Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Jeferson
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: do Nascimento, Verônica Salgueiro, de Queiroz, Zuleide Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9798
Resumo: No contexto acadêmico das discussões acerca da sustentabilidade, diversas instituições de ensino superior (IES) têm aproximado sua missão e visão as discussões sobre a temática. Não obstante, outras IES nascem pautadas nos princípios da sustentabilidade. O presente estudo investiga esse segundo caso, visando compreender através da percepção dos estudantes qual seu entendimento sobre a sustentabilidade, tendo por lócus a Universidade Federal do Cariri (UFCA), uma jovem IES que se insere no contexto do interior cearense, que tem a sustentabilidade como eixo norteador. Os sujeitos desta pesquisa foram 48 estudantes que participaram de entrevista semiestruturada, analisada através do Discurso do Sujeito Coletivo, buscando compreender como se insere o tema na instituição. Compreendemos que a percepção dos estudantes sobre o tema é difusa, fundamentada em mitigar problemas ambientais e redução do consumo, orquestrada em uma racionalidade limitada pelo currículo, mas que apresenta uma pluralidade de discussões.
id FURG-9_717ea04fd496cc559932a95830e5305d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9798
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CEEducação SuperiorUFCASustentabilidadeNo contexto acadêmico das discussões acerca da sustentabilidade, diversas instituições de ensino superior (IES) têm aproximado sua missão e visão as discussões sobre a temática. Não obstante, outras IES nascem pautadas nos princípios da sustentabilidade. O presente estudo investiga esse segundo caso, visando compreender através da percepção dos estudantes qual seu entendimento sobre a sustentabilidade, tendo por lócus a Universidade Federal do Cariri (UFCA), uma jovem IES que se insere no contexto do interior cearense, que tem a sustentabilidade como eixo norteador. Os sujeitos desta pesquisa foram 48 estudantes que participaram de entrevista semiestruturada, analisada através do Discurso do Sujeito Coletivo, buscando compreender como se insere o tema na instituição. Compreendemos que a percepção dos estudantes sobre o tema é difusa, fundamentada em mitigar problemas ambientais e redução do consumo, orquestrada em uma racionalidade limitada pelo currículo, mas que apresenta uma pluralidade de discussões.Lepidus2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/979810.14295/remea.v37i3.9798REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 138-1611517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9798/7692Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Jefersondo Nascimento, Verônica Salgueirode Queiroz, Zuleide Fernandes2022-08-30T13:18:08Zoai:periodicos.furg.br:article/9798Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:18:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE
title Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE
spellingShingle Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE
Antunes, Jeferson
Educação Superior
UFCA
Sustentabilidade
title_short Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE
title_full Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE
title_fullStr Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE
title_full_unstemmed Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE
title_sort Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE
author Antunes, Jeferson
author_facet Antunes, Jeferson
do Nascimento, Verônica Salgueiro
de Queiroz, Zuleide Fernandes
author_role author
author2 do Nascimento, Verônica Salgueiro
de Queiroz, Zuleide Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Jeferson
do Nascimento, Verônica Salgueiro
de Queiroz, Zuleide Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
UFCA
Sustentabilidade
topic Educação Superior
UFCA
Sustentabilidade
description No contexto acadêmico das discussões acerca da sustentabilidade, diversas instituições de ensino superior (IES) têm aproximado sua missão e visão as discussões sobre a temática. Não obstante, outras IES nascem pautadas nos princípios da sustentabilidade. O presente estudo investiga esse segundo caso, visando compreender através da percepção dos estudantes qual seu entendimento sobre a sustentabilidade, tendo por lócus a Universidade Federal do Cariri (UFCA), uma jovem IES que se insere no contexto do interior cearense, que tem a sustentabilidade como eixo norteador. Os sujeitos desta pesquisa foram 48 estudantes que participaram de entrevista semiestruturada, analisada através do Discurso do Sujeito Coletivo, buscando compreender como se insere o tema na instituição. Compreendemos que a percepção dos estudantes sobre o tema é difusa, fundamentada em mitigar problemas ambientais e redução do consumo, orquestrada em uma racionalidade limitada pelo currículo, mas que apresenta uma pluralidade de discussões.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9798
10.14295/remea.v37i3.9798
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9798
identifier_str_mv 10.14295/remea.v37i3.9798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9798/7692
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 138-161
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787272953856