IDEIAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E O ENFOQUE CTS, ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Elizandra Rego de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Conceição, Luiz Carlos Silva, Freitas, Nádia Magalhães da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3122
Resumo: Talvez o desenvolvimento tenha sido o propósito mais almejado pela humanidade, durante todo o século XX. O conceito de desenvolvimento possui uma longa história de construção, constituindo-se, ainda, objeto de debates e controvérsias. E, por isso, o mais discutido e revisto durante este início de século XXI, em virtude de alguns aspectos que abrangem esse tema, tais como: a crise econômica, as desigualdades sociais, a fome, a violência, entre outros. Nesse sentido, propomo-nos a ampliar a compreensão dos conhecimentos sobre os fenômenos naturais e do processo de desenvolvimento, mediada pelo pressuposto da educação em ciências e da educação ambiental (EA). Este ensaio pretende trazer elementos que colaborem para justificar a necessidade de inserção do tema desenvolvimento sustentável no âmbito da educação científica e da EA, notadamente no ensino de ciências. Ademais, apontamos alguns caminhos possíveis para essa perspectiva.
id FURG-9_91d20abd537e8799db107d96e8390660
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3122
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling IDEIAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E O ENFOQUE CTS, ARTICULAÇÕES POSSÍVEISEducação científicaDesenvolvimento sustentávelCTS.Talvez o desenvolvimento tenha sido o propósito mais almejado pela humanidade, durante todo o século XX. O conceito de desenvolvimento possui uma longa história de construção, constituindo-se, ainda, objeto de debates e controvérsias. E, por isso, o mais discutido e revisto durante este início de século XXI, em virtude de alguns aspectos que abrangem esse tema, tais como: a crise econômica, as desigualdades sociais, a fome, a violência, entre outros. Nesse sentido, propomo-nos a ampliar a compreensão dos conhecimentos sobre os fenômenos naturais e do processo de desenvolvimento, mediada pelo pressuposto da educação em ciências e da educação ambiental (EA). Este ensaio pretende trazer elementos que colaborem para justificar a necessidade de inserção do tema desenvolvimento sustentável no âmbito da educação científica e da EA, notadamente no ensino de ciências. Ademais, apontamos alguns caminhos possíveis para essa perspectiva.Lepidus2012-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/312210.14295/remea.v28i0.3122REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3122/1786Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Elizandra Rego deConceição, Luiz Carlos SilvaFreitas, Nádia Magalhães da Silva2020-08-14T19:58:17Zoai:periodicos.furg.br:article/3122Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:17Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv IDEIAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E O ENFOQUE CTS, ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS
title IDEIAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E O ENFOQUE CTS, ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS
spellingShingle IDEIAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E O ENFOQUE CTS, ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS
Vasconcelos, Elizandra Rego de
Educação científica
Desenvolvimento sustentável
CTS.
title_short IDEIAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E O ENFOQUE CTS, ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS
title_full IDEIAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E O ENFOQUE CTS, ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS
title_fullStr IDEIAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E O ENFOQUE CTS, ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS
title_full_unstemmed IDEIAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E O ENFOQUE CTS, ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS
title_sort IDEIAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E O ENFOQUE CTS, ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS
author Vasconcelos, Elizandra Rego de
author_facet Vasconcelos, Elizandra Rego de
Conceição, Luiz Carlos Silva
Freitas, Nádia Magalhães da Silva
author_role author
author2 Conceição, Luiz Carlos Silva
Freitas, Nádia Magalhães da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Elizandra Rego de
Conceição, Luiz Carlos Silva
Freitas, Nádia Magalhães da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica
Desenvolvimento sustentável
CTS.
topic Educação científica
Desenvolvimento sustentável
CTS.
description Talvez o desenvolvimento tenha sido o propósito mais almejado pela humanidade, durante todo o século XX. O conceito de desenvolvimento possui uma longa história de construção, constituindo-se, ainda, objeto de debates e controvérsias. E, por isso, o mais discutido e revisto durante este início de século XXI, em virtude de alguns aspectos que abrangem esse tema, tais como: a crise econômica, as desigualdades sociais, a fome, a violência, entre outros. Nesse sentido, propomo-nos a ampliar a compreensão dos conhecimentos sobre os fenômenos naturais e do processo de desenvolvimento, mediada pelo pressuposto da educação em ciências e da educação ambiental (EA). Este ensaio pretende trazer elementos que colaborem para justificar a necessidade de inserção do tema desenvolvimento sustentável no âmbito da educação científica e da EA, notadamente no ensino de ciências. Ademais, apontamos alguns caminhos possíveis para essa perspectiva.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3122
10.14295/remea.v28i0.3122
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3122
identifier_str_mv 10.14295/remea.v28i0.3122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3122/1786
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 2012
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782472572928