Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Carvalho, Lara
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Souza dos Santos Moreau, Ana Maria, Martinez Montaño, Romari Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14394
Resumo: This article aims to understand the conceptions and knowledge of PRODEMA masters and doctoral students enrolled in the discipline Society, Nature and Development (SND), regarding the process of construction of the ecological subject as transforming agent in society. The representative sample of graduate students consisted of twenty students and the tool used for the survey was an online questionnaire through Google Forms. This research is characterized as qualitative, and for its realization, it was used the application of the Likert Scale. The results obtained revealed the importance of including environmental education in everyday life, the need to know the similarities and contrasts in the opinions of students regarding the theme explored, and, based on bibliographical references, discuss such questions that prove the position of the participants.
id FURG-9_7475c87ca5cfc07d76cfd09dd4371865
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14394
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológicoSocial and environmental actionsEnvironmental EducationEnvironmentAcciones Sociales y AmbientalesEducación AmbientalMedio ambienteAções SocioambientaisEducação AmbientalMeio AmbienteThis article aims to understand the conceptions and knowledge of PRODEMA masters and doctoral students enrolled in the discipline Society, Nature and Development (SND), regarding the process of construction of the ecological subject as transforming agent in society. The representative sample of graduate students consisted of twenty students and the tool used for the survey was an online questionnaire through Google Forms. This research is characterized as qualitative, and for its realization, it was used the application of the Likert Scale. The results obtained revealed the importance of including environmental education in everyday life, the need to know the similarities and contrasts in the opinions of students regarding the theme explored, and, based on bibliographical references, discuss such questions that prove the position of the participants.Este artículo tiene como objetivo comprender las concepciones y conocimientos de los estudiantes de maestría y doctorado del PRODEMA matriculados en la disciplina Sociedad, Naturaleza y Desarrollo (SND), sobre el proceso de construcción del sujeto ecológico como agente transformador de la sociedad. La muestra representativa de estudiantes de posgrado fue compuesta por veinte estudiantes y la herramienta utilizada para la encuesta fue un cuestionario online a través de Google Forms. Esta investigación se caracteriza por ser cualitativa, y para su realización, se utilizó la aplicación de la Escala Likert. Los resultados obtenidos revelaron la importancia de incluir la educación ambiental en la vida cotidiana, la necesidad de conocer las similitudes y contrastes en las opiniones de los estudiantes sobre el tema explorado y, a partir de las referencias bibliográficas, discutir cuestiones que comprueben la posición de los participantes.O presente artigo tem como objetivo compreender as concepções e conhecimentos dos estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente matriculados na disciplina Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (SND), referentes ao processo de construção do sujeito ecológico. A referida pesquisa é considerada como qualitativa e exploratória. A amostra representativa dos pós-graduandos foi composta por vinte discentes e a ferramenta utilizada para o levantamento realizado foi um questionário anônimo online através do Google Forms, categorizado mediante uma Escala Likert. Os resultados obtidos mostram que mesmo sendo indivíduos com alto nível de formação teórica em ciências ambientais, os pós-graduandos mantêm uma valoração instrumental do meio ambiente. É relevante destacar a necessidade e importância da inclusão da educação ambiental na vida cotidiana das pessoas e em todos os níveis de ensino como forma de aumentar a significância ética da natureza dos indivíduos. Há a necessidade de conhecer as semelhanças e contrastes nas opiniões de discentes das ciências ambientais com relação à temática explorada, pois é deles que se esperam maiores atitudes em prol do meio ambiente em busca de um maior número de sujeitos ecológicos.Lepidus2023-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1439410.14295/remea.v40i2.14394REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 2 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 78-1031517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/14394/10269http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Carvalho, Lara Souza dos Santos Moreau, Ana MariaMartinez Montaño, Romari Alejandra2023-08-18T14:41:16Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14394Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2023-08-18T14:41:16Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico
title Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico
spellingShingle Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico
de Oliveira Carvalho, Lara
Social and environmental actions
Environmental Education
Environment
Acciones Sociales y Ambientales
Educación Ambiental
Medio ambiente
Ações Socioambientais
Educação Ambiental
Meio Ambiente
title_short Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico
title_full Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico
title_fullStr Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico
title_full_unstemmed Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico
title_sort Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico
author de Oliveira Carvalho, Lara
author_facet de Oliveira Carvalho, Lara
Souza dos Santos Moreau, Ana Maria
Martinez Montaño, Romari Alejandra
author_role author
author2 Souza dos Santos Moreau, Ana Maria
Martinez Montaño, Romari Alejandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Carvalho, Lara
Souza dos Santos Moreau, Ana Maria
Martinez Montaño, Romari Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Social and environmental actions
Environmental Education
Environment
Acciones Sociales y Ambientales
Educación Ambiental
Medio ambiente
Ações Socioambientais
Educação Ambiental
Meio Ambiente
topic Social and environmental actions
Environmental Education
Environment
Acciones Sociales y Ambientales
Educación Ambiental
Medio ambiente
Ações Socioambientais
Educação Ambiental
Meio Ambiente
description This article aims to understand the conceptions and knowledge of PRODEMA masters and doctoral students enrolled in the discipline Society, Nature and Development (SND), regarding the process of construction of the ecological subject as transforming agent in society. The representative sample of graduate students consisted of twenty students and the tool used for the survey was an online questionnaire through Google Forms. This research is characterized as qualitative, and for its realization, it was used the application of the Likert Scale. The results obtained revealed the importance of including environmental education in everyday life, the need to know the similarities and contrasts in the opinions of students regarding the theme explored, and, based on bibliographical references, discuss such questions that prove the position of the participants.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14394
10.14295/remea.v40i2.14394
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14394
identifier_str_mv 10.14295/remea.v40i2.14394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14394/10269
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 2 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 78-103
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781301313536