Aproximações entre paulo freire e educação ambiental emancipatória: uma análise partindo da ética, da estética, da política e da epistemologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canabarro, Cauê Lima
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: de Oliveira, Caroline Terra, da Silva, Maria de Fátima Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4567
Resumo: Buscaremos neste trabalho relacionar alguns conceitos centrais da obra de Paulo Freire no sentido de compreender os fundamentos de tais conceitos, bem como a atualidade de sua contribuição para o pesquisador que busca desenvolver um trabalho no campo da Educação Ambiental. Assim, abordaremos algumas formulações sobre as noções de ética, estética, política e epistemologia, dentro dos limites desta escrita, a partir da leitura de algumas de suas obras, principalmente os livros Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia e À sombra desta mangueira. Tratar desses elementos, na concepção freireana, implica compreendê-los a luz de sua relação com a totalidade do pensamento desse autor e também na inter-relação desses conceitos entre si. Um estudo de cada um desses conceitos de forma estanque nos condicionaria necessariamente a uma distorção do pensamento de Paulo Freire, o qual, como demonstraremos, pressupõe uma unicidade de seu pensamento e de sua ação, unicidade essa que é anunciada em sua centralidade na práxis humana como elemento fundamental para a compreensão e transformação do homem e da sociedade; perspectiva presente em todo o desenvolvimento de sua teoria pedagógica.
id FURG-9_8fcbb615bc567abc8074403c65ff52d8
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4567
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Aproximações entre paulo freire e educação ambiental emancipatória: uma análise partindo da ética, da estética, da política e da epistemologiaPráxis. Educação Ambiental Emancipatória. Paulo FreireBuscaremos neste trabalho relacionar alguns conceitos centrais da obra de Paulo Freire no sentido de compreender os fundamentos de tais conceitos, bem como a atualidade de sua contribuição para o pesquisador que busca desenvolver um trabalho no campo da Educação Ambiental. Assim, abordaremos algumas formulações sobre as noções de ética, estética, política e epistemologia, dentro dos limites desta escrita, a partir da leitura de algumas de suas obras, principalmente os livros Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia e À sombra desta mangueira. Tratar desses elementos, na concepção freireana, implica compreendê-los a luz de sua relação com a totalidade do pensamento desse autor e também na inter-relação desses conceitos entre si. Um estudo de cada um desses conceitos de forma estanque nos condicionaria necessariamente a uma distorção do pensamento de Paulo Freire, o qual, como demonstraremos, pressupõe uma unicidade de seu pensamento e de sua ação, unicidade essa que é anunciada em sua centralidade na práxis humana como elemento fundamental para a compreensão e transformação do homem e da sociedade; perspectiva presente em todo o desenvolvimento de sua teoria pedagógica.Lepidus2014-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/456710.14295/remea.v23i0.4567REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4567/2889Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCanabarro, Cauê Limade Oliveira, Caroline Terrada Silva, Maria de Fátima Santos2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/4567Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações entre paulo freire e educação ambiental emancipatória: uma análise partindo da ética, da estética, da política e da epistemologia
title Aproximações entre paulo freire e educação ambiental emancipatória: uma análise partindo da ética, da estética, da política e da epistemologia
spellingShingle Aproximações entre paulo freire e educação ambiental emancipatória: uma análise partindo da ética, da estética, da política e da epistemologia
Canabarro, Cauê Lima
Práxis. Educação Ambiental Emancipatória. Paulo Freire
title_short Aproximações entre paulo freire e educação ambiental emancipatória: uma análise partindo da ética, da estética, da política e da epistemologia
title_full Aproximações entre paulo freire e educação ambiental emancipatória: uma análise partindo da ética, da estética, da política e da epistemologia
title_fullStr Aproximações entre paulo freire e educação ambiental emancipatória: uma análise partindo da ética, da estética, da política e da epistemologia
title_full_unstemmed Aproximações entre paulo freire e educação ambiental emancipatória: uma análise partindo da ética, da estética, da política e da epistemologia
title_sort Aproximações entre paulo freire e educação ambiental emancipatória: uma análise partindo da ética, da estética, da política e da epistemologia
author Canabarro, Cauê Lima
author_facet Canabarro, Cauê Lima
de Oliveira, Caroline Terra
da Silva, Maria de Fátima Santos
author_role author
author2 de Oliveira, Caroline Terra
da Silva, Maria de Fátima Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canabarro, Cauê Lima
de Oliveira, Caroline Terra
da Silva, Maria de Fátima Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Práxis. Educação Ambiental Emancipatória. Paulo Freire
topic Práxis. Educação Ambiental Emancipatória. Paulo Freire
description Buscaremos neste trabalho relacionar alguns conceitos centrais da obra de Paulo Freire no sentido de compreender os fundamentos de tais conceitos, bem como a atualidade de sua contribuição para o pesquisador que busca desenvolver um trabalho no campo da Educação Ambiental. Assim, abordaremos algumas formulações sobre as noções de ética, estética, política e epistemologia, dentro dos limites desta escrita, a partir da leitura de algumas de suas obras, principalmente os livros Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia e À sombra desta mangueira. Tratar desses elementos, na concepção freireana, implica compreendê-los a luz de sua relação com a totalidade do pensamento desse autor e também na inter-relação desses conceitos entre si. Um estudo de cada um desses conceitos de forma estanque nos condicionaria necessariamente a uma distorção do pensamento de Paulo Freire, o qual, como demonstraremos, pressupõe uma unicidade de seu pensamento e de sua ação, unicidade essa que é anunciada em sua centralidade na práxis humana como elemento fundamental para a compreensão e transformação do homem e da sociedade; perspectiva presente em todo o desenvolvimento de sua teoria pedagógica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4567
10.14295/remea.v23i0.4567
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4567
identifier_str_mv 10.14295/remea.v23i0.4567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4567/2889
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784447041536