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise Formação inicial Formação Continuada Formação de Professores |
topic |
Análise Formação inicial Formação Continuada Formação de Professores |
description |
Temas como Avaliação e Formação Continuada de Professores constituem-se o centro de inúmeras discussões quando se trata de qualidade em educação. (Leite, 2007). Corroborando com esta idéia, a preocupação com a formação profissional dos professores que se encontram em pleno exercício do magistério tem levado pesquisadores, a vários embates e diferentes estudos sobre o assunto. Nos últimos anos houve um crescente aumento nas pesquisas educacionais, com enfoque no professor e na sua profissão, no percurso profissional, no pensamento e na prática docente. Contudo, mesmo em meio ao progresso e evolução revelados por diferentes pesquisas, reconhece-se que o professor ainda é apresentado como um produtor de saberes, onde o seu desempenho como produtor desses “saberes” vai depender, acima de tudo, de sua formação, processo iniciado na universidade, que “conserva, memoriza, integra e ritualiza uma herança cultural de saberes, idéias e valores, porque ela se incumbe de reexaminá-la, atualizá-la e transmiti-la” (Almeida e Carvalho, 2002). [...] |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2018-12-14T10:53:15Z 2018-12-14T10:53:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA FILHO, Edson Cavalcanti da; SILVA, Luis Paulo Teixeira da; MOURA, Kelly Cristine Rodrigues de; MENDES, Debora Lucia Lima Leite. Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2186-2201. 85 7485 099 3 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38048 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300001hmp5 |
identifier_str_mv |
SILVA FILHO, Edson Cavalcanti da; SILVA, Luis Paulo Teixeira da; MOURA, Kelly Cristine Rodrigues de; MENDES, Debora Lucia Lima Leite. Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2186-2201. 85 7485 099 3 ark:/83112/001300001hmp5 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
V Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
publisher.none.fl_str_mv |
V Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373966565212160 |