Formação de educares(as) ambientais em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: reflexões a partir do olhar dos(as) licenciandos(as)
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2023 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Download full: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14729 |
Summary: | Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar se e como é abordada a Educação Ambiental (EA) dentro do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com estudantes ingressantes e com prováveis formandos do curso. Esses estudantes responderam a um questionário e suas respostas foram analisadas com base nas três macrotendências de EA no Brasil apontadas por Layrargues e Lima (2014). Após análise, percebemos - diferenças na compreensão das e dos estudantes ingressantes e das e dos formados. Enquanto os ingressantes no curso apresentam, de forma geral, uma perspectiva que se aproxima das tendências conservacionista e pragmática, que são conservadoras, os prováveis formandos, em sua maioria, apresentam perspectiva que se aproxima da tendência crítica, que, segundo seus relatos, consolidou-se durante a sua formação, sobretudo, nos componentes curriculares: estágios supervisionados, metodologias de ensino e programas de iniciação à Docência, como o PIBID e Residência Pedagógica. Ressaltamos assim, a importância da formação de professores, educadores ambientais, nesta perspectiva, sujeitos determinantes para inserção da EA na escola e na sociedade. |
id |
FURG-9_680f40fd53515320b62590dc45c8e6d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14729 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de educares(as) ambientais em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: reflexões a partir do olhar dos(as) licenciandos(as)Educação AmbientalFormação de Professores de BiologiaMacrotendências da Educação AmbientalEducación ambientalFormación de profesores de biologíaMacrotendencias en educación ambientalEnvironmental EducationTraining for Biology TeachersMacro Trends in Environmental EducationEste trabalho tem como objetivo identificar e analisar se e como é abordada a Educação Ambiental (EA) dentro do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com estudantes ingressantes e com prováveis formandos do curso. Esses estudantes responderam a um questionário e suas respostas foram analisadas com base nas três macrotendências de EA no Brasil apontadas por Layrargues e Lima (2014). Após análise, percebemos - diferenças na compreensão das e dos estudantes ingressantes e das e dos formados. Enquanto os ingressantes no curso apresentam, de forma geral, uma perspectiva que se aproxima das tendências conservacionista e pragmática, que são conservadoras, os prováveis formandos, em sua maioria, apresentam perspectiva que se aproxima da tendência crítica, que, segundo seus relatos, consolidou-se durante a sua formação, sobretudo, nos componentes curriculares: estágios supervisionados, metodologias de ensino e programas de iniciação à Docência, como o PIBID e Residência Pedagógica. Ressaltamos assim, a importância da formação de professores, educadores ambientais, nesta perspectiva, sujeitos determinantes para inserção da EA na escola e na sociedade.Lepidus2023-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1472910.14295/remea.v40i2.14729REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 2 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 212-2291517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/14729/10276http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAugusto, Stella Letícia Santos Rosa, Marllon Moreti de SouzaBattistetti Festozo, Marina 2023-08-18T14:40:42Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14729Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2023-08-18T14:40:42Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de educares(as) ambientais em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: reflexões a partir do olhar dos(as) licenciandos(as) |
title |
Formação de educares(as) ambientais em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: reflexões a partir do olhar dos(as) licenciandos(as) |
spellingShingle |
Formação de educares(as) ambientais em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: reflexões a partir do olhar dos(as) licenciandos(as) Augusto, Stella Letícia Santos Educação Ambiental Formação de Professores de Biologia Macrotendências da Educação Ambiental Educación ambiental Formación de profesores de biología Macrotendencias en educación ambiental Environmental Education Training for Biology Teachers Macro Trends in Environmental Education |
title_short |
Formação de educares(as) ambientais em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: reflexões a partir do olhar dos(as) licenciandos(as) |
title_full |
Formação de educares(as) ambientais em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: reflexões a partir do olhar dos(as) licenciandos(as) |
title_fullStr |
Formação de educares(as) ambientais em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: reflexões a partir do olhar dos(as) licenciandos(as) |
title_full_unstemmed |
Formação de educares(as) ambientais em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: reflexões a partir do olhar dos(as) licenciandos(as) |
title_sort |
Formação de educares(as) ambientais em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: reflexões a partir do olhar dos(as) licenciandos(as) |
author |
Augusto, Stella Letícia Santos |
author_facet |
Augusto, Stella Letícia Santos Rosa, Marllon Moreti de Souza Battistetti Festozo, Marina |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Marllon Moreti de Souza Battistetti Festozo, Marina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Augusto, Stella Letícia Santos Rosa, Marllon Moreti de Souza Battistetti Festozo, Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Formação de Professores de Biologia Macrotendências da Educação Ambiental Educación ambiental Formación de profesores de biología Macrotendencias en educación ambiental Environmental Education Training for Biology Teachers Macro Trends in Environmental Education |
topic |
Educação Ambiental Formação de Professores de Biologia Macrotendências da Educação Ambiental Educación ambiental Formación de profesores de biología Macrotendencias en educación ambiental Environmental Education Training for Biology Teachers Macro Trends in Environmental Education |
description |
Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar se e como é abordada a Educação Ambiental (EA) dentro do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com estudantes ingressantes e com prováveis formandos do curso. Esses estudantes responderam a um questionário e suas respostas foram analisadas com base nas três macrotendências de EA no Brasil apontadas por Layrargues e Lima (2014). Após análise, percebemos - diferenças na compreensão das e dos estudantes ingressantes e das e dos formados. Enquanto os ingressantes no curso apresentam, de forma geral, uma perspectiva que se aproxima das tendências conservacionista e pragmática, que são conservadoras, os prováveis formandos, em sua maioria, apresentam perspectiva que se aproxima da tendência crítica, que, segundo seus relatos, consolidou-se durante a sua formação, sobretudo, nos componentes curriculares: estágios supervisionados, metodologias de ensino e programas de iniciação à Docência, como o PIBID e Residência Pedagógica. Ressaltamos assim, a importância da formação de professores, educadores ambientais, nesta perspectiva, sujeitos determinantes para inserção da EA na escola e na sociedade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14729 10.14295/remea.v40i2.14729 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14729 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v40i2.14729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14729/10276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 2 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 212-229 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781331722240 |