Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, Edson Cavalcanti da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Luis Paulo Teixeira da, Moura, Kelly Cristine Rodrigues de, Mendes, Debora Lucia Lima Leite
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300001hmp5
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38048
Resumo: Temas como Avaliação e Formação Continuada de Professores constituem-se o centro de inúmeras discussões quando se trata de qualidade em educação. (Leite, 2007). Corroborando com esta idéia, a preocupação com a formação profissional dos professores que se encontram em pleno exercício do magistério tem levado pesquisadores, a vários embates e diferentes estudos sobre o assunto. Nos últimos anos houve um crescente aumento nas pesquisas educacionais, com enfoque no professor e na sua profissão, no percurso profissional, no pensamento e na prática docente. Contudo, mesmo em meio ao progresso e evolução revelados por diferentes pesquisas, reconhece-se que o professor ainda é apresentado como um produtor de saberes, onde o seu desempenho como produtor desses “saberes” vai depender, acima de tudo, de sua formação, processo iniciado na universidade, que “conserva, memoriza, integra e ritualiza uma herança cultural de saberes, idéias e valores, porque ela se incumbe de reexaminá-la, atualizá-la e transmiti-la” (Almeida e Carvalho, 2002). [...]
id UFC-7_a075bf5dd9ba75f9a81fa35383e3d31c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38048
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — PiauiAnáliseFormação inicialFormação ContinuadaFormação de ProfessoresTemas como Avaliação e Formação Continuada de Professores constituem-se o centro de inúmeras discussões quando se trata de qualidade em educação. (Leite, 2007). Corroborando com esta idéia, a preocupação com a formação profissional dos professores que se encontram em pleno exercício do magistério tem levado pesquisadores, a vários embates e diferentes estudos sobre o assunto. Nos últimos anos houve um crescente aumento nas pesquisas educacionais, com enfoque no professor e na sua profissão, no percurso profissional, no pensamento e na prática docente. Contudo, mesmo em meio ao progresso e evolução revelados por diferentes pesquisas, reconhece-se que o professor ainda é apresentado como um produtor de saberes, onde o seu desempenho como produtor desses “saberes” vai depender, acima de tudo, de sua formação, processo iniciado na universidade, que “conserva, memoriza, integra e ritualiza uma herança cultural de saberes, idéias e valores, porque ela se incumbe de reexaminá-la, atualizá-la e transmiti-la” (Almeida e Carvalho, 2002). [...]V Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-12-14T10:53:15Z2018-12-14T10:53:15Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA FILHO, Edson Cavalcanti da; SILVA, Luis Paulo Teixeira da; MOURA, Kelly Cristine Rodrigues de; MENDES, Debora Lucia Lima Leite. Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2186-2201.85 7485 099 3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38048ark:/83112/001300001hmp5Silva Filho, Edson Cavalcanti daSilva, Luis Paulo Teixeira daMoura, Kelly Cristine Rodrigues deMendes, Debora Lucia Lima Leiteporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38048Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:52.084898Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui
title Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui
spellingShingle Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui
Silva Filho, Edson Cavalcanti da
Análise
Formação inicial
Formação Continuada
Formação de Professores
title_short Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui
title_full Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui
title_fullStr Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui
title_full_unstemmed Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui
title_sort Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui
author Silva Filho, Edson Cavalcanti da
author_facet Silva Filho, Edson Cavalcanti da
Silva, Luis Paulo Teixeira da
Moura, Kelly Cristine Rodrigues de
Mendes, Debora Lucia Lima Leite
author_role author
author2 Silva, Luis Paulo Teixeira da
Moura, Kelly Cristine Rodrigues de
Mendes, Debora Lucia Lima Leite
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Filho, Edson Cavalcanti da
Silva, Luis Paulo Teixeira da
Moura, Kelly Cristine Rodrigues de
Mendes, Debora Lucia Lima Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Análise
Formação inicial
Formação Continuada
Formação de Professores
topic Análise
Formação inicial
Formação Continuada
Formação de Professores
description Temas como Avaliação e Formação Continuada de Professores constituem-se o centro de inúmeras discussões quando se trata de qualidade em educação. (Leite, 2007). Corroborando com esta idéia, a preocupação com a formação profissional dos professores que se encontram em pleno exercício do magistério tem levado pesquisadores, a vários embates e diferentes estudos sobre o assunto. Nos últimos anos houve um crescente aumento nas pesquisas educacionais, com enfoque no professor e na sua profissão, no percurso profissional, no pensamento e na prática docente. Contudo, mesmo em meio ao progresso e evolução revelados por diferentes pesquisas, reconhece-se que o professor ainda é apresentado como um produtor de saberes, onde o seu desempenho como produtor desses “saberes” vai depender, acima de tudo, de sua formação, processo iniciado na universidade, que “conserva, memoriza, integra e ritualiza uma herança cultural de saberes, idéias e valores, porque ela se incumbe de reexaminá-la, atualizá-la e transmiti-la” (Almeida e Carvalho, 2002). [...]
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2018-12-14T10:53:15Z
2018-12-14T10:53:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA FILHO, Edson Cavalcanti da; SILVA, Luis Paulo Teixeira da; MOURA, Kelly Cristine Rodrigues de; MENDES, Debora Lucia Lima Leite. Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2186-2201.
85 7485 099 3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38048
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300001hmp5
identifier_str_mv SILVA FILHO, Edson Cavalcanti da; SILVA, Luis Paulo Teixeira da; MOURA, Kelly Cristine Rodrigues de; MENDES, Debora Lucia Lima Leite. Análise sobre a formação inicial dos professores de matemática da microrregião Vale do Gurguéia — Piaui. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2186-2201.
85 7485 099 3
ark:/83112/001300001hmp5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373966565212160