NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sánchez, Celso
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Monteiro, Bruno, Monteiro, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3910
Resumo: Neste trabalho propomos discutir o debate concernente ao campo da EA como opção política de um processo de construção coletiva, onde se coloque a perspectiva de transformação da realidade das comunidades envolvidas. Neste sentido, buscaremos observar metodologias e procedimentos aplicados a EA, destacando o processo de escuta como instrumento para contextualizar questões socioambientais a partir da leitura de mundo dos atores envolvidos. Não pretendemos trazer fórmulas ou técnicas, tão pouco elaborar uma espécie de “manual” de EA, mas ao contrário, propor uma discussão sobre a EA como meio de percepção, tendo como referencial a dimensão ontológica e os processos endógenos de participação coletiva.
id FURG-9_990ad60803b7a980b6a81fecb429da91
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3910
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTAEAprocesso de escutadimensão ontológica.Neste trabalho propomos discutir o debate concernente ao campo da EA como opção política de um processo de construção coletiva, onde se coloque a perspectiva de transformação da realidade das comunidades envolvidas. Neste sentido, buscaremos observar metodologias e procedimentos aplicados a EA, destacando o processo de escuta como instrumento para contextualizar questões socioambientais a partir da leitura de mundo dos atores envolvidos. Não pretendemos trazer fórmulas ou técnicas, tão pouco elaborar uma espécie de “manual” de EA, mas ao contrário, propor uma discussão sobre a EA como meio de percepção, tendo como referencial a dimensão ontológica e os processos endógenos de participação coletiva.Lepidus2013-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/391010.14295/remea.v24i0.3910REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3910/2336Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSánchez, CelsoMonteiro, BrunoMonteiro, Renata2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3910Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA
title NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA
spellingShingle NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA
Sánchez, Celso
EA
processo de escuta
dimensão ontológica.
title_short NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA
title_full NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA
title_fullStr NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA
title_full_unstemmed NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA
title_sort NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA
author Sánchez, Celso
author_facet Sánchez, Celso
Monteiro, Bruno
Monteiro, Renata
author_role author
author2 Monteiro, Bruno
Monteiro, Renata
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sánchez, Celso
Monteiro, Bruno
Monteiro, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv EA
processo de escuta
dimensão ontológica.
topic EA
processo de escuta
dimensão ontológica.
description Neste trabalho propomos discutir o debate concernente ao campo da EA como opção política de um processo de construção coletiva, onde se coloque a perspectiva de transformação da realidade das comunidades envolvidas. Neste sentido, buscaremos observar metodologias e procedimentos aplicados a EA, destacando o processo de escuta como instrumento para contextualizar questões socioambientais a partir da leitura de mundo dos atores envolvidos. Não pretendemos trazer fórmulas ou técnicas, tão pouco elaborar uma espécie de “manual” de EA, mas ao contrário, propor uma discussão sobre a EA como meio de percepção, tendo como referencial a dimensão ontológica e os processos endógenos de participação coletiva.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3910
10.14295/remea.v24i0.3910
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3910
identifier_str_mv 10.14295/remea.v24i0.3910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3910/2336
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783963648000