EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE A INTENÇÃO E A AÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Sérvio Túlio
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Braga, Francisco de Assis, Ameno, Helena Alvim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3905
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de investigação sobre as percepções de meio ambiente e educação ambiental de professores de ensino médio. Parte-se do pressuposto de que meio ambiente e educação ambiental extrapolam o contorno meramente biológico ou naturalista, para se revelarem imbricados com dimensões históricas, sociais, culturais e políticas. Realiza-se análise qualitativa de 25 entrevistas semiestruturadas em cinco escolas estaduais de ensino médio de Minas Gerais, considerando-se as categorias convencional e transformadora de educação ambiental, e as visões naturalista, globalizante e antropocêntrica de meio ambiente. Os resultados revelaram flagrante predomínio da orientação conservadora na percepção docente quanto à educação ambiental, apontando para a necessidade de se ampliar o diagnóstico e a proposição de políticas efetivas e eficazes que possam ensejar reorientação identificada com a ótica transformadora, sob pena de não se reverter o quadro de crise ambiental (e de paradigmas) que se tem na contemporaneidade.
id FURG-9_603fa1e48156957b609e67d8ea6b9940
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3905
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE A INTENÇÃO E A AÇÃOMeio ambienteeducação ambientalprática docente.O presente trabalho apresenta os resultados de investigação sobre as percepções de meio ambiente e educação ambiental de professores de ensino médio. Parte-se do pressuposto de que meio ambiente e educação ambiental extrapolam o contorno meramente biológico ou naturalista, para se revelarem imbricados com dimensões históricas, sociais, culturais e políticas. Realiza-se análise qualitativa de 25 entrevistas semiestruturadas em cinco escolas estaduais de ensino médio de Minas Gerais, considerando-se as categorias convencional e transformadora de educação ambiental, e as visões naturalista, globalizante e antropocêntrica de meio ambiente. Os resultados revelaram flagrante predomínio da orientação conservadora na percepção docente quanto à educação ambiental, apontando para a necessidade de se ampliar o diagnóstico e a proposição de políticas efetivas e eficazes que possam ensejar reorientação identificada com a ótica transformadora, sob pena de não se reverter o quadro de crise ambiental (e de paradigmas) que se tem na contemporaneidade.Lepidus2013-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/390510.14295/remea.v24i0.3905REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3905/2332Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPortela, Sérvio TúlioBraga, Francisco de AssisAmeno, Helena Alvim2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3905Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE A INTENÇÃO E A AÇÃO
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE A INTENÇÃO E A AÇÃO
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE A INTENÇÃO E A AÇÃO
Portela, Sérvio Túlio
Meio ambiente
educação ambiental
prática docente.
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE A INTENÇÃO E A AÇÃO
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE A INTENÇÃO E A AÇÃO
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE A INTENÇÃO E A AÇÃO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE A INTENÇÃO E A AÇÃO
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE A INTENÇÃO E A AÇÃO
author Portela, Sérvio Túlio
author_facet Portela, Sérvio Túlio
Braga, Francisco de Assis
Ameno, Helena Alvim
author_role author
author2 Braga, Francisco de Assis
Ameno, Helena Alvim
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portela, Sérvio Túlio
Braga, Francisco de Assis
Ameno, Helena Alvim
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente
educação ambiental
prática docente.
topic Meio ambiente
educação ambiental
prática docente.
description O presente trabalho apresenta os resultados de investigação sobre as percepções de meio ambiente e educação ambiental de professores de ensino médio. Parte-se do pressuposto de que meio ambiente e educação ambiental extrapolam o contorno meramente biológico ou naturalista, para se revelarem imbricados com dimensões históricas, sociais, culturais e políticas. Realiza-se análise qualitativa de 25 entrevistas semiestruturadas em cinco escolas estaduais de ensino médio de Minas Gerais, considerando-se as categorias convencional e transformadora de educação ambiental, e as visões naturalista, globalizante e antropocêntrica de meio ambiente. Os resultados revelaram flagrante predomínio da orientação conservadora na percepção docente quanto à educação ambiental, apontando para a necessidade de se ampliar o diagnóstico e a proposição de políticas efetivas e eficazes que possam ensejar reorientação identificada com a ótica transformadora, sob pena de não se reverter o quadro de crise ambiental (e de paradigmas) que se tem na contemporaneidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3905
10.14295/remea.v24i0.3905
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3905
identifier_str_mv 10.14295/remea.v24i0.3905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3905/2332
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783956307968