AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bigliardi, Rossane Vinhas
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cruz, Ricardo Gauterio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
DOI: 10.14295/remea.v23i0.3963
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3963
Resumo: O direito fundamental à vida, no entendimento que trazemos, não compreende apenas o direito fundamental de todo o ser humano em não ser privado de sua vida (o direito a vida propriamente dito), como também o direito de dispor das condições mínimas necessárias à constituição saudável de sua subjetividade enquanto ser, social e historicamente determinado, que anseia desenvolver suas potencialidades de forma digna. Isso posto, é pertinente apontar a Educação Ambiental como ação educativa orientada para os Direitos Humanos, uma vez que a educação para os Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma práxis de respeito à dignidade humana através da promoção de princípios e de vivências vinculadas à liberdade, à justiça, à igualdade, à solidariedade, à cooperação, à tolerância e à paz.
id FURG-9_b7231f97168fcc6d0bad24767ae0593a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3963
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
spelling AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOSDireitos HumanosEducação AmbientalSustentabilidadeO direito fundamental à vida, no entendimento que trazemos, não compreende apenas o direito fundamental de todo o ser humano em não ser privado de sua vida (o direito a vida propriamente dito), como também o direito de dispor das condições mínimas necessárias à constituição saudável de sua subjetividade enquanto ser, social e historicamente determinado, que anseia desenvolver suas potencialidades de forma digna. Isso posto, é pertinente apontar a Educação Ambiental como ação educativa orientada para os Direitos Humanos, uma vez que a educação para os Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma práxis de respeito à dignidade humana através da promoção de princípios e de vivências vinculadas à liberdade, à justiça, à igualdade, à solidariedade, à cooperação, à tolerância e à paz.Lepidus2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/396310.14295/remea.v23i0.3963REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3963/2359Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBigliardi, Rossane VinhasCruz, Ricardo Gauterio2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/3963Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS
title AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS
spellingShingle AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS
AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS
Bigliardi, Rossane Vinhas
Direitos Humanos
Educação Ambiental
Sustentabilidade
Bigliardi, Rossane Vinhas
Direitos Humanos
Educação Ambiental
Sustentabilidade
title_short AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS
title_full AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS
title_fullStr AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS
AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS
title_full_unstemmed AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS
AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS
title_sort AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS
author Bigliardi, Rossane Vinhas
author_facet Bigliardi, Rossane Vinhas
Bigliardi, Rossane Vinhas
Cruz, Ricardo Gauterio
Cruz, Ricardo Gauterio
author_role author
author2 Cruz, Ricardo Gauterio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bigliardi, Rossane Vinhas
Cruz, Ricardo Gauterio
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos Humanos
Educação Ambiental
Sustentabilidade
topic Direitos Humanos
Educação Ambiental
Sustentabilidade
description O direito fundamental à vida, no entendimento que trazemos, não compreende apenas o direito fundamental de todo o ser humano em não ser privado de sua vida (o direito a vida propriamente dito), como também o direito de dispor das condições mínimas necessárias à constituição saudável de sua subjetividade enquanto ser, social e historicamente determinado, que anseia desenvolver suas potencialidades de forma digna. Isso posto, é pertinente apontar a Educação Ambiental como ação educativa orientada para os Direitos Humanos, uma vez que a educação para os Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma práxis de respeito à dignidade humana através da promoção de princípios e de vivências vinculadas à liberdade, à justiça, à igualdade, à solidariedade, à cooperação, à tolerância e à paz.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3963
10.14295/remea.v23i0.3963
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3963
identifier_str_mv 10.14295/remea.v23i0.3963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3963/2359
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1822182026776674304
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/remea.v23i0.3963