Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9798 |
Resumo: | No contexto acadêmico das discussões acerca da sustentabilidade, diversas instituições de ensino superior (IES) têm aproximado sua missão e visão as discussões sobre a temática. Não obstante, outras IES nascem pautadas nos princípios da sustentabilidade. O presente estudo investiga esse segundo caso, visando compreender através da percepção dos estudantes qual seu entendimento sobre a sustentabilidade, tendo por lócus a Universidade Federal do Cariri (UFCA), uma jovem IES que se insere no contexto do interior cearense, que tem a sustentabilidade como eixo norteador. Os sujeitos desta pesquisa foram 48 estudantes que participaram de entrevista semiestruturada, analisada através do Discurso do Sujeito Coletivo, buscando compreender como se insere o tema na instituição. Compreendemos que a percepção dos estudantes sobre o tema é difusa, fundamentada em mitigar problemas ambientais e redução do consumo, orquestrada em uma racionalidade limitada pelo currículo, mas que apresenta uma pluralidade de discussões. |
id |
FURG-9_717ea04fd496cc559932a95830e5305d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9798 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CEEducação SuperiorUFCASustentabilidadeNo contexto acadêmico das discussões acerca da sustentabilidade, diversas instituições de ensino superior (IES) têm aproximado sua missão e visão as discussões sobre a temática. Não obstante, outras IES nascem pautadas nos princípios da sustentabilidade. O presente estudo investiga esse segundo caso, visando compreender através da percepção dos estudantes qual seu entendimento sobre a sustentabilidade, tendo por lócus a Universidade Federal do Cariri (UFCA), uma jovem IES que se insere no contexto do interior cearense, que tem a sustentabilidade como eixo norteador. Os sujeitos desta pesquisa foram 48 estudantes que participaram de entrevista semiestruturada, analisada através do Discurso do Sujeito Coletivo, buscando compreender como se insere o tema na instituição. Compreendemos que a percepção dos estudantes sobre o tema é difusa, fundamentada em mitigar problemas ambientais e redução do consumo, orquestrada em uma racionalidade limitada pelo currículo, mas que apresenta uma pluralidade de discussões.Lepidus2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/979810.14295/remea.v37i3.9798REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 138-1611517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9798/7692Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Jefersondo Nascimento, Verônica Salgueirode Queiroz, Zuleide Fernandes2022-08-30T13:18:08Zoai:periodicos.furg.br:article/9798Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:18:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE |
title |
Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE |
spellingShingle |
Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE Antunes, Jeferson Educação Superior UFCA Sustentabilidade |
title_short |
Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE |
title_full |
Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE |
title_fullStr |
Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE |
title_full_unstemmed |
Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE |
title_sort |
Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE |
author |
Antunes, Jeferson |
author_facet |
Antunes, Jeferson do Nascimento, Verônica Salgueiro de Queiroz, Zuleide Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
do Nascimento, Verônica Salgueiro de Queiroz, Zuleide Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Jeferson do Nascimento, Verônica Salgueiro de Queiroz, Zuleide Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior UFCA Sustentabilidade |
topic |
Educação Superior UFCA Sustentabilidade |
description |
No contexto acadêmico das discussões acerca da sustentabilidade, diversas instituições de ensino superior (IES) têm aproximado sua missão e visão as discussões sobre a temática. Não obstante, outras IES nascem pautadas nos princípios da sustentabilidade. O presente estudo investiga esse segundo caso, visando compreender através da percepção dos estudantes qual seu entendimento sobre a sustentabilidade, tendo por lócus a Universidade Federal do Cariri (UFCA), uma jovem IES que se insere no contexto do interior cearense, que tem a sustentabilidade como eixo norteador. Os sujeitos desta pesquisa foram 48 estudantes que participaram de entrevista semiestruturada, analisada através do Discurso do Sujeito Coletivo, buscando compreender como se insere o tema na instituição. Compreendemos que a percepção dos estudantes sobre o tema é difusa, fundamentada em mitigar problemas ambientais e redução do consumo, orquestrada em uma racionalidade limitada pelo currículo, mas que apresenta uma pluralidade de discussões. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9798 10.14295/remea.v37i3.9798 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9798 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v37i3.9798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9798/7692 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 138-161 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787272953856 |