"Me criei no mar, em cima do mar": pescadores, narrativas e fotografias em São Francisco do Conde-BA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4851 |
Resumo: | Esta escrita vem apresentar uma jornada junto a três pescadores de São Francisco do Conde – BA, na Baía de Todos-os-Santos, e seus saberes acerca do meio ambiente, ao passo que são arremessados fazeres/técnicas diferenciados quando pensamos em Educação Ambiental, a partir de uma experiência estética, optamos por navegar por águas mais repletas de formas e texturas, optamos por escrever fotografias, e esses são nossos descaminhos metodológicos. Demos vazão a uma importante mistura entre escuta e olhares atentos aos que vivem e sabem sobre o meio ambiente, aqueles a quem chamamos de moradores do mar.Saberes narrados e grafados em imagens possibilitam-nos pensar a experiência e é esta a proposta que trazemos para este texto. São apresentadas neste texto a força de vontade que nos guiou e principalmente guiou aos mestres, de tentar encontrar em si mesmos, expressões, reações, sensações do que é ser um pescador, do que é viver em São Francisco do Conde, do que é arremessar nas águas, desejos.Além do empoderamento, defendemos que estes sujeitos são aqueles que também possuem legitimidade para ensinar sobre meio ambiente e culturas. Nesta investigação cria-se frestas para pensarmos, primeiramente, a força da centralidade das culturas para/na Educação Ambiental, ou seja, extrapolar a discussão crítica e possibilitar pensarmos outros aspectos associados às culturas e que necessitam de olhares investigativos, como a própria fotografia. |
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"Me criei no mar, em cima do mar": pescadores, narrativas e fotografias em São Francisco do Conde-BAEsta escrita vem apresentar uma jornada junto a três pescadores de São Francisco do Conde – BA, na Baía de Todos-os-Santos, e seus saberes acerca do meio ambiente, ao passo que são arremessados fazeres/técnicas diferenciados quando pensamos em Educação Ambiental, a partir de uma experiência estética, optamos por navegar por águas mais repletas de formas e texturas, optamos por escrever fotografias, e esses são nossos descaminhos metodológicos. Demos vazão a uma importante mistura entre escuta e olhares atentos aos que vivem e sabem sobre o meio ambiente, aqueles a quem chamamos de moradores do mar.Saberes narrados e grafados em imagens possibilitam-nos pensar a experiência e é esta a proposta que trazemos para este texto. São apresentadas neste texto a força de vontade que nos guiou e principalmente guiou aos mestres, de tentar encontrar em si mesmos, expressões, reações, sensações do que é ser um pescador, do que é viver em São Francisco do Conde, do que é arremessar nas águas, desejos.Além do empoderamento, defendemos que estes sujeitos são aqueles que também possuem legitimidade para ensinar sobre meio ambiente e culturas. Nesta investigação cria-se frestas para pensarmos, primeiramente, a força da centralidade das culturas para/na Educação Ambiental, ou seja, extrapolar a discussão crítica e possibilitar pensarmos outros aspectos associados às culturas e que necessitam de olhares investigativos, como a própria fotografia.Lepidus2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/485110.14295/remea.v0i0.4851REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2015: Volume especial: Educação Ambiental: travessias pelo contemporâneo - jan/jun de 2015.; 65-791517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4851/3052Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCodes, Davi Henrique Correia deBarzano, Marco Antônio Leandro2020-08-14T19:56:35Zoai:periodicos.furg.br:article/4851Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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