AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
DOI: | 10.14295/remea.v23i0.3963 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3963 |
Resumo: | O direito fundamental à vida, no entendimento que trazemos, não compreende apenas o direito fundamental de todo o ser humano em não ser privado de sua vida (o direito a vida propriamente dito), como também o direito de dispor das condições mínimas necessárias à constituição saudável de sua subjetividade enquanto ser, social e historicamente determinado, que anseia desenvolver suas potencialidades de forma digna. Isso posto, é pertinente apontar a Educação Ambiental como ação educativa orientada para os Direitos Humanos, uma vez que a educação para os Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma práxis de respeito à dignidade humana através da promoção de princípios e de vivências vinculadas à liberdade, à justiça, à igualdade, à solidariedade, à cooperação, à tolerância e à paz. |
id |
FURG-9_b7231f97168fcc6d0bad24767ae0593a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3963 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
spelling |
AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOSDireitos HumanosEducação AmbientalSustentabilidadeO direito fundamental à vida, no entendimento que trazemos, não compreende apenas o direito fundamental de todo o ser humano em não ser privado de sua vida (o direito a vida propriamente dito), como também o direito de dispor das condições mínimas necessárias à constituição saudável de sua subjetividade enquanto ser, social e historicamente determinado, que anseia desenvolver suas potencialidades de forma digna. Isso posto, é pertinente apontar a Educação Ambiental como ação educativa orientada para os Direitos Humanos, uma vez que a educação para os Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma práxis de respeito à dignidade humana através da promoção de princípios e de vivências vinculadas à liberdade, à justiça, à igualdade, à solidariedade, à cooperação, à tolerância e à paz.Lepidus2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/396310.14295/remea.v23i0.3963REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3963/2359Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBigliardi, Rossane VinhasCruz, Ricardo Gauterio2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/3963Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS |
title |
AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS |
spellingShingle |
AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS Bigliardi, Rossane Vinhas Direitos Humanos Educação Ambiental Sustentabilidade Bigliardi, Rossane Vinhas Direitos Humanos Educação Ambiental Sustentabilidade |
title_short |
AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS |
title_full |
AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS |
title_fullStr |
AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS |
title_full_unstemmed |
AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS |
title_sort |
AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS |
author |
Bigliardi, Rossane Vinhas |
author_facet |
Bigliardi, Rossane Vinhas Bigliardi, Rossane Vinhas Cruz, Ricardo Gauterio Cruz, Ricardo Gauterio |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Ricardo Gauterio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bigliardi, Rossane Vinhas Cruz, Ricardo Gauterio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direitos Humanos Educação Ambiental Sustentabilidade |
topic |
Direitos Humanos Educação Ambiental Sustentabilidade |
description |
O direito fundamental à vida, no entendimento que trazemos, não compreende apenas o direito fundamental de todo o ser humano em não ser privado de sua vida (o direito a vida propriamente dito), como também o direito de dispor das condições mínimas necessárias à constituição saudável de sua subjetividade enquanto ser, social e historicamente determinado, que anseia desenvolver suas potencialidades de forma digna. Isso posto, é pertinente apontar a Educação Ambiental como ação educativa orientada para os Direitos Humanos, uma vez que a educação para os Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma práxis de respeito à dignidade humana através da promoção de princípios e de vivências vinculadas à liberdade, à justiça, à igualdade, à solidariedade, à cooperação, à tolerância e à paz. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3963 10.14295/remea.v23i0.3963 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3963 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v23i0.3963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3963/2359 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1822182026776674304 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/remea.v23i0.3963 |