EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3077 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma pesquisa que se destinou a analisar as metodologias de processos de educação ambiental formal e não formal praticadas pelo PEAPA (Programa de Educação Ambiental AHE Peixe Angical) junto às comunidades escolar, reassentada rural e remanescente ao reservatório formado pelo Aproveitamento Hidrelétrico de Peixe Angical, no estado do Tocantins. O objetivo central deste trabalho foi analisar a metodologia utilizada no que se refere às fundamentações do processo de EA e os indicadores que sinalizaram para a concretização de uma EA crítica. Para a realização desta analise, buscou-se apoio nas pesquisas realizadas por Oliveira (2008), Opazzo (2008), Bulhões (2007) e Butzke, Noebauer (2007), Chagas (2007), Dias (2003), Loureiro (2002), Tonzoni-Reis (2003, 2006). Conclui-se que o PEAPA no uso de suas metodologias aplicou fundamentos da EA crítica, sendo isso identificado ao confrontar os métodos, os fundamentos e os indicadores decorrentes da Valorização do Ser, Atualização das Potencialidades, Troca de Experiências e Novas Vias, assim identificando a compatibilização na prática e ressalvando os potenciais da universidade enquanto realização de processos de EA. |
id |
FURG-9_89ce2315c65b0ca7d91125cae4b28afb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3077 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOSMetodologiaFundamentosIndicadoresEducação ambiental crítica.Este artigo é resultado de uma pesquisa que se destinou a analisar as metodologias de processos de educação ambiental formal e não formal praticadas pelo PEAPA (Programa de Educação Ambiental AHE Peixe Angical) junto às comunidades escolar, reassentada rural e remanescente ao reservatório formado pelo Aproveitamento Hidrelétrico de Peixe Angical, no estado do Tocantins. O objetivo central deste trabalho foi analisar a metodologia utilizada no que se refere às fundamentações do processo de EA e os indicadores que sinalizaram para a concretização de uma EA crítica. Para a realização desta analise, buscou-se apoio nas pesquisas realizadas por Oliveira (2008), Opazzo (2008), Bulhões (2007) e Butzke, Noebauer (2007), Chagas (2007), Dias (2003), Loureiro (2002), Tonzoni-Reis (2003, 2006). Conclui-se que o PEAPA no uso de suas metodologias aplicou fundamentos da EA crítica, sendo isso identificado ao confrontar os métodos, os fundamentos e os indicadores decorrentes da Valorização do Ser, Atualização das Potencialidades, Troca de Experiências e Novas Vias, assim identificando a compatibilização na prática e ressalvando os potenciais da universidade enquanto realização de processos de EA.Lepidus2012-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/307710.14295/remea.v21i0.3077REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3077/1739Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Aline GonçalvesBessa, Nelita Gonçalves Faria de2020-08-14T19:59:53Zoai:periodicos.furg.br:article/3077Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:53Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS Pereira, Aline Gonçalves Metodologia Fundamentos Indicadores Educação ambiental crítica. |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS |
author |
Pereira, Aline Gonçalves |
author_facet |
Pereira, Aline Gonçalves Bessa, Nelita Gonçalves Faria de |
author_role |
author |
author2 |
Bessa, Nelita Gonçalves Faria de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Aline Gonçalves Bessa, Nelita Gonçalves Faria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia Fundamentos Indicadores Educação ambiental crítica. |
topic |
Metodologia Fundamentos Indicadores Educação ambiental crítica. |
description |
Este artigo é resultado de uma pesquisa que se destinou a analisar as metodologias de processos de educação ambiental formal e não formal praticadas pelo PEAPA (Programa de Educação Ambiental AHE Peixe Angical) junto às comunidades escolar, reassentada rural e remanescente ao reservatório formado pelo Aproveitamento Hidrelétrico de Peixe Angical, no estado do Tocantins. O objetivo central deste trabalho foi analisar a metodologia utilizada no que se refere às fundamentações do processo de EA e os indicadores que sinalizaram para a concretização de uma EA crítica. Para a realização desta analise, buscou-se apoio nas pesquisas realizadas por Oliveira (2008), Opazzo (2008), Bulhões (2007) e Butzke, Noebauer (2007), Chagas (2007), Dias (2003), Loureiro (2002), Tonzoni-Reis (2003, 2006). Conclui-se que o PEAPA no uso de suas metodologias aplicou fundamentos da EA crítica, sendo isso identificado ao confrontar os métodos, os fundamentos e os indicadores decorrentes da Valorização do Ser, Atualização das Potencialidades, Troca de Experiências e Novas Vias, assim identificando a compatibilização na prática e ressalvando os potenciais da universidade enquanto realização de processos de EA. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3077 10.14295/remea.v21i0.3077 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3077 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v21i0.3077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3077/1739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 2008 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782423289856 |