EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE A INTENÇÃO E A AÇÃO
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3905 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta os resultados de investigação sobre as percepções de meio ambiente e educação ambiental de professores de ensino médio. Parte-se do pressuposto de que meio ambiente e educação ambiental extrapolam o contorno meramente biológico ou naturalista, para se revelarem imbricados com dimensões históricas, sociais, culturais e políticas. Realiza-se análise qualitativa de 25 entrevistas semiestruturadas em cinco escolas estaduais de ensino médio de Minas Gerais, considerando-se as categorias convencional e transformadora de educação ambiental, e as visões naturalista, globalizante e antropocêntrica de meio ambiente. Os resultados revelaram flagrante predomínio da orientação conservadora na percepção docente quanto à educação ambiental, apontando para a necessidade de se ampliar o diagnóstico e a proposição de políticas efetivas e eficazes que possam ensejar reorientação identificada com a ótica transformadora, sob pena de não se reverter o quadro de crise ambiental (e de paradigmas) que se tem na contemporaneidade. |
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O presente trabalho apresenta os resultados de investigação sobre as percepções de meio ambiente e educação ambiental de professores de ensino médio. Parte-se do pressuposto de que meio ambiente e educação ambiental extrapolam o contorno meramente biológico ou naturalista, para se revelarem imbricados com dimensões históricas, sociais, culturais e políticas. Realiza-se análise qualitativa de 25 entrevistas semiestruturadas em cinco escolas estaduais de ensino médio de Minas Gerais, considerando-se as categorias convencional e transformadora de educação ambiental, e as visões naturalista, globalizante e antropocêntrica de meio ambiente. Os resultados revelaram flagrante predomínio da orientação conservadora na percepção docente quanto à educação ambiental, apontando para a necessidade de se ampliar o diagnóstico e a proposição de políticas efetivas e eficazes que possam ensejar reorientação identificada com a ótica transformadora, sob pena de não se reverter o quadro de crise ambiental (e de paradigmas) que se tem na contemporaneidade. |
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