Indícios da formação de emoções provocadas por um estudo da realidade: articulações entre a Neurociência e a perspectiva Estético-ambiental da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Ronan Moura
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mello, Elena Maria Billig, de Freitas, Diana Paula Salomão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9450
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que investigou indícios de estímulos emocionalmente competentes e emoções provocados por um estudo da realidade, na perspectiva da Educação Estético-ambiental, argumentando sobre a relevância de práticas educativas que considerem os aspectos neurobiológicos dos envolvidos. Para tanto, foram planejados e executados quatro encontros, com duas turmas de Ensino Médio de uma escola estadual de Uruguaiana/RS, envolvendo 37 estudantes, que produziram 87 registros escritos. Estes registros foram apreciados pelo método da Análise Textual Discursiva, do qual emergiram três categorias. Como resultados, argumentamos que a realização de práticas como a investigação da realidade é capaz de estimular, de forma emocional, mobilizando para a aprendizagem, que acontecerá de forma contextualizada quando articulada à realidade contraditória, vivida por aqueles que a estudam.
id FURG-9_860458e008c4a5a8d78ca276e799bc9a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9450
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Indícios da formação de emoções provocadas por um estudo da realidade: articulações entre a Neurociência e a perspectiva Estético-ambiental da EducaçãoEmoçõesEstímulo emocionalmente competentePercepçãoEducação estético-ambiental.Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que investigou indícios de estímulos emocionalmente competentes e emoções provocados por um estudo da realidade, na perspectiva da Educação Estético-ambiental, argumentando sobre a relevância de práticas educativas que considerem os aspectos neurobiológicos dos envolvidos. Para tanto, foram planejados e executados quatro encontros, com duas turmas de Ensino Médio de uma escola estadual de Uruguaiana/RS, envolvendo 37 estudantes, que produziram 87 registros escritos. Estes registros foram apreciados pelo método da Análise Textual Discursiva, do qual emergiram três categorias. Como resultados, argumentamos que a realização de práticas como a investigação da realidade é capaz de estimular, de forma emocional, mobilizando para a aprendizagem, que acontecerá de forma contextualizada quando articulada à realidade contraditória, vivida por aqueles que a estudam.Lepidus2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/945010.14295/remea.v36i3.9450REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 43-641517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9450/6287Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Ronan MouraMello, Elena Maria Billigde Freitas, Diana Paula Salomão2019-12-17T15:42:55Zoai:periodicos.furg.br:article/9450Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-12-17T15:42:55Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Indícios da formação de emoções provocadas por um estudo da realidade: articulações entre a Neurociência e a perspectiva Estético-ambiental da Educação
title Indícios da formação de emoções provocadas por um estudo da realidade: articulações entre a Neurociência e a perspectiva Estético-ambiental da Educação
spellingShingle Indícios da formação de emoções provocadas por um estudo da realidade: articulações entre a Neurociência e a perspectiva Estético-ambiental da Educação
Franco, Ronan Moura
Emoções
Estímulo emocionalmente competente
Percepção
Educação estético-ambiental.
title_short Indícios da formação de emoções provocadas por um estudo da realidade: articulações entre a Neurociência e a perspectiva Estético-ambiental da Educação
title_full Indícios da formação de emoções provocadas por um estudo da realidade: articulações entre a Neurociência e a perspectiva Estético-ambiental da Educação
title_fullStr Indícios da formação de emoções provocadas por um estudo da realidade: articulações entre a Neurociência e a perspectiva Estético-ambiental da Educação
title_full_unstemmed Indícios da formação de emoções provocadas por um estudo da realidade: articulações entre a Neurociência e a perspectiva Estético-ambiental da Educação
title_sort Indícios da formação de emoções provocadas por um estudo da realidade: articulações entre a Neurociência e a perspectiva Estético-ambiental da Educação
author Franco, Ronan Moura
author_facet Franco, Ronan Moura
Mello, Elena Maria Billig
de Freitas, Diana Paula Salomão
author_role author
author2 Mello, Elena Maria Billig
de Freitas, Diana Paula Salomão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Ronan Moura
Mello, Elena Maria Billig
de Freitas, Diana Paula Salomão
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
Estímulo emocionalmente competente
Percepção
Educação estético-ambiental.
topic Emoções
Estímulo emocionalmente competente
Percepção
Educação estético-ambiental.
description Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que investigou indícios de estímulos emocionalmente competentes e emoções provocados por um estudo da realidade, na perspectiva da Educação Estético-ambiental, argumentando sobre a relevância de práticas educativas que considerem os aspectos neurobiológicos dos envolvidos. Para tanto, foram planejados e executados quatro encontros, com duas turmas de Ensino Médio de uma escola estadual de Uruguaiana/RS, envolvendo 37 estudantes, que produziram 87 registros escritos. Estes registros foram apreciados pelo método da Análise Textual Discursiva, do qual emergiram três categorias. Como resultados, argumentamos que a realização de práticas como a investigação da realidade é capaz de estimular, de forma emocional, mobilizando para a aprendizagem, que acontecerá de forma contextualizada quando articulada à realidade contraditória, vivida por aqueles que a estudam.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9450
10.14295/remea.v36i3.9450
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9450
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i3.9450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9450/6287
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 43-64
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781421899776