Propostas de diferentes estímulos de educação ambiental voltados para um aluno autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11563 |
Resumo: | Resumo: A educação ambiental, enquanto uma área de estudo, deve abranger os mais diferentes níveis de ensino, tornando-se um espaço para práticas capazes de despertar novos sentimentos, atitudes e valores sobre a natureza. Dessa forma, os alunos com deficiência, também devem ser inseridos neste processo de aprendizagem, independentemente de suas condições pessoais. Portanto, o presente trabalho objetivou promover práticas e estímulos de educação ambiental com um estudante autista. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se de pesquisa bibliográfica para o embasamento do referencial teórico, pesquisa descritiva, abordagem qualitativa e coleta de dados a partir de observação e entrevista não estruturada. Pode-se concluir que é possível promover uma diversificação das práticas pedagógicas articuladas com temas de educação ambiental, representando uma forma de aproximar o aluno a novas experiências com a natureza. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sala de Recursos. Boneco Ecológico. |
id |
FURG-9_6dbf0f8a48da549ed3c4f70f8edeac4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11563 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Propostas de diferentes estímulos de educação ambiental voltados para um aluno autistaTranstorno do Espectro Autista (TEA)Sala de RecursosBoneco EcológicoResumo: A educação ambiental, enquanto uma área de estudo, deve abranger os mais diferentes níveis de ensino, tornando-se um espaço para práticas capazes de despertar novos sentimentos, atitudes e valores sobre a natureza. Dessa forma, os alunos com deficiência, também devem ser inseridos neste processo de aprendizagem, independentemente de suas condições pessoais. Portanto, o presente trabalho objetivou promover práticas e estímulos de educação ambiental com um estudante autista. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se de pesquisa bibliográfica para o embasamento do referencial teórico, pesquisa descritiva, abordagem qualitativa e coleta de dados a partir de observação e entrevista não estruturada. Pode-se concluir que é possível promover uma diversificação das práticas pedagógicas articuladas com temas de educação ambiental, representando uma forma de aproximar o aluno a novas experiências com a natureza. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sala de Recursos. Boneco Ecológico.Lepidus2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1156310.14295/remea.v37i4.11563REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 247-2631517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11563/8400Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Rozelaine Rubia Bueno D'Silveira, Bruna Denardin da2022-08-30T13:17:15Zoai:periodicos.furg.br:article/11563Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:17:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propostas de diferentes estímulos de educação ambiental voltados para um aluno autista |
title |
Propostas de diferentes estímulos de educação ambiental voltados para um aluno autista |
spellingShingle |
Propostas de diferentes estímulos de educação ambiental voltados para um aluno autista Almeida, Rozelaine Rubia Bueno D' Transtorno do Espectro Autista (TEA) Sala de Recursos Boneco Ecológico |
title_short |
Propostas de diferentes estímulos de educação ambiental voltados para um aluno autista |
title_full |
Propostas de diferentes estímulos de educação ambiental voltados para um aluno autista |
title_fullStr |
Propostas de diferentes estímulos de educação ambiental voltados para um aluno autista |
title_full_unstemmed |
Propostas de diferentes estímulos de educação ambiental voltados para um aluno autista |
title_sort |
Propostas de diferentes estímulos de educação ambiental voltados para um aluno autista |
author |
Almeida, Rozelaine Rubia Bueno D' |
author_facet |
Almeida, Rozelaine Rubia Bueno D' Silveira, Bruna Denardin da |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Bruna Denardin da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Rozelaine Rubia Bueno D' Silveira, Bruna Denardin da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Espectro Autista (TEA) Sala de Recursos Boneco Ecológico |
topic |
Transtorno do Espectro Autista (TEA) Sala de Recursos Boneco Ecológico |
description |
Resumo: A educação ambiental, enquanto uma área de estudo, deve abranger os mais diferentes níveis de ensino, tornando-se um espaço para práticas capazes de despertar novos sentimentos, atitudes e valores sobre a natureza. Dessa forma, os alunos com deficiência, também devem ser inseridos neste processo de aprendizagem, independentemente de suas condições pessoais. Portanto, o presente trabalho objetivou promover práticas e estímulos de educação ambiental com um estudante autista. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se de pesquisa bibliográfica para o embasamento do referencial teórico, pesquisa descritiva, abordagem qualitativa e coleta de dados a partir de observação e entrevista não estruturada. Pode-se concluir que é possível promover uma diversificação das práticas pedagógicas articuladas com temas de educação ambiental, representando uma forma de aproximar o aluno a novas experiências com a natureza. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sala de Recursos. Boneco Ecológico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11563 10.14295/remea.v37i4.11563 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11563 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v37i4.11563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11563/8400 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 247-263 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787432337408 |