A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3584 |
Resumo: | Apresenta uma discussão em torno da educação socioambiental, gestão ambiental e mudança social e o surgimento de novos elementos de convivência sociedade-natureza, advindos da contribuição das ciências sociais. Caracteriza-se como pesquisa de natureza teórico-crítica. O surgimento de práticas sociais e pedagógicas em torno da questão ambiental como objeto de interesse público resulta de uma construção histórica recente. Embora, ainda se compreenda que “ambiente” seja sinônimo de “natureza”, esta visão tem sido modificada ao longo dos anos, dando lugar a uma percepção mais crítica, com elementos culturais e naturais, conferindo uma preocupação social adequada à dimensão ambiental. A compreensão da problemática ambiental como fenômeno socioambiental lança a questão ambiental na esfera política, entendida como esfera pública das decisões comuns. Neste contexto a educação socioambiental em interface com a gestão ambiental contribui para a inserção de cidadãos e cidadãs na gestão do uso e apropriação dos recursos ambientais bem como nas decisões que afetam a qualidade do ambiente. |
id |
FURG-9_677b5f48430134dded5091498a6ab9c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3584 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS SOCIAISEducação socioambientalgestão ambientalmudança social.Apresenta uma discussão em torno da educação socioambiental, gestão ambiental e mudança social e o surgimento de novos elementos de convivência sociedade-natureza, advindos da contribuição das ciências sociais. Caracteriza-se como pesquisa de natureza teórico-crítica. O surgimento de práticas sociais e pedagógicas em torno da questão ambiental como objeto de interesse público resulta de uma construção histórica recente. Embora, ainda se compreenda que “ambiente” seja sinônimo de “natureza”, esta visão tem sido modificada ao longo dos anos, dando lugar a uma percepção mais crítica, com elementos culturais e naturais, conferindo uma preocupação social adequada à dimensão ambiental. A compreensão da problemática ambiental como fenômeno socioambiental lança a questão ambiental na esfera política, entendida como esfera pública das decisões comuns. Neste contexto a educação socioambiental em interface com a gestão ambiental contribui para a inserção de cidadãos e cidadãs na gestão do uso e apropriação dos recursos ambientais bem como nas decisões que afetam a qualidade do ambiente.Lepidus2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/358410.14295/remea.v18i0.3584REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 20071517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3584/2132Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Maria Betânia Ribeiro2020-08-14T20:00:35Zoai:periodicos.furg.br:article/3584Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS |
title |
A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS |
spellingShingle |
A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS Torres, Maria Betânia Ribeiro Educação socioambiental gestão ambiental mudança social. |
title_short |
A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS |
title_full |
A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS |
title_fullStr |
A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS |
title_full_unstemmed |
A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS |
title_sort |
A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS |
author |
Torres, Maria Betânia Ribeiro |
author_facet |
Torres, Maria Betânia Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Maria Betânia Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação socioambiental gestão ambiental mudança social. |
topic |
Educação socioambiental gestão ambiental mudança social. |
description |
Apresenta uma discussão em torno da educação socioambiental, gestão ambiental e mudança social e o surgimento de novos elementos de convivência sociedade-natureza, advindos da contribuição das ciências sociais. Caracteriza-se como pesquisa de natureza teórico-crítica. O surgimento de práticas sociais e pedagógicas em torno da questão ambiental como objeto de interesse público resulta de uma construção histórica recente. Embora, ainda se compreenda que “ambiente” seja sinônimo de “natureza”, esta visão tem sido modificada ao longo dos anos, dando lugar a uma percepção mais crítica, com elementos culturais e naturais, conferindo uma preocupação social adequada à dimensão ambiental. A compreensão da problemática ambiental como fenômeno socioambiental lança a questão ambiental na esfera política, entendida como esfera pública das decisões comuns. Neste contexto a educação socioambiental em interface com a gestão ambiental contribui para a inserção de cidadãos e cidadãs na gestão do uso e apropriação dos recursos ambientais bem como nas decisões que afetam a qualidade do ambiente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3584 10.14295/remea.v18i0.3584 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3584 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v18i0.3584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3584/2132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 2007 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783523246080 |