A transversalização da Educação Ambiental no currículo do curso de Oceanologia: uma análise a partir da Proposta Metodológica de Ambientalização Curricular - PMAC
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11032 |
Resumo: | Entre as áreas que integram as Ciências do Mar, a Oceanografia é considerada a mais antiga e tradicional. Em sua vertente Clássica, toma por base os quatro ramos temáticos (Biologia, Química, Geologia e Física) do ambiente marinho e costeiro e das suas zonas de transição. Contudo, é reconhecível a carência do componente social como um dos eixos temáticos do campo. Desta forma, apresentamos neste artigo uma alternativa para contribuir na reversão desse cenário, através da implementação da PMAC – Proposta Metodológica de Ambientalização Curricular (MOTA & KITZMANN, 2018) no currículo do curso de Oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande, para que, por meio da transversalização dos princípios e fundamentos da Educação Ambiental, ambientalize-se o currículo do curso de forma a inserir interdisciplinarmente o componente social. |
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