Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3734 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo descrever as reflexões e ações desenvolvidas pelo subprojeto Geografia e Recursos Hídricos do PRODOCÊNCIA/UFS, analisando a importância do mesmo na formação docente e no ensino de Geografia voltado para a Educação Ambiental. Os encaminhamentos metodológicos para efetivar a proposta envolveram alunos de graduação nas seguintes atividades: levantamento de fontes de pesquisa; leitura e debate de artigos científicos; seleção de escolas da educação básica para efetivar o projeto; estruturação e aplicação de oficinas de ensino sobre a temática em questão. Os resultados preliminares apontaram para o não aprofundamento da temática hídrica de forma efetiva nas escolas envolvidas no projeto. A realização de oficina de ensino abordando aspectos do uso das águas buscou aproximar o aluno da educação básica à sua realidade e a sensibilização para o desenvolvimento de posturas voltadas para a prática da educação ambiental cotidiana. |
id |
FURG-9_83a1f1961f600815bf049a4e2895f26a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3734 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFSGeografia. Educação Ambiental. Formação DocenteEste artigo tem como objetivo descrever as reflexões e ações desenvolvidas pelo subprojeto Geografia e Recursos Hídricos do PRODOCÊNCIA/UFS, analisando a importância do mesmo na formação docente e no ensino de Geografia voltado para a Educação Ambiental. Os encaminhamentos metodológicos para efetivar a proposta envolveram alunos de graduação nas seguintes atividades: levantamento de fontes de pesquisa; leitura e debate de artigos científicos; seleção de escolas da educação básica para efetivar o projeto; estruturação e aplicação de oficinas de ensino sobre a temática em questão. Os resultados preliminares apontaram para o não aprofundamento da temática hídrica de forma efetiva nas escolas envolvidas no projeto. A realização de oficina de ensino abordando aspectos do uso das águas buscou aproximar o aluno da educação básica à sua realidade e a sensibilização para o desenvolvimento de posturas voltadas para a prática da educação ambiental cotidiana.Lepidus2014-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/373410.14295/remea.v30i2.3734REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 224 - 2391517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3734/2474Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Márcia Eliane Silva2020-08-14T19:57:33Zoai:periodicos.furg.br:article/3734Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:33Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS |
title |
Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS |
spellingShingle |
Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS Carvalho, Márcia Eliane Silva Geografia. Educação Ambiental. Formação Docente |
title_short |
Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS |
title_full |
Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS |
title_fullStr |
Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS |
title_full_unstemmed |
Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS |
title_sort |
Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS |
author |
Carvalho, Márcia Eliane Silva |
author_facet |
Carvalho, Márcia Eliane Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Márcia Eliane Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia. Educação Ambiental. Formação Docente |
topic |
Geografia. Educação Ambiental. Formação Docente |
description |
Este artigo tem como objetivo descrever as reflexões e ações desenvolvidas pelo subprojeto Geografia e Recursos Hídricos do PRODOCÊNCIA/UFS, analisando a importância do mesmo na formação docente e no ensino de Geografia voltado para a Educação Ambiental. Os encaminhamentos metodológicos para efetivar a proposta envolveram alunos de graduação nas seguintes atividades: levantamento de fontes de pesquisa; leitura e debate de artigos científicos; seleção de escolas da educação básica para efetivar o projeto; estruturação e aplicação de oficinas de ensino sobre a temática em questão. Os resultados preliminares apontaram para o não aprofundamento da temática hídrica de forma efetiva nas escolas envolvidas no projeto. A realização de oficina de ensino abordando aspectos do uso das águas buscou aproximar o aluno da educação básica à sua realidade e a sensibilização para o desenvolvimento de posturas voltadas para a prática da educação ambiental cotidiana. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3734 10.14295/remea.v30i2.3734 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3734 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v30i2.3734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3734/2474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 224 - 239 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783545266176 |