Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Márcia Eliane Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3734
Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever as reflexões e ações desenvolvidas pelo subprojeto Geografia e Recursos Hídricos do PRODOCÊNCIA/UFS, analisando a importância do mesmo na formação docente e no ensino de Geografia voltado para a Educação Ambiental. Os encaminhamentos metodológicos para efetivar a proposta envolveram alunos de graduação nas seguintes atividades: levantamento de fontes de pesquisa; leitura e debate de artigos científicos; seleção de escolas da educação básica para efetivar o projeto; estruturação e aplicação de oficinas de ensino sobre a temática em questão. Os resultados preliminares apontaram para o não aprofundamento da temática hídrica de forma efetiva nas escolas envolvidas no projeto. A realização de oficina de ensino abordando aspectos do uso das águas buscou aproximar o aluno da educação básica à sua realidade e a sensibilização para o desenvolvimento de posturas voltadas para a prática da educação ambiental cotidiana.
id FURG-9_83a1f1961f600815bf049a4e2895f26a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3734
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFSGeografia. Educação Ambiental. Formação DocenteEste artigo tem como objetivo descrever as reflexões e ações desenvolvidas pelo subprojeto Geografia e Recursos Hídricos do PRODOCÊNCIA/UFS, analisando a importância do mesmo na formação docente e no ensino de Geografia voltado para a Educação Ambiental. Os encaminhamentos metodológicos para efetivar a proposta envolveram alunos de graduação nas seguintes atividades: levantamento de fontes de pesquisa; leitura e debate de artigos científicos; seleção de escolas da educação básica para efetivar o projeto; estruturação e aplicação de oficinas de ensino sobre a temática em questão. Os resultados preliminares apontaram para o não aprofundamento da temática hídrica de forma efetiva nas escolas envolvidas no projeto. A realização de oficina de ensino abordando aspectos do uso das águas buscou aproximar o aluno da educação básica à sua realidade e a sensibilização para o desenvolvimento de posturas voltadas para a prática da educação ambiental cotidiana.Lepidus2014-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/373410.14295/remea.v30i2.3734REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 224 - 2391517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3734/2474Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Márcia Eliane Silva2020-08-14T19:57:33Zoai:periodicos.furg.br:article/3734Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:33Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS
title Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS
spellingShingle Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS
Carvalho, Márcia Eliane Silva
Geografia. Educação Ambiental. Formação Docente
title_short Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS
title_full Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS
title_fullStr Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS
title_full_unstemmed Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS
title_sort Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS
author Carvalho, Márcia Eliane Silva
author_facet Carvalho, Márcia Eliane Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Márcia Eliane Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia. Educação Ambiental. Formação Docente
topic Geografia. Educação Ambiental. Formação Docente
description Este artigo tem como objetivo descrever as reflexões e ações desenvolvidas pelo subprojeto Geografia e Recursos Hídricos do PRODOCÊNCIA/UFS, analisando a importância do mesmo na formação docente e no ensino de Geografia voltado para a Educação Ambiental. Os encaminhamentos metodológicos para efetivar a proposta envolveram alunos de graduação nas seguintes atividades: levantamento de fontes de pesquisa; leitura e debate de artigos científicos; seleção de escolas da educação básica para efetivar o projeto; estruturação e aplicação de oficinas de ensino sobre a temática em questão. Os resultados preliminares apontaram para o não aprofundamento da temática hídrica de forma efetiva nas escolas envolvidas no projeto. A realização de oficina de ensino abordando aspectos do uso das águas buscou aproximar o aluno da educação básica à sua realidade e a sensibilização para o desenvolvimento de posturas voltadas para a prática da educação ambiental cotidiana.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3734
10.14295/remea.v30i2.3734
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3734
identifier_str_mv 10.14295/remea.v30i2.3734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3734/2474
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 224 - 239
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783545266176