NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
DOI: | 10.14295/remea.v24i0.3910 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3910 |
Resumo: | Neste trabalho propomos discutir o debate concernente ao campo da EA como opção política de um processo de construção coletiva, onde se coloque a perspectiva de transformação da realidade das comunidades envolvidas. Neste sentido, buscaremos observar metodologias e procedimentos aplicados a EA, destacando o processo de escuta como instrumento para contextualizar questões socioambientais a partir da leitura de mundo dos atores envolvidos. Não pretendemos trazer fórmulas ou técnicas, tão pouco elaborar uma espécie de “manual” de EA, mas ao contrário, propor uma discussão sobre a EA como meio de percepção, tendo como referencial a dimensão ontológica e os processos endógenos de participação coletiva. |
id |
FURG-9_990ad60803b7a980b6a81fecb429da91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3910 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
spelling |
NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTAEAprocesso de escutadimensão ontológica.Neste trabalho propomos discutir o debate concernente ao campo da EA como opção política de um processo de construção coletiva, onde se coloque a perspectiva de transformação da realidade das comunidades envolvidas. Neste sentido, buscaremos observar metodologias e procedimentos aplicados a EA, destacando o processo de escuta como instrumento para contextualizar questões socioambientais a partir da leitura de mundo dos atores envolvidos. Não pretendemos trazer fórmulas ou técnicas, tão pouco elaborar uma espécie de “manual” de EA, mas ao contrário, propor uma discussão sobre a EA como meio de percepção, tendo como referencial a dimensão ontológica e os processos endógenos de participação coletiva.Lepidus2013-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/391010.14295/remea.v24i0.3910REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3910/2336Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSánchez, CelsoMonteiro, BrunoMonteiro, Renata2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3910Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA |
title |
NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA |
spellingShingle |
NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA Sánchez, Celso EA processo de escuta dimensão ontológica. Sánchez, Celso EA processo de escuta dimensão ontológica. |
title_short |
NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA |
title_full |
NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA |
title_fullStr |
NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA |
title_full_unstemmed |
NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA |
title_sort |
NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA |
author |
Sánchez, Celso |
author_facet |
Sánchez, Celso Sánchez, Celso Monteiro, Bruno Monteiro, Renata Monteiro, Bruno Monteiro, Renata |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Bruno Monteiro, Renata |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sánchez, Celso Monteiro, Bruno Monteiro, Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EA processo de escuta dimensão ontológica. |
topic |
EA processo de escuta dimensão ontológica. |
description |
Neste trabalho propomos discutir o debate concernente ao campo da EA como opção política de um processo de construção coletiva, onde se coloque a perspectiva de transformação da realidade das comunidades envolvidas. Neste sentido, buscaremos observar metodologias e procedimentos aplicados a EA, destacando o processo de escuta como instrumento para contextualizar questões socioambientais a partir da leitura de mundo dos atores envolvidos. Não pretendemos trazer fórmulas ou técnicas, tão pouco elaborar uma espécie de “manual” de EA, mas ao contrário, propor uma discussão sobre a EA como meio de percepção, tendo como referencial a dimensão ontológica e os processos endógenos de participação coletiva. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3910 10.14295/remea.v24i0.3910 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3910 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v24i0.3910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3910/2336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1822182026759897088 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/remea.v24i0.3910 |