Ambientalização e sustentabilidade no Centro Universitário de Brusque: um processo em construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5546 |
Resumo: | O presente artigo apresenta o processo de ambientalização no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Referido processo, em permanente construção, está ancorado em diagnósticos, ações, atividades e projetos de pesquisa desenvolvidos nesta Instituição de Educação Superior (IES). Esse estudo pretende contribuir com a reflexão e discussão acerca da inserção da temática socioambiental e da sustentabilidade na Educação Superior, visando à elaboração de políticas institucionais de ambientalização nas IES. O artigo centra-se na organização, análise e discussão dos resultados que contribuíram na trajetória de ambientalização da UNIFEBE. Como conclusão ressalta a importância de processos, como o apresentado, que permita conhecer o grau de ambientalização em cada IES, bem como, promover avanços com as dificuldades vivenciadas, tanto por pesquisadores, como por docentes, coordenadores, técnicos e gestores institucionais. |
id |
FURG-9_9a238880630af11c037fc79aa79d87c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5546 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambientalização e sustentabilidade no Centro Universitário de Brusque: um processo em construçãoAmbientalização. Sustentabilidade. Ensino Superior.O presente artigo apresenta o processo de ambientalização no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Referido processo, em permanente construção, está ancorado em diagnósticos, ações, atividades e projetos de pesquisa desenvolvidos nesta Instituição de Educação Superior (IES). Esse estudo pretende contribuir com a reflexão e discussão acerca da inserção da temática socioambiental e da sustentabilidade na Educação Superior, visando à elaboração de políticas institucionais de ambientalização nas IES. O artigo centra-se na organização, análise e discussão dos resultados que contribuíram na trajetória de ambientalização da UNIFEBE. Como conclusão ressalta a importância de processos, como o apresentado, que permita conhecer o grau de ambientalização em cada IES, bem como, promover avanços com as dificuldades vivenciadas, tanto por pesquisadores, como por docentes, coordenadores, técnicos e gestores institucionais.Lepidus2015-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/554610.14295/remea.v32i2.5546REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 2 (2015); 319-3381517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5546/3454Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Mara LúciaGuerra, Antonio Fernando SilveiraJunkes, Márcia MariaOrsi, Raquel Fabiane Mafra2020-11-16T20:58:01Zoai:periodicos.furg.br:article/5546Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:01Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambientalização e sustentabilidade no Centro Universitário de Brusque: um processo em construção |
title |
Ambientalização e sustentabilidade no Centro Universitário de Brusque: um processo em construção |
spellingShingle |
Ambientalização e sustentabilidade no Centro Universitário de Brusque: um processo em construção Figueiredo, Mara Lúcia Ambientalização. Sustentabilidade. Ensino Superior. |
title_short |
Ambientalização e sustentabilidade no Centro Universitário de Brusque: um processo em construção |
title_full |
Ambientalização e sustentabilidade no Centro Universitário de Brusque: um processo em construção |
title_fullStr |
Ambientalização e sustentabilidade no Centro Universitário de Brusque: um processo em construção |
title_full_unstemmed |
Ambientalização e sustentabilidade no Centro Universitário de Brusque: um processo em construção |
title_sort |
Ambientalização e sustentabilidade no Centro Universitário de Brusque: um processo em construção |
author |
Figueiredo, Mara Lúcia |
author_facet |
Figueiredo, Mara Lúcia Guerra, Antonio Fernando Silveira Junkes, Márcia Maria Orsi, Raquel Fabiane Mafra |
author_role |
author |
author2 |
Guerra, Antonio Fernando Silveira Junkes, Márcia Maria Orsi, Raquel Fabiane Mafra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Mara Lúcia Guerra, Antonio Fernando Silveira Junkes, Márcia Maria Orsi, Raquel Fabiane Mafra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientalização. Sustentabilidade. Ensino Superior. |
topic |
Ambientalização. Sustentabilidade. Ensino Superior. |
description |
O presente artigo apresenta o processo de ambientalização no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Referido processo, em permanente construção, está ancorado em diagnósticos, ações, atividades e projetos de pesquisa desenvolvidos nesta Instituição de Educação Superior (IES). Esse estudo pretende contribuir com a reflexão e discussão acerca da inserção da temática socioambiental e da sustentabilidade na Educação Superior, visando à elaboração de políticas institucionais de ambientalização nas IES. O artigo centra-se na organização, análise e discussão dos resultados que contribuíram na trajetória de ambientalização da UNIFEBE. Como conclusão ressalta a importância de processos, como o apresentado, que permita conhecer o grau de ambientalização em cada IES, bem como, promover avanços com as dificuldades vivenciadas, tanto por pesquisadores, como por docentes, coordenadores, técnicos e gestores institucionais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5546 10.14295/remea.v32i2.5546 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5546 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v32i2.5546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5546/3454 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 2 (2015); 319-338 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785016418304 |