Políticas públicas de acesso e permanência de discentes surdos ou com deficiência auditiva no ensino superior: estudo na Universidade Federal do Cariri

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Rute da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57550
Resumo: Esta dissertação avalia a eficácia das políticas institucionais de inclusão da Universidade Federal do Cariri (UFCA) destinadas a proporcionar o acesso, permanência, participação e aprendizagem de discentes surdos ou com deficiência auditiva (DA) com enfoque nas ações empreendidas pela Secretaria de Acessibilidade (SEACE). O estudo teve três objetivos principais: primeiramente, delineou um panorama das políticas de inclusão institucionais e das ações empreendidas pela SEACE; em segundo lugar, investigou as contribuições dessas ações, sob a perspectiva dos usuários dos serviços oferecidos; por fim, formulou recomendações para a melhoria da atuação da Secretaria de Acessibilidade da UFCA para a promoção da equidade do acesso ao processo de ensino-aprendizagem dos discentes surdos ou com DA. Para tanto, empregou-se uma abordagem qualitativa em uma pesquisa aplicada de natureza exploratóriadescritiva. Utilizou como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental e empírica realizada junto a SEACE, bem como a aplicação de questionários acessíveis em Língua Brasileira de Sinais aos estudantes surdos e com DA. Foi utilizado a análise de conteúdo para examinar os dados coletados na pesquisa documental e com a SEACE. Por outro lado, para analisar os dados obtidos com os discentes surdos ou com deficiência auditiva, empregou-se uma análise descritiva básica juntamente com a técnica de análise do discurso do sujeito coletivo. A partir da pesquisa realizada avalia-se que as práticas de inclusão institucionais adotadas pela Universidade Federal do Cariri têm sido eficazes para promover a equidade do acesso, permanência, participação e aprendizagem de discentes surdos ou com DA. No entanto, ainda se evidencia a necessidade de avanços nas práticas de inclusão para fortalecer as ações empreendidas pela SEACE, e assim tornar a UFCA ainda mais inclusiva. Por fim, apresenta um conjunto de recomendações práticas destinadas a impulsionar a inclusão e a acessibilidade dos discentes surdos ou com deficiência auditiva na Universidade.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57550Esta dissertação avalia a eficácia das políticas institucionais de inclusão da Universidade Federal do Cariri (UFCA) destinadas a proporcionar o acesso, permanência, participação e aprendizagem de discentes surdos ou com deficiência auditiva (DA) com enfoque nas ações empreendidas pela Secretaria de Acessibilidade (SEACE). O estudo teve três objetivos principais: primeiramente, delineou um panorama das políticas de inclusão institucionais e das ações empreendidas pela SEACE; em segundo lugar, investigou as contribuições dessas ações, sob a perspectiva dos usuários dos serviços oferecidos; por fim, formulou recomendações para a melhoria da atuação da Secretaria de Acessibilidade da UFCA para a promoção da equidade do acesso ao processo de ensino-aprendizagem dos discentes surdos ou com DA. Para tanto, empregou-se uma abordagem qualitativa em uma pesquisa aplicada de natureza exploratóriadescritiva. Utilizou como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental e empírica realizada junto a SEACE, bem como a aplicação de questionários acessíveis em Língua Brasileira de Sinais aos estudantes surdos e com DA. Foi utilizado a análise de conteúdo para examinar os dados coletados na pesquisa documental e com a SEACE. Por outro lado, para analisar os dados obtidos com os discentes surdos ou com deficiência auditiva, empregou-se uma análise descritiva básica juntamente com a técnica de análise do discurso do sujeito coletivo. A partir da pesquisa realizada avalia-se que as práticas de inclusão institucionais adotadas pela Universidade Federal do Cariri têm sido eficazes para promover a equidade do acesso, permanência, participação e aprendizagem de discentes surdos ou com DA. No entanto, ainda se evidencia a necessidade de avanços nas práticas de inclusão para fortalecer as ações empreendidas pela SEACE, e assim tornar a UFCA ainda mais inclusiva. Por fim, apresenta um conjunto de recomendações práticas destinadas a impulsionar a inclusão e a acessibilidade dos discentes surdos ou com deficiência auditiva na Universidade.This dissertation evaluate the effectiveness of institutional policies inclusion at the Federal University of Cariri (UFCA) intended for providing access, permanence, participation and learning for students who are deaf or hard of hearing (HoH), with a focus on the actions undertaken by the Accessibility Department (SEACE). The study had three main objectives: firstly, it outlined an overview of institutional inclusion policies and the actions undertaken by SEACE; secondly, it investigated the contributions of these actions from the perspective of the users of the services offered; finally, it formulated recommendations for improving the work of the UFCA Accessibility Department to promote fair access to the teaching-learning process for students who are deaf or hard of hearing. To this end, a qualitative approach was used in an applied exploratory-descriptive study. The data collection techniques used were documentary and empirical research carried out at SEACE, as well as the application of questionnaires accessible in Brazilian Sign Language to deaf and hard-of-hearing students. Content analysis was used to examine the data collected in the documentary research and with SEACE. On the other hand, to analyze the data obtained from deaf or hearing-impaired students, we used a basic descriptive analysis together with the collective subject discourse analysis technique. Based on the research carried out, we can see that the institutional inclusion practices adopted by the Federal University of Cariri have been effective in promoting equal access, permanence, participation and learning for deaf or hearing-impaired students. However, there is still a need for advances in inclusion practices to strengthen the actions undertaken by SEACE, and thus make UFCA even more inclusive. It therefore presents a set of practical recommendations aimed at boosting the inclusion and accessibility of deaf or hard of hearing students at the University.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPolíticas de inclusão e acessibilidadeEducação inclusivaSurdezDeficiência auditivaUniversidade Federal do Cariri (UFCA)Políticas públicas de acesso e permanência de discentes surdos ou com deficiência auditiva no ensino superior: estudo na Universidade Federal do Caririinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPoliticaspublicasacesso_Leandro_2023.pdfapplication/pdf2321837https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57550/1/Politicaspublicasacesso_Leandro_2023.pdf93babbb07d35aa4f96502e1293a85f02MD51123456789/575502024-02-07 15:10:19.85oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57550Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-02-07T18:10:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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