E-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: implicações na constituição da identidade docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7842 |
Resumo: | Com os processos de formação e aprendizagem da docência de futuras pedagogas originou-se a seguinte problemática: De que forma a oficina Arte-educação e Educação Ambiental pode contribuir nas concepções de meio ambiente de futuras pedagogas do município de Ipirá, Bahia? A proposta da oficina seguiu os princípios da Pesquisa-Ação Participativa (PIMENTA, 2006; BRANDÃO, 2007). Para tal, nos pautamos nas concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental apresentadas por Reigota (2009) e Medida (1997). A análise dos primeiros achados empíricos leva-nos a afirmar que se faz urgente a amplitude das abordagens que abarquem os aspectos históricos, culturais, políticos e supere a dicotomia homem x natureza. |
id |
FURG-2_b23fac9ddd83c674b0101cb52a8229f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7842 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
E-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: implicações na constituição da identidade docenteEducação Ambiental. Meio Ambiente. Formação Docente.Formação DocenteCom os processos de formação e aprendizagem da docência de futuras pedagogas originou-se a seguinte problemática: De que forma a oficina Arte-educação e Educação Ambiental pode contribuir nas concepções de meio ambiente de futuras pedagogas do município de Ipirá, Bahia? A proposta da oficina seguiu os princípios da Pesquisa-Ação Participativa (PIMENTA, 2006; BRANDÃO, 2007). Para tal, nos pautamos nas concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental apresentadas por Reigota (2009) e Medida (1997). A análise dos primeiros achados empíricos leva-nos a afirmar que se faz urgente a amplitude das abordagens que abarquem os aspectos históricos, culturais, políticos e supere a dicotomia homem x natureza.Universidade Federal do Rio Grande2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/784210.14295/momento.v28i1.7842Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 278-293Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 278-2932316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7842/5794Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Miranda, EduardoSilva Moreira, Jefferson dade Paula Silva, Maria Cecília2019-05-10T22:27:05Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7842Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-05-10T22:27:05Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
E-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: implicações na constituição da identidade docente |
title |
E-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: implicações na constituição da identidade docente |
spellingShingle |
E-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: implicações na constituição da identidade docente Oliveira Miranda, Eduardo Educação Ambiental. Meio Ambiente. Formação Docente. Formação Docente |
title_short |
E-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: implicações na constituição da identidade docente |
title_full |
E-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: implicações na constituição da identidade docente |
title_fullStr |
E-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: implicações na constituição da identidade docente |
title_full_unstemmed |
E-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: implicações na constituição da identidade docente |
title_sort |
E-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: implicações na constituição da identidade docente |
author |
Oliveira Miranda, Eduardo |
author_facet |
Oliveira Miranda, Eduardo Silva Moreira, Jefferson da de Paula Silva, Maria Cecília |
author_role |
author |
author2 |
Silva Moreira, Jefferson da de Paula Silva, Maria Cecília |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Miranda, Eduardo Silva Moreira, Jefferson da de Paula Silva, Maria Cecília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Meio Ambiente. Formação Docente. Formação Docente |
topic |
Educação Ambiental. Meio Ambiente. Formação Docente. Formação Docente |
description |
Com os processos de formação e aprendizagem da docência de futuras pedagogas originou-se a seguinte problemática: De que forma a oficina Arte-educação e Educação Ambiental pode contribuir nas concepções de meio ambiente de futuras pedagogas do município de Ipirá, Bahia? A proposta da oficina seguiu os princípios da Pesquisa-Ação Participativa (PIMENTA, 2006; BRANDÃO, 2007). Para tal, nos pautamos nas concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental apresentadas por Reigota (2009) e Medida (1997). A análise dos primeiros achados empíricos leva-nos a afirmar que se faz urgente a amplitude das abordagens que abarquem os aspectos históricos, culturais, políticos e supere a dicotomia homem x natureza. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7842 10.14295/momento.v28i1.7842 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7842 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i1.7842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7842/5794 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 278-293 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 278-293 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870751010816 |