Escola Rural Sustentável: Um relato de experiência em uma escola do município de Marechal Cândido Rondon – Paraná – Brasil Sustainable Rural School: A experience report in a school of the municipality of Marechal Cândido Rondon - Paraná - Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hennrich Júnior, Élio Jacob
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carniatto, Irene, Nogueira, Jaciara Reis, Koppe, Marise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5610
Resumo: A construção de uma sustentabilidade planetária ao longo da sociedade pode se estabelecer através de uma construção conceitual a partir das comunidades escolares, agindo de maneira contextualizada na realidade local e trabalhando com as especificidades dos diferentes âmbitos da sustentabilidade. O presente trabalho buscou identificar e diagnosticar as principais características de sustentabilidade escolar na comunidade de estudo. A partir de uma metodologia composta por características da pesquisa-ação-participativa, investigação narrativa e aplicando os fundamentos dos multimodos de aprendizagem significativa foi possível diagnosticar o perfil da comunidade escolar e os principais problemas de sustentabilidade que apresenta, possibilitando a partir disso a realização de inúmeras atividades de planejamento participativo, eventos formativos e vivências na escola, resultaram uma transformação e um empoderamento da comunidade para uma reconstrução positiva de tal realidade.
id FURG-9_847ca7445082a864ccf25c3c29a98728
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5610
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Escola Rural Sustentável: Um relato de experiência em uma escola do município de Marechal Cândido Rondon – Paraná – Brasil Sustainable Rural School: A experience report in a school of the municipality of Marechal Cândido Rondon - Paraná - BrazilSustentabilidade EscolarMultimodos de AprendizagemCaráteres de Sustentabilidade.A construção de uma sustentabilidade planetária ao longo da sociedade pode se estabelecer através de uma construção conceitual a partir das comunidades escolares, agindo de maneira contextualizada na realidade local e trabalhando com as especificidades dos diferentes âmbitos da sustentabilidade. O presente trabalho buscou identificar e diagnosticar as principais características de sustentabilidade escolar na comunidade de estudo. A partir de uma metodologia composta por características da pesquisa-ação-participativa, investigação narrativa e aplicando os fundamentos dos multimodos de aprendizagem significativa foi possível diagnosticar o perfil da comunidade escolar e os principais problemas de sustentabilidade que apresenta, possibilitando a partir disso a realização de inúmeras atividades de planejamento participativo, eventos formativos e vivências na escola, resultaram uma transformação e um empoderamento da comunidade para uma reconstrução positiva de tal realidade.Lepidus2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/561010.14295/remea.v33i1.5610REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória; 132-1511517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5610/3598Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHennrich Júnior, Élio JacobCarniatto, IreneNogueira, Jaciara ReisKoppe, Marise2020-11-16T20:57:46Zoai:periodicos.furg.br:article/5610Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:46Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola Rural Sustentável: Um relato de experiência em uma escola do município de Marechal Cândido Rondon – Paraná – Brasil Sustainable Rural School: A experience report in a school of the municipality of Marechal Cândido Rondon - Paraná - Brazil
title Escola Rural Sustentável: Um relato de experiência em uma escola do município de Marechal Cândido Rondon – Paraná – Brasil Sustainable Rural School: A experience report in a school of the municipality of Marechal Cândido Rondon - Paraná - Brazil
spellingShingle Escola Rural Sustentável: Um relato de experiência em uma escola do município de Marechal Cândido Rondon – Paraná – Brasil Sustainable Rural School: A experience report in a school of the municipality of Marechal Cândido Rondon - Paraná - Brazil
Hennrich Júnior, Élio Jacob
Sustentabilidade Escolar
Multimodos de Aprendizagem
Caráteres de Sustentabilidade.
title_short Escola Rural Sustentável: Um relato de experiência em uma escola do município de Marechal Cândido Rondon – Paraná – Brasil Sustainable Rural School: A experience report in a school of the municipality of Marechal Cândido Rondon - Paraná - Brazil
title_full Escola Rural Sustentável: Um relato de experiência em uma escola do município de Marechal Cândido Rondon – Paraná – Brasil Sustainable Rural School: A experience report in a school of the municipality of Marechal Cândido Rondon - Paraná - Brazil
title_fullStr Escola Rural Sustentável: Um relato de experiência em uma escola do município de Marechal Cândido Rondon – Paraná – Brasil Sustainable Rural School: A experience report in a school of the municipality of Marechal Cândido Rondon - Paraná - Brazil
title_full_unstemmed Escola Rural Sustentável: Um relato de experiência em uma escola do município de Marechal Cândido Rondon – Paraná – Brasil Sustainable Rural School: A experience report in a school of the municipality of Marechal Cândido Rondon - Paraná - Brazil
title_sort Escola Rural Sustentável: Um relato de experiência em uma escola do município de Marechal Cândido Rondon – Paraná – Brasil Sustainable Rural School: A experience report in a school of the municipality of Marechal Cândido Rondon - Paraná - Brazil
author Hennrich Júnior, Élio Jacob
author_facet Hennrich Júnior, Élio Jacob
Carniatto, Irene
Nogueira, Jaciara Reis
Koppe, Marise
author_role author
author2 Carniatto, Irene
Nogueira, Jaciara Reis
Koppe, Marise
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hennrich Júnior, Élio Jacob
Carniatto, Irene
Nogueira, Jaciara Reis
Koppe, Marise
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade Escolar
Multimodos de Aprendizagem
Caráteres de Sustentabilidade.
topic Sustentabilidade Escolar
Multimodos de Aprendizagem
Caráteres de Sustentabilidade.
description A construção de uma sustentabilidade planetária ao longo da sociedade pode se estabelecer através de uma construção conceitual a partir das comunidades escolares, agindo de maneira contextualizada na realidade local e trabalhando com as especificidades dos diferentes âmbitos da sustentabilidade. O presente trabalho buscou identificar e diagnosticar as principais características de sustentabilidade escolar na comunidade de estudo. A partir de uma metodologia composta por características da pesquisa-ação-participativa, investigação narrativa e aplicando os fundamentos dos multimodos de aprendizagem significativa foi possível diagnosticar o perfil da comunidade escolar e os principais problemas de sustentabilidade que apresenta, possibilitando a partir disso a realização de inúmeras atividades de planejamento participativo, eventos formativos e vivências na escola, resultaram uma transformação e um empoderamento da comunidade para uma reconstrução positiva de tal realidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5610
10.14295/remea.v33i1.5610
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5610
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i1.5610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5610/3598
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória; 132-151
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785026904064