CURRÍCULO ESCOLAR, PENSAMENTO CRÍTICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bigliardi, Rossane Vinhas
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cruz, Ricardo Gauterio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3073
Resumo: O nosso saber ambiental nos indica que o caminho no qual vamos acelerando o passo é uma carreira desenfreada para um abismo inevitável. A inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares, desde os primeiros anos do ensino formal, é de vital importância na formação de um novo sujeito, capaz de refrear o processo de colapso societal, e de morte entrópica do planeta. Se quisermos formar sujeitos cujas ações são balizadas por pressupostos éticos que conduzam sua vida de forma a promover sua atuação responsável e solidária frente aos problemas sócio-ambientais da realidade, precisamos de um currículo que rompa com os valores antropocêntricos vigentes, e “naturalize” o homem, concebendo-o de forma sistêmica, inseparável do meio no qual habita.
id FURG-9_919f6739359f54c9fb0755065a488614
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3073
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling CURRÍCULO ESCOLAR, PENSAMENTO CRÍTICO E EDUCAÇÃO AMBIENTALEducação AmbientalEmancipaçãoEducação Escolar.O nosso saber ambiental nos indica que o caminho no qual vamos acelerando o passo é uma carreira desenfreada para um abismo inevitável. A inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares, desde os primeiros anos do ensino formal, é de vital importância na formação de um novo sujeito, capaz de refrear o processo de colapso societal, e de morte entrópica do planeta. Se quisermos formar sujeitos cujas ações são balizadas por pressupostos éticos que conduzam sua vida de forma a promover sua atuação responsável e solidária frente aos problemas sócio-ambientais da realidade, precisamos de um currículo que rompa com os valores antropocêntricos vigentes, e “naturalize” o homem, concebendo-o de forma sistêmica, inseparável do meio no qual habita.Lepidus2012-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/307310.14295/remea.v21i0.3073REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3073/1732Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBigliardi, Rossane VinhasCruz, Ricardo Gauterio2020-08-14T19:59:53Zoai:periodicos.furg.br:article/3073Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:53Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv CURRÍCULO ESCOLAR, PENSAMENTO CRÍTICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title CURRÍCULO ESCOLAR, PENSAMENTO CRÍTICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle CURRÍCULO ESCOLAR, PENSAMENTO CRÍTICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Bigliardi, Rossane Vinhas
Educação Ambiental
Emancipação
Educação Escolar.
title_short CURRÍCULO ESCOLAR, PENSAMENTO CRÍTICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full CURRÍCULO ESCOLAR, PENSAMENTO CRÍTICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr CURRÍCULO ESCOLAR, PENSAMENTO CRÍTICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed CURRÍCULO ESCOLAR, PENSAMENTO CRÍTICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort CURRÍCULO ESCOLAR, PENSAMENTO CRÍTICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Bigliardi, Rossane Vinhas
author_facet Bigliardi, Rossane Vinhas
Cruz, Ricardo Gauterio
author_role author
author2 Cruz, Ricardo Gauterio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bigliardi, Rossane Vinhas
Cruz, Ricardo Gauterio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Emancipação
Educação Escolar.
topic Educação Ambiental
Emancipação
Educação Escolar.
description O nosso saber ambiental nos indica que o caminho no qual vamos acelerando o passo é uma carreira desenfreada para um abismo inevitável. A inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares, desde os primeiros anos do ensino formal, é de vital importância na formação de um novo sujeito, capaz de refrear o processo de colapso societal, e de morte entrópica do planeta. Se quisermos formar sujeitos cujas ações são balizadas por pressupostos éticos que conduzam sua vida de forma a promover sua atuação responsável e solidária frente aos problemas sócio-ambientais da realidade, precisamos de um currículo que rompa com os valores antropocêntricos vigentes, e “naturalize” o homem, concebendo-o de forma sistêmica, inseparável do meio no qual habita.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3073
10.14295/remea.v21i0.3073
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3073
identifier_str_mv 10.14295/remea.v21i0.3073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3073/1732
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 2008
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782416998400